ENSINO FUNDAMENTAL II

Formatura do Ensino Fundamental
Em 19 de dezembro, cerimônia reuniu pais, familiares e amigos no teatro do Colégio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de dezembro de 2019.

Para abrir o evento, o professor Antonio Abello Rovai apresentou a mesa solene, composta pela diretora-geral, Lourdes Ballesteros, pelo diretor de ensino, Moisés Domingues, pela orientadora pedagógica do Ensino Fundamental do 4º ciclo, Valéria Ribeiro da Silva, e pelo chefe de estudos, Rafael Ruanova Quintás.

Na sequência, a diretora-geral, Lourdes Ballesteros, agradeceu às famílias pela presença na cerimônia, a qual marca a graduação de 109 alunos, dos quais muitos estudam no Cervantes desde a Educação Infantil, o que demonstra a confiança das famílias em nosso Colégio.

Em seu discurso, a diretora destacou os trabalhos culturais e esportivos realizados pelos alunos do 9º ano durante 2019. Foram destacados a conduta e empenho dos alunos, que resultaram em 17 diplomas de menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva perante colegas e professores, revelados durante a cerimônia. Lourdes também agradeceu à equipe de professores, em especial à professora de música, Amália Luisa Senise da Cunha Freire, que neste ano encerra sua trajetória no Colégio Miguel de Cervantes, deixando ótimas recordações para a comunidade cervantina.

Na sequência, o diretor de ensino, Moisés Domingues, pediu a palavra para agradecer às famílias e aos alunos a acolhida em seu primeiro ano no Cervantes. Ele falou sobre a gratificante convivência com os alunos durante a viagem à Espanha e também citou a companhia da professora Amália durante a viagem, que para ele foi um exemplo de integridade, amizade e diligência com os alunos.

A dupla de alunos eleitos oradores das salas, Amanda Benites Batista Nunes e Rafael Nicoli Hengles, discursou sobre momentos marcantes de suas vidas escolares com os colegas e professores. Os alunos também relembraram as saídas pedagógicas a Cananeia, Santos, Rep lago, mas principalmente as emoções vividas na viagem à Espanha.

Na sequência, os professores paraninfos das turmas, Amália Luisa Senise da Cunha Freire, professora de Música, Ana Lúcia Teixeira Nunes, professora de Matemática e André Cortes de Oliveira, professor de História, emocionaram a todos com um discurso carinhoso voltado aos alunos. Eles relembraram momentos de convivência e amizade durante 2019, que para eles resultou em um crescimento pessoal para todos.  

Os professores paraninfos, tutores e os inspetores Euller Ricardo T. Amoras e Nilton Alves dos Santos foram homenageados pelos alunos com flores.

Dando continuidade ao evento, os alunos Carolina Plihal, Sofia Deffente Migliari, e Ana Carolina Bastos Penteado Gonçalves fizeram a leitura dos seus textos – em português, espanhol e inglês, respectivamente – publicados no livro Impressões de viagem. O livro faz parte de um projeto desenvolvido pelos Departamentos de Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês, compilando fotografias e textos dos alunos baseados em suas reflexões sobre viajar e conhecer outras culturas.

Após a leitura, o professor Antonio anunciou a entrega dos diplomas e dos exemplares do livro. Ao final, foi anunciada a entrega das menções honrosas.

Para encerrar a cerimônia, a diretora Lourdes agradeceu a todos, sobretudo aos alunos, pelo empenho até o momento e desejou muita disposição para o próximo ano.

Alunos que receberam menção honrosa por desempenho acadêmico e atitude positiva ante seus companheiros e professores demonstrada ao longo da vida escolar:
Amanda Benites Batista Nunes – Carolina Plihal Ferreira – Catarina Westphal Sartori – Fellipe Wander Godoy – Guilherme de Almeida Prado Corrêa – Gustavo Faria Gabrielli – Kevin Pereira Lima – Lorena Medela Miranda – Manuela Dina de Mula Cury – Manuela Ferraz de Sampaio Senra – Maria Victoria de Martino Villela – Mariana Haddad Alves da Silva – Matheus Ferreira da Silva Geiger – Rafael Nicoli Hengles – Rafael Pellizzari Alonso – Raul Felipe Aragon – Sofia Deffente Migliari