INSTITUCIONAL

Palestra com Dr. Rodrigo Menezes Machado
Dependência tecnológica: da diversão ao adoecimento

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de junho de 2019.

No dia 18 de junho, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu o psiquiatra Rodrigo Menezes Machado para uma palestra voltada aos pais sobre dependência tecnológica. A iniciativa é parte do programa de tecnologia educacional do Colégio sobre o tema, que promove a reflexão sobre os cuidados no uso da tecnologia.

O diretor de ensino, Moisés Domingues, apresentou o psiquiatra especialista em transtorno do impulso com enfoque em dependência tecnológica. Moisés explicou aos participantes que o Dr. Rodrigo já ministrou palestras na reunião de pais do Ensino Fundamental II e aos alunos do Colégio, visando à reflexão sobre o tema e à orientação para o uso adequado da tecnologia.

Durante o encontro, o psiquiatra explicou sobre o processo de desenvolvimento e amadurecimento cerebral. Ele destacou as regiões do cérebro que são mais suscetíveis e vulneráveis em crianças e adolescentes, podendo desequilibrar ações inibitórias e de impulso. Segundo ele, muitos dos estímulos resultantes do uso excessivo de tecnologia podem gerar nos jovens transtornos relacionados à impulsividade, porque atingem principalmente as regiões do cérebro que decodificam a recompensa e o prazer.

Rodrigo apresentou inúmeros estudos no cenário mundial e informações recentes sobre como os jogos e as mídias sociais são arquitetados para estimular o consumo constante, ao ponto de causar dependência. Ele destacou a importância da observação dos pais no equilíbrio do uso de tecnologia entre os jovens.

Além da palestra para pais, o psiquiatra já ministrou, em 17 de junho, a palestra adaptada aos alunos do Ensino Fundamental II e em 24 de junho, para os alunos do Ensino Médio.