CERVANTES SOLIDÁRIO

Estudo de meio comemorativo para o Dia das Crianças

Alunos do Cervantes Solidário visitam Museu do Futebol e Parque Villa-Lobos

Por: Giovanna de Mello Pegado Loschiavo | 19 de outubro de 2018.

Pensando em práticas socializadoras da educação informal e atividades extracurriculares como viagens, acampamentos e passeios, o Projeto Cervantes Solidário e o Departamento de Atividades Extracurriculares do Colégio Miguel de Cervantes viabilizam saídas pedagógicas com objetivo de promover a socialização, a autonomia, a disciplina, a organização, entre outras habilidades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos assistidos pelo projeto.

Com base nessas premissas, a equipe do Cervantes Solidário, em parceria com a transportadora Vale do Tietê e monitoria da Taruga Eventos, no dia 16 de outubro, proporcionaram para 37 crianças e adolescentes do curso de futebol masculino e feminino da EMEF Prof. Alípio Correa Neto uma visita ao Museu do Futebol e ao Parque Villa-Lobos.

No Museu do Futebol, a educadora da Taruga explicou como o futebol foi trazido por Charles Miller para o Brasil, sua história e estrutura, levantando pontos e curiosidades para que os alunos e alunas refletissem sobre como esse esporte não é apenas um jogo, e sim uma importante ferramenta para o desenvolvimento social. Ao final, os alunos brincaram de chute ao gol e com diversos jogos eletrônicos disponíveis.  Logo em seguida, todos foram ao Parque Villa-Lobos desfrutar uma tranquila tarde de sol para lanchar e praticar atividades ao ar livre.

Essa experiência foi enriquecedora para todos, principalmente por colocar em prática a teoria da educação transformadora, na qual estudante é levado a pensar, a questionar e a trabalhar em favor do coletivo.