INSTITUCIONAL

Mostra de Arte e Música 2018
Realizada em 24 de novembro, mostra reúne exposições e apresentações musicais

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de novembro de 2018.

Com o mote “singularidades”, a Mostra de Arte e Música do Colégio Miguel de Cervantes propiciou o respeito à perspectiva e ao crescimento de cada aluno. Para os professores dos Departamentos de Arte e Música, durante o ano, os alunos tiveram oportunidade de se expressar por meio de diversas técnicas e propostas. “Nossos alunos se movimentaram em suas ações artísticas. Cada produção visual ou sonora exposta neste sábado exibe a singularidade artística de cada criança ou jovem que vivenciou processos diversos e intensos durante as aulas. E é possível observar que, na coletividade, a singularidade foi preservada como princípio metodológico dos departamentos”.

Arte e expressão
Perspectiva individual inspirada no conhecimento

Durante toda a manhã, a mostra reuniu os trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, Cursos Extras e Cervantes Solidário.

Trabalhos com técnicas, como pintura, colagem, livros pop-up, escultura, entre outros, realizados em diferentes suportes, preencheram os espaços das marquises, abrilhantando o evento.

Os alunos do 2º e 3º anos do Fundamental, orientados pelo professor Willian Gerson Rosa, se inspiraram em artistas como Ivan Cruz, Ademir Martins, Flávio Carvalho, Lasar Segall e Tarsila do Amaral para expressar a arte por meio da natureza-morta, retratos e instalações, entre outros estudos. A professora Roberta Zamboni orientou os trabalhos do 4º e 5º anos, que trouxeram o design Mondrian. Inspiradas em Beatriz Milhazes, -composições preencheram os vidros do jardim do foyer do teatro. Houve também uma homenagem especial ao artista Gustavo Rosa.

A exposição do 6º e 7º anos, dos alunos da professora Renara Toscani, apresentou, entre outros estudos, os da figura humana, de texturas e da técnica découpage. Também estiveram presentes os traços expressionistas e cubistas de Paul Klee, releituras de Van Gogh, o movimento Pop Art, entre outros. No foyer do teatro, as instalações e projeções dos trabalhos artísticos e fotográficos do 8º e 9º anos, orientados pelo professor Fabio Nogueira, preencheram o espaço, transformando-o em um grande estúdio. Os alunos do 9º ano trouxeram na bagagem da viagem à Espanha memórias do surrealismo de Salvador Dalí, espalhados em coloridos painéis pelas marquises.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio produziram esculturas em concreto celular e expuseram no jardim da biblioteca, favorecendo a observação do objeto tridimensional sob muitas perspectivas. Durante a manhã o público foi convidado para uma intervenção nas peças.

Os alunos do Centro da Criança e do Adolescente, parceiros do Cervantes Solidário, com o tema “Amazônia: vidas e lendas”, fundiram poesia e arte em expressivos trabalhos com materiais diversos, destacando a preocupação e respeito para com a natureza. O curso extra de artes plásticas, da professora Viviane Panegassi, apresentou um completo portfólio individual dos trabalhos e estudos realizados durante o ano. Os cursos extras de cerâmica, da professora Thaís Del Monte, e a oficina de arte, da professora Beatriz Comim, apresentaram coloridas pinturas baseadas nos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Durante todo o evento, o artista Cláudio Canato recebeu o público para apresentar os elementos e referências que compõem o mural de D. Quijote, ainda em construção, no foyer do teatro.

Apresentações musicais
40 anos do Colégio Miguel de Cervantes

Na mostra de música, as apresentações encantaram e emocionaram o público. Para abrir o evento, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, orientados pela professora Roseli Lepique, celebraram o aniversário de 40 anos do Colégio com um repertório representativo das últimas quatro décadas, o qual foi selecionado pelas famílias por meio da plataforma Moodle.

Segundo a professora Roseli Lepique, o repertório contemplou o que foi estudado na Hispanidad por meio das canções dos Payasos de la Tele, importante referência da música infantil espanhola, que saíram em turnê na América Latina durante a ditadura e voltaram à Espanha na democracia. Representando o Brasil, os alunos homenagearam os 60 anos da Bossa Nova e os 100 anos de Jacob Pick Bittencourt, conhecido como Jacob do Bandolim, com Santa Morena, uma de suas composições mais famosas, que adapta a valsa espanhola ao ritmo do chorinho brasileiro. A apresentação contou com a participação dos alunos do curso extra de violão e percussão, do professor Joan Barros, e com a belíssima guitarra flamenca do músico Flávio Rodrigues.

A professora Ana Valéria Turbiani emocionou a todos regendo os alunos do 4º ano em uma interpretação do Trenzinho Caipira, composição de Heitor Villa-Lobos, e com a canção Saci Perereira, de sua autoria. Os alunos do 5º ano, orientados pelo professor Ivo Bonfiglioli, prestaram uma homenagem ao Colégio com a apresentação “40 anos em quatro minutos”.

Ao som de Concerto de Aranjuez, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo, a história do Colégio Miguel de Cervantes foi contada por meio de fotos de sua construção e de visitas ilustres. O 5º ano também trouxe para a tela a evolução do logo do Colégio e os jingles de 10, 20, 25 e 30 anos, produzidos pelo Departamento de Música e pelos alunos, trabalho minucioso e expressivo para a comunidade cervantina que emocionou a todos. Na sequência, os alunos convidaram a plateia à reflexão sobre o uso da tecnologia com a canção Sem fazer login, que destaca a importância da conexão “olho no olho”, de autoria dos professores Ivo Bonfiglioli, Viviane dos Santos Moreira e César Bardillo Ramos. (Veja a letra no arquivo anexo).

Os alunos de musicalização do Cervantes Solidário, do professor Dê Portella, acompanhado pelo professor Jonatas Lima Cerqueira no baixo, levantaram a plateia com a música O Sol, do cantor Vitor Kley. O repertório diversificado dos alunos de 6º ao 9º ano, dos professores Amália Senise Freire, Ana Maria Premero e Ivo Bonfiglioli, trouxe ao palco diversos estilos musicais. As atuações contaram tanto com versões dos grupos Nirvana e U2 como de cantores como Azúcar Moreno, Kate Perry, entre outros.

O sábado terminou com a uma homenagem do Colégio aos professores dos Departamentos de Arte e Música, que mais uma vez materializaram em um grande espetáculo as experiências educativas vivenciadas durante o ano. Por sua participação especial na bateria e na percussão, em todas as apresentações, o aluno do 9º ano Pedro Moraes também recebeu flores.

Letra da música Sem Fazer Login: Sem Fazer Login