ENSINO FUNDAMENTAL I

Os calendários das civilizações antigas

Encontro com o professor Antonio Abello Rovai elucidou às crianças do 4° ano como os povos antigos se localizavam no tempo

Por: Matheus Kruger Crivelari I 24 de outubro de 2022.

A origem dos calendários foi um tema que instigou os alunos de 4° ano do Ensino Fundamental I. Ao longo do ano, os estudantes conheceram as bases dos calendários gregoriano, maia, indígena brasileiro e chinês nas aulas de Ciências em Espanhol, ministrada pela professora Lucinda Cavalheiro. Tão logo o assunto foi introduzido, as crianças se interessaram. Dessa forma, Lucinda promoveu aos alunos um encontro com Antonio Abello Rovai, coordenador do Departamento de Atividades Extracurriculares e professor de História, objetivando expandir essa temática e trazer mais conhecimento aos estudantes. 

Antonio mostrou às crianças como as civilizações antigas se valiam de elementos naturais, como as fases da Lua, diferentes localizações do Sol e constelações, para se situarem temporalmente. Para esses povos, cuja base alimentícia vinha exclusivamente do solo, era necessário saber as temporadas de chuva e sol, por exemplo. Ao final, os alunos esclareceram suas dúvidas.  

Dessa maneira, as crianças puderam conhecer mais desse assunto que lhes despertou tanto interesse. Elas certamente gostaram muito.