INSTITUCIONAL

Hispanidad 2022 comemorou os 200 anos da independência do Brasil e da construção ibero-americana
A festa reuniu alunos, professores, familiares e convidados. Mais de 4.500 pessoas visitaram o evento no último dia 24 de setembro

Por: Rodolfo Bonventti | 28 de setembro de 2022.

A Hispanidad 2022 comemorou magistralmente os 200 anos de independência do Brasil e o movimento que naquele período resultou também na liberdade das colônias espanholas na América Latina. A comemoração contou  com apresentações musicais e performances no palco, estandes que apresentavam a gastronomia, o vestuário, o desenvolvimento da ciência e as raízes culturais e sociais desses dois séculos de história em comum dos países que formam o grupo ibero-americano, além de uma exposição permanente sobre a engenharia e arquitetura espanholas do século XX.

Os alunos trabalharam em projetos que permitiram um intercâmbio de conhecimento, o que lhes possibilitou entender e refletir sobre o caminho percorrido por esses povos irmãos e vizinhos nos últimos dois séculos da história mundial.

Na cerimônia de abertura da Hispanidad 2022, o cônsul-geral da Espanha, Sr. Miguel Gómez de Aranda, elogiou “o intenso trabalho desenvolvido pelos educadores e alunos do Colégio para realizarem, com tanto carinho e dedicação, uma exposição fantástica que mostra, por meio da arte e da cultura, as transformações e os desafios enfrentados por esses países irmãos”.

Para o cônsul do Paraguai, o embaixador Luis Fernando Avalos Giménez, que também representou o Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC), “este é um dia lindo em que podemos compartilhar as riquezas culturais com a Espanha e Portugal e as lições que, nestes dois séculos, nos permitem olhar para o futuro com muita confiança”. Ele também destacou como riqueza cultural a língua tupi-guarani, que é compartilhada por países como o Brasil e o Paraguai.

Os trabalhos dos alunos estiveram expostos em uma feira cultural que elaborou estandes nos quais podiam ser encontradas réplicas de cerâmicas, cestarias, um enorme tear, totens e vestuários dos povos ibero-americanos. As peças foram produzidas pelos alunos da Educação Infantil e do 1º ano. Em outro espaço, os estudantes do 2º e 3º anos trouxeram animais, natureza, arte, música, dança, jogos e comidas típicas dessas nações.

Os alunos de 4º e 5º anos apresentaram as viagens a bordo dos conquistadores, artesanatos, bandeiras, as diferenças da língua espanhola e uma atração à parte: a montagem de um enorme hidroavião, o Santa Cruz

Coube aos estudantes de 6º e 7º anos trabalharem a construção das identidades ibero-americanas por meio da moda, gastronomia e um estudo comparativo entre os personagens da independência, assim como daqueles que compõem a história dos romances desses povos. Tudo isso aliado aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Os alunos de 8º e 9º anos foram os responsáveis por abordar o papel das mulheres na construção da independência, na conquista do voto feminino e na luta contra o racismo. Além disso, também destacaram as participações delas no esporte, nos jogos, no movimento do modernismo e no centenário do rádio no Brasil.

No palco do teatro, os alunos trouxeram apresentações musicais com jogos, canções e danças, as quais foram acompanhadas de instrumentos musicais típicos que promoveram uma viagem musical por ritmos e sons característicos dos países ibero-americanos.

Leia também o texto do Club de imprensa dos alunos do Ensino Médio:  https://www.cmc.com.br/hispanidad2022/conteudos/fiesta-de-la-hispanidad/
Veja os trabalhos desenvolvidos e acompanhe os trabalhos do Congresso do Ensino Médio no hotsite: https://www.cmc.com.br/hispanidad2022/