INSTITUCIONAL
Educação Física on-line
Dentre todas as disciplinas, a adaptação das aulas presenciais para remotas em Educação Física desafia ainda mais a criatividade dos professores
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de abril de 2020.
Durante as semanas em que os alunos estão afastados da rotina escolar, professores não medem esforços e criatividade para tentar manter o ritmo de desenvolvimento e o vínculo dos alunos com colegas e professores.
Na disciplina de Educação Física, na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, o professor Felipe Máximo usou os recursos tecnológicos com muita criatividade. O resultado foi uma aula instigante, que garante, dia a dia, a participação dos pequenos.
Com recursos de animação e computação gráfica, o professor levou para as telinhas dos alunos cenários e personagens, estimulando o mundo da fantasia próprio da idade. Segundo ele, o objetivo é proporcionar atividades que contribuam para o desenvolvimento motor de maneira atrativa e lúdica. As atividades nessa faixa etária contemplam o desenvolvimento da tonicidade, do equilíbrio, da resistência, da força muscular, da expressividade e do ritmo. “Na aula presencial é possível garantir essas habilidades por meio da interação com os alunos, porque a turma colabora para incentivar e desafiar cada aluno individualmente. Nas aulas a distância é necessário motivar ainda mais a participação, tentando aproximar a criança do mundo virtual para que ela se sinta desafiada”, comenta Felipe. O professor acredita que tem conseguido seguir as propostas da disciplina porque buscou na tecnologia formas de estabelecer um ritmo para as aulas.
No Ensino Fundamental I e II, os professores, além de darem continuidade à programação de Educação Física, têm ainda a preocupação de promover o bem-estar neste momento excepcional, em que o afastamento social pode abalar de forma física e emocional os estudantes.
Nas aulas remotas, os professores buscam estimular a atividade corporal como meio de expressão e comunicação. Também apresentam diferentes brincadeiras e jogos populares, adaptados para espaços alternativos, contemplando movimentos básicos que alternem equilíbrio, salto, giro, ritmo e coordenação motora ampla. Os professores também passaram a inserir mais exercícios que contribuam para a boa postura, tendo em vista que, durante o período de isolamento, boa parte dos alunos permanece mais tempo sentados.
Para atingir tais objetivos, os professores propõem em suas videoaulas agendas motoras diárias, uso de materiais alternativos e recicláveis na confecção de objetos para as aulas, brincadeiras populares que integrem a família, entre outras estratégias. Além disso, conceitos como valores olímpicos e paraolímpicos (amizade, excelência, respeito, coragem, determinação, igualdade e inspiração) estão sendo aplicados em formato de games – quizzes, caça-palavras, jogo da memória etc. – por meio de plataformas digitais.
Para os alunos do Ensino Médio, durante as intervenções nas aulas de tutoria, os professores estimulam alongamentos para a postura, exercícios respiratórios e reforçam a conscientização sobre a necessidade de atividade física para o equilíbrio emocional e para o aprendizado. Durante os encontros ao vivo, os professores demonstram opções de exercícios para serem realizados em casa.
Para a coordenadora do Departamento de Educação Física, professora Luciana Rocco, o principal objetivo da área é garantir que os alunos continuem a se exercitar, mas com o cuidado de que não se machuquem sem o devido acompanhamento. “Estamos atentos para que os alunos sigam corretamente as propostas, por isso estamos procurando alternativas que garantam o devido progresso motor, mas que possam ser executadas de forma simples, dentro das condições que a atual circunstância exige”, conclui Luciana.