ENSINO FUNDAMENTAL II

Um Dia no Parque

Em 19 de março, os alunos participaram de uma atividade interdisciplinar no Parque Ibirapuera

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de março de 2019.

Os alunos do 6º ano tiveram um dia incrível conhecendo e desvendando a história do Parque Ibirapuera – Patrimônio Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Em meio às belezas do parque, os alunos dividiram-se para, acompanhados dos professores, vivenciarem cultura, conhecimento e lazer, explorando temas relacionados à arte, ao espaço público, à cultura de paz e à sustentabilidade.

Para ter uma mostra da diversidade de atividades que o espaço proporciona, os alunos visitaram a exposição Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira, a qual integra o acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Durante toda a visita, dentro e fora do museu, os alunos foram estimulados a observarem a presença das linhas e curvas, relacionadas aos conteúdos de geometria, presentes nas obras de arte e na natureza.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca da vegetação do parque, os alunos visitaram o Viveiro Manequinho Lopes, espaço dedicado à produção de herbáceas e arbustivas. O Viveiro é um dos três que constituem o DEPAVE-2 (Divisão Técnica de Produção e Arborização), que tem como função principal a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas municipais, bem como promover a arborização e o ajardinamento. 

Também conheceram a UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, que, alicerçada no respeito à vida e inspirada na Carta da Terra, desenvolve e dissemina conhecimentos e práticas de educação para a sustentabilidade.

A Praça da Paz, que abriga espécies de árvores dos cinco continentes, foi o cenário ideal para as práticas de atividades recreativas com jogos tradicionais cooperativos, como frisbee, peteca, entre outros.

O dia também contemplou um piquenique e vários momentos deliciosos de convivência e confraternização entre as salas.

Para o aluno Matheus Ghersel Labonia, do 6º B, a saída ao Ibirapuera foi rica em aprendizado. “As obras do MAM e as esculturas do parque são muito bonitas. No Viveiro Manequinho, aprendi que grande parte das árvores da cidade de São Paulo são cultivadas ali. Fazer atividades e brincadeiras diferentes ao ar livre também foi muito bom”, comenta Matheus. Já para Tomas Mestre Ruiz, do 6º C, além de todas as atividades, reconhecer as formas e contornos nas esculturas do parque foi muito interessante. “Aprendemos muitas coisas relacionadas a Ciências e Artes, mas do que mais gostei foi a proposta da professora de matemática: procurar formas geométricas nas obras e nas esculturas”, comenta Tomas.

Para a aluna Isabela Garcia Mattar, do 6º C, que é frequentadora do parque, o mais importante da saída foi explorar o conhecimento em espaços diferentes da sala de aula. “O mais importante para mim na saída foi aprender de uma forma diferente, em outro espaço que não é a sala de aula. No viveiro, por exemplo, começamos o aprendizado de vários temas que ainda não tínhamos falado em sala, e acho que dessa forma será mais difícil esquecer deles”, comenta Isabela.