ENSINO FUNDAMENTAL II

Experiência compartilhada: Projeto Somos Todos Diferentes
Alunos do 2º e 8º ano do Ensino Fundamental

 Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de setembro de 2017. 

Entender a individualidade, compreender o valor da identidade e do autoconhecimento, integrar e apresentar novas ferramentas do uso da tecnologia e promover o intercâmbio de experiências entre os estudantes: essas foram as premissas da equipe de professores do 2º ano do Ensino Fundamental para propiciar a interação com os alunos do 8º ano na elaboração de quizzes sobre gostos pessoais.

Como objetivo de fomentar o respeito e valorizar a diversidade, o intercâmbio aconteceu para o 8º ano nas aulas de espanhol e para o 2º ano nas aulas de História e Geografia. Em grupos, os alunos de ambiente escolar e ciclos diferentes visitaram uns aos outros com o objetivo principal de trocarem informações a respeito de suas preferências e, auxiliados pelos colegas mais familiarizados com a tecnologia, utilizarem o programa Quizz your friends.

Segundo a professora Karin Arriagada, do 2º D, a produção do quizz desenvolve várias habilidades. “Além de aprenderem a lidar com a ferramenta, os alunos precisam elaborar as questões e antecipar um banco de respostas. Esse exercício amplia o repertório dos alunos menores e dá significado e responsabilidade aos maiores, que elaboram estratégias para ensinar os pequenos”, afirma Karin.