INSTITUCIONAL

30º Seminário de Espanhol no Brasil

Cerimônia de abertura

Por: Rodolfo Bonventti | 17 de abril de 2023.

Na última sexta-feira, dia 14 de abril, no teatro do Colégio Miguel de Cervantes, ocorreu a abertura oficial da 30ª edição do Seminário de Espanhol no Brasil, evento organizado anualmente pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes.

No discurso de boas-vindas, o diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, ressaltou que o tradicional seminário é uma excelente oportunidade para que a comunidade compartilhe estratégias e boas experiências na tarefa de ensinar e disseminar a cultura e língua espanholas.

Em seu discurso, a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernandéz-Palácios, destacou o pioneirismo do seminário, no qual já foram apresentados mais de 600 trabalhos e projetos, o que tem provocado um impulso adicional importante para o ensino da língua espanhola no Brasil, onde, atualmente, 4 milhões de estudantes aprendem espanhol.

O cônsul-geral do México, Raul Bolaños Cacho Guzmán, falou sobre o alcance da língua espanhola em todos os continentes, sendo hoje a terceira língua mais falada no mundo. Além disso, citou como a parceria entre as embaixadas do México e da Espanha em países como o Brasil tem contribuído para a difusão do idioma.

A palestra inaugural do 30º Seminário de Espanhol no Brasil foi proferida pelo professor doutor David Fernandéz Vítores, titular da Universidade de Alcalá, na Espanha e principal responsável pela elaboração do relatório El español, una lengua viva, publicado anualmente no Brasil. Ele destacou que aproximadamente 496 milhões de pessoas têm o espanhol como língua materna, o que representa quase 7% da população mundial, e que, em termos econômicos, os falantes de espanhol no mundo possuem poder aquisitivo de cerca de 9% do PIB mundial. Para David, além dessa força econômica, as manifestações artísticas, culturais e esportivas representam um grande impulso para o interesse no aprendizado do espanhol.

No encerramento do evento, os professores Fabián Severo González, do Uruguai, e Saturnino Valladares López, da Universidade Federal do Amazonas, apresentaram poemas que enalteceram a importância da história e da cultura espanholas.

O evento contou também com a presença de diversas autoridades, como José Alberto Limas Gutiérrez, cônsul adjunto do México; Rodrigo Vázquez Ortega, cônsul de Assuntos Culturais do México; Litcia Fernandez Orellana, assistente do cônsul-geral do México; Jessica Santos Messias, assistente de Promoção Econômica e Cultural do México; John F. Hazin Albainy, cônsul-geral da República Dominicana; Juan Manuel Casado Ramos, diretor do Instituto Cervantes em São Paulo; Pedro Cortegoso, conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil; e Luísa Pascual, assessora do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

Mesa Redonda e Comunicações

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de abril de 2023.

O segundo dia do 30º Seminário de Espanhol no Brasil começou com uma mesa redonda moderada pela professora Gretel Eres Fernández, da Universidade de São Paulo. O tema foi Español y portugués: lenguas de contacto y en contacto.

Entre os participantes estavam Bruno Rafael Costa V. da Silva, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, David Fernández Vítores, da Universidad de Alcalá, Fabián Severo González, do Consejo de Educación Secundaria do Uruguay, e Shirley de Sousa Pereira, da Universidade Federal de Pernambuco.

Aprofundando os assuntos abordados na mesa, os professores falaram sobre as fronteiras linguísticas, variações e mesclas do espanhol – como espanglês, cocoliche e portunhol – e a importância de uma atitude acolhedora em relação às singularidades e variedades das línguas de contato e dos componentes culturais e afetivos que envolvem o aprendizado. Além disso, o professor de literatura Fabián falou de sua vivência como escritor, por meio da qual expõe o portunhol da fronteira, mais especificamente da cidade de Artigas, que fica na fronteira entre Uruguai e Brasil, onde nasceu. Fabián negou a crença de uma identidade coletiva única e homogênea delimitada por regiões geográficas.

A programação do dia também contou com duas destacadas apresentações: a das ações do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, proferida pelo conselheiro de educação Pedro Cortegoso, e a do Projeto Espanhol Excelente, desenvolvido conjuntamente pela Universidade de Salamanca e a editora Edimunem, proferida por Chema Ramo, CEO da editora. Além disso, durante todo o dia, diversos temas relacionados ao ensino de Espanhol foram apresentados nas comunicações e oficinas.

No encerramento, a professora Maria Cibele González Pellizzari Alonso foi homenageada por sua contribuição e organização em todas as edições do Seminário de Espanhol no Brasil. O evento terminou com uma apresentação de mariachis e sorteios de prêmios.