ENSINO MÉDIO
Estudo de meio no centro de São Paulo
Visita do 1° ano do Ensino Médio ocorreu por proposta do itinerário de Multiculturalidade
Por: Matheus Kruger Crivelari I 23 de março de 2022.
Na segunda-feira (21/3), alunos do 1° do Ensino Médio fizeram uma visita ao centro de São Paulo. O estudo de meio foi proposto pelo itinerário formativo de Multiculturalidade, cujos responsáveis são os professores Fabio Nogueira de Matos Martins, de Artes e Teatro, Ivan Aparecido Gotardelo Pacheco Júnior, de Literatura, e Renato Fontes de Souza, de História. O objetivo da atividade foi estimular nos alunos percepções sensoriais a respeito da cidade que habitam, promovendo novas experiências e vivências aos jovens estudantes. Além disso, os estudantes passaram por alguns pontos históricos de São Paulo, como a Praça da Sé, o Pátio do Colégio, entre outros.
Nessas primeiras aulas, o tema do itinerário é propor uma reflexão a respeito de quem são os alunos na terra em que pisam. Dessa maneira, foram feitas desde atividades envolvendo argila, na qual os estudantes deveriam manipulá-la de forma que remetesse a alguma memória, até jogos teatrais que simulassem situações cotidianas. A saída pedagógica fortalece essa análise, propondo aos jovens que vejam e sintam o mundo que os rodeia, fora das tradicionais salas de aula.
O itinerário de Multiculturalidade foi criado para atender o modelo do Novo Ensino Médio, adotado pelas escolas brasileiras desde o começo de 2022. O Colégio Miguel de Cervantes oferece dois itinerários em 2022: além de Multiculturalidade, há o de Ciências e Tecnologias.