ENSINO MÉDIO
Vale do Paraíba: natureza, sociedade e desenvolvimento
Por: Joan Miró Ortega
Entre os dias 12 e 16 de agosto, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio realizaram uma viagem de estudos ao Vale do Paraíba, região situada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As atividades, elaboradas com uma abordagem transdisciplinar, foram organizadas em colaboração entre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Literatura e Química.
Durante o percurso, diversos locais foram visitados, incluindo a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a indústria Galvasud de galvanização de aço, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a Usina Hidrelétrica de Funil, o Projeto Sociocultural Garoto Cidadão da CSN e o Parque Nacional de Itatiaia. A viagem, marcada por contrastes, teve como fio condutor as interações entre o desenvolvimento industrial, o crescimento econômico sustentável e a conservação da natureza.
O Vale do Paraíba abriga um importante polo industrial que começou a se formar na década de 1950. Atualmente, a região conta com atividades relacionadas ao processamento de matérias-primas, fontes de energia e desenvolvimento de novas tecnologias. Tudo isso coexiste com uma natureza exuberante na Serra da Mantiqueira, dentro do contexto do bioma da Mata Atlântica. De fato, foi nessa região que se estabeleceu o primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia, que até hoje serve como modelo de referência para áreas de conservação ambiental no país.
Como manter o ritmo do desenvolvimento econômico e gerenciar de forma responsável seus impactos? Essa foi a pergunta que norteou o trabalho dos alunos. Os objetivos da atividade incluíram compreender a necessidade do uso eficiente dos recursos naturais e refletir sobre a sustentabilidade e o crescimento econômico, promovendo a conscientização sobre as responsabilidades individuais e sociais. Os estudantes trabalharam em pequenos grupos, abordando cinco temas: os contrastes nos âmbitos tecnológico, social, natural, na ocupação do território e nas vivências pessoais. Durante o trabalho de campo, os alunos coletaram informações e fotografaram aspectos relacionados a cada um desses temas.
Ao retornar às salas de aula, cada grupo apresentou uma exposição fotográfica que incluía imagens acompanhadas de legendas explicativas, refletindo o estudo realizado durante a viagem. Para isso, selecionaram as fotografias que melhor ilustravam os contrastes observados e redigiram as legendas, analisando os temas e objetivos do projeto.
Essa viagem de estudos foi uma oportunidade valiosa para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio conhecerem mais a fundo a região do Vale do Paraíba, explorarem diferentes indústrias, compararem tecnologias diversas e se sensibilizarem sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável que harmonize as atividades humanas com a conservação da natureza. Além disso, foi uma experiência enriquecedora de convivência, na qual os alunos participaram de múltiplas atividades colaborativas e compartilharam vivências com jovens da região.