INSTITUCIONAL

Palestra “Dinheiro é coisa de família”

Em 23 de outubro, a educadora financeira Ana Leoni* palestrou para as famílias e convidados do Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de outubro de 2018.

Para abrir a palestra “Dinheiro é coisa de família”, a diretora-geral, Lourdes Ballesteros, deu as boas-vindas aos participantes ressaltando a relevância do tema da educação financeira, que permeia a Base Nacional Comum Curricular e está incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU pelo impacto na maneira como as pessoas pensam e agem. “Neste ano, realizamos um processo de sensibilização na comunidade educativa para nos conscientizarmos da importância da educação financeira: começamos a fazer reuniões de orientação com as equipes psicopedagógicas. Há algumas semanas, os funcionários da escola tiveram uma palestra sobre o tema `Como procurar a tão sonhada independência financeira´. Hoje, esta conferência é dedicada às famílias. Na semana de planejamento do ano que vem, os professores começarão sua formação para serem agentes multiplicadores de nossos alunos”.

Na sequência, a diretora pedagógica, Amélia Salazar, apresentou a palestrante convidada, Ana Leoni, que é superintendente de Educação Financeira da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Ana iniciou a palestra explicando que para vivermos em uma sociedade capitalista precisamos ser alfabetizados financeiramente para conseguirmos sobreviver. Para ela, “independência financeira não é poder comprar, é poder escolher. Nada liberta mais do que podermos escolher”, afirma.

Ela explicou que uma boa parte da população tem dificuldade em conversar com a família sobre o assunto e apresentou motivos que levam as pessoas a verem o tema como um tabu.

Para entender como as pessoas se relacionam com o dinheiro, Ana apresentou uma pesquisa sobre os perfis comportamentais dos brasileiros. Ela afirma que, segundo os resultados, 30% dos brasileiros são controladores, ou seja, priorizam a segurança em detrimento dos riscos, e 29% são camaleões, isto é, adaptam-se às situações que a vida apresenta organizando as finanças de acordo com as demandas mais urgentes.

Para Ana é importante reconhecer que as pessoas são diferentes e que isso se aplica na relação com o dinheiro. Essa percepção favorece identificar a melhor forma de se conversar sobre o tema em família. Ela afirma que é importante que as crianças participem dos objetivos familiares em relação às finanças e que, orientadas pelos pais, construam metas, manuseiem o dinheiro e exercitem o autocontrole. Para ela um dos exemplos que pode ser bem aplicado aos pais do Cervantes é estabelecer como meta a viagem à Espanha realizada pelos alunos do 9º ano EF. “Essa é uma oportunidade de exercitar o planejamento, porque há um objetivo claro, datado, e não há nada mais eficaz que isso”.

A palestrante destacou que é normal que a criança cometa erros, como perder o dinheiro ou se arrepender de alguma compra, mas que é com base neles que ela poderá aprender e consolidar seu aprendizado.

Ao final, as famílias puderam esclarecer dúvidas sobre o tema. 

Clique no anexo para ver a apresentação da palestra, gentilmente disponibilizada por Ana Leoni: Miguel de Cervantes_pais

*Ana Leoni é superintendente de Educação Financeira da ANBIMA e autora da conta da conta de Instagram @dinheiro_com _atitude, projeto voltado para a educação financeira de mulheres. Também é membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), conselheira da Associação Brasileira de Educação Financeira (AEFBrasil), diretora da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), tesoureira do Advisor Board do IFIE (International Forum for Investor Education) e chairwoman do IFIE America’s Chapter.