ENSINO FUNDAMENTAL I

Alunos colaboram com ONG de ajuda a animais
Por meio da coleta de tampas de garrafas, a ONG Ecopatas recebe auxílio para castração de animais de rua

Por: Taya Spinelli Carvalho | 13 de novembro de 2019.

Incentivados pela professora Heloísa Helena Martín Muller, os alunos de 4° e 5° anos iniciaram, em outubro de 2019, a arrecadação de tampinhas de garrafas PET. Trata-se de uma ação totalmente voluntária e condizente com um dos pilares do Colégio: formar cidadãos conscientes e agentes de transformação do mundo. Vale lembrar que, desde o início da formação, o Colégio Miguel de Cervantes inclui na sua grade curricular temas como ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

Em apenas um mês de arrecadação, foram coletados quase 13kg de tampinhas de garrafa, os quais serão destinados à ONG Ecopatas, associada à Sabesp. Os pontos de coleta do Colégio estão no cluster D. Quixote, sob responsabilidade dos próprios alunos, que diariamente contribuem com material trazido de casa ou utilizados no período de aula. Semanalmente, a professora Heloísa recolhe essas tampinhas, pesa, e entrega nos pontos de coletas da própria ONG.

A Ecopatas é responsável por recolher esse material dos pontos de coleta e destinar à reciclagem. O dinheiro arrecadado é utilizado para custear a castração de animais de rua. O objetivo é retirar gatos e cachorros de situações de risco e encontrar novos lares em que possam receber atenção e carinho. Com essa iniciativa, os alunos, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, ajudam a retirar os animais das ruas.

Apesar de recente, o projeto escolar já apresenta grandes resultados, conforme os números apresentados. Em 2020, a previsão é que ele se estenda para outros clusters. Com isso, o volume de material coletado aumentará e mais animais poderão ser ajudados, contribuindo para o espirito colaborativo dos alunos e membros do corpo docente.