INSTITUCIONAL

Atividades do mês dos povos indígenas

Encontros e vivências no Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de abril de 2024.

De 16 a 19 de abril, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Itinerário Multicultural do Ensino Médio tiveram a oportunidade de vivenciar um momento cultural com os Fulni-ô, indígenas da região de Águas Belas, Pernambuco. Os Fulni-ô são conhecidos por manterem sua cultura ancestral e seu idioma nativo. Anualmente, o grupo Tiwá sê percorre o país promovendo a tradição Fulni-ô, proporcionando a oportunidade de conhecer de perto seus costumes aos estudantes e demais interessados.

A proposta estabeleceu um contato pessoal com representantes dos indígenas Fulni-ô, permitindo que os alunos escutassem suas histórias e fizessem perguntas sobre seu modo de vida no povoado. Esse projeto visou não apenas a enriquecer o aprendizado dos alunos, mas também a promover o respeito e valorização da diversidade cultural, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. Além disso, a proposta incluiu a vivência do ritmo, da musicalidade, da dança (Cafurna) e da linguagem preservada dos Fulni-ô, conhecida como Yaathe.

Durante a segunda quinzena de março e a primeira de abril, o encontro foi previamente orientado e trabalhado de forma interdisciplinar. Nas aulas de Arte, por exemplo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais dos povos indígenas, incluindo os Fulni-ô.

Em Educação Física, foram valorizadas as tradições e valores dos jogos dos povos indígenas, ao passo que, em Ciências, a observação e o reconhecimento da flora e fauna presentes no habitat dos Fulni-ô contribuíram para a compreensão de seus costumes e uso das plantas para consumo e medicina. Além disso, em História e Geografia, os alunos estudaram sobre os diferentes tipos de moradia indígena, sobre as diferentes etnias e línguas existentes no Brasil e fizeram levantamento de perguntas para o dia do encontro.

Na vivência, os indígenas Fulni-ô explicaram sobre os rituais de canto e dança e fizeram atividades práticas, como pintura corporal e confecção de artesanatos. Ademais, os alunos puderam apreciar uma exposição de artesanatos e instrumentos indígenas.