ENSINO FUNDAMENTAL I

Alunos colaboram com ONG de ajuda a animais
Por meio da coleta de tampas de garrafas, a ONG Ecopatas recebe auxílio para castração de animais de rua

Por: Taya Spinelli Carvalho | 13 de novembro de 2019.

Incentivados pela professora Heloísa Helena Martín Müller, os alunos de 4° e 5° anos iniciaram, em outubro de 2019, a arrecadação de tampinhas de garrafas PET. Trata-se de uma ação totalmente voluntária e condizente com um dos pilares do Colégio: formar cidadãos conscientes e agentes de transformação do mundo. Vale lembrar que, desde o início da formação, o Colégio Miguel de Cervantes inclui na sua grade curricular temas como ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

Em apenas um mês de arrecadação, foram coletados quase 13kg de tampinhas de garrafa, os quais serão destinados à ONG Ecopatas,criada por funcionários da Sabesp. Os pontos de coleta do Colégio estão no cluster Sancho Panza, sob responsabilidade dos próprios alunos, que diariamente contribuem com material trazido de casa ou utilizados no período de aula. Semanalmente, a professora Heloísa recolhe essas tampinhas, pesa, e entrega nos pontos de coletas da própria ONG.

A Ecopatas é responsável por recolher esse material dos pontos de coleta e destinar à reciclagem. O dinheiro arrecadado é utilizado para custear a castração de animais de rua. O objetivo é retirar gatos e cachorros de situações de risco e encontrar novos lares em que possam receber atenção e carinho. Com essa iniciativa, os alunos, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, ajudam a retirar os animais das ruas.

Apesar de recente, o projeto escolar já apresenta grandes resultados, conforme os números apresentados. Em 2020, a previsão é que ele se estenda para outros clusters. Com isso, o volume de material coletado aumentará e mais animais poderão ser ajudados, contribuindo para o espirito colaborativo dos alunos e membros do corpo docente.