ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Mostra de Arte e Música 2023

Exposição de arte e apresentações musicais encantam alunos e visitantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva I 30 de outubro de 2023. 

No último dia 28 de outubro, o Colégio realizou uma emocionante exposição de arte e uma série de apresentações musicais, as quais encantaram alunos, pais e visitantes. O evento, que aconteceu das 9h às 14h30, foi marcado pela criatividade e talento dos estudantes.

Mostra de arte

A exposição de arte, exibida na marquise e no foyer do teatro, apresentou os trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e dos cursos extras.

Os alunos do 2º ano expuseram trabalhos relacionados aos seguintes temas: pintura rupestre; pintura em tela; desenho abstrato; elementos do Egito; arte indígena, proveniente do encontro com a tribo Fulni-ô; animais e paisagem, inspirados no artista Aldemir Martins; e natureza-morta com técnica de colagem.

Provocados pela frase “Arte serve para que…”, os alunos do 3º ano apresentaram seus estudos sobre Lasar Segall com temas de paisagem e retratos expressionistas. Além disso, expuseram as Constelações, de Miró, livros pop-up, pintura em tela. Por fim, como desdobramento do encontro com os indígenas Fulni-ô exibiram, o grafismo e a cosmovisão Huni Kuin.

Os estudantes do 4º e 5º anos exploraram símbolos da paz, criando obras inspiradoras que transmitiam mensagens de harmonia e união. Além disso, os alunos do 4º ano produziram obras nos estandartes da arte moderna, por meio de formas e cores vibrantes. Os estudantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre sua própria identidade e autoimagem, por meio de obras que exploravam o tema “Como eu me vejo?”. Por fim, o nordeste brasileiro foi retratado em gravuras, revelando a riqueza cultural dessa região.

Por sua vez, os alunos do 5º ano mergulharam no surrealismo e na arte têxtil, combinando elementos inusitados e explorando diferentes texturas. As colagens foram outra técnica explorada, resultando em figuras humanas representadas em paisagens irreais e cartões postais em aquarela. Por fim, os estudantes investigaram a relação entre arte e geometria, criando ladrilhos hidráulicos que uniam beleza estética e precisão matemática.

No 6º ano, a pintura sobre tela com elementos visuais indígenas das obras de Denilson Baniwa, Jaider Esbell e Arissana Pataxó foi um dos destaques. Os estudantes também exploraram a expressividade dos desenhos da figura humana, os princípios da perspectiva e dos planos no desenho, a tipografia simétrica e a relação entre abstrato e figurativo na colagem.

O 7º ano trabalhou com telas de pintura em abstrato, figuras e texturas, além de explorar elementos visuais e tipográficos na Pop Art. A estética facial de Renata Felinto e Mickalene Thomas também foi estudada, assim como a luz e a sombra nos sólidos geométricos e as nuances da luz na natureza morta. A iconografia da Frida Kahlo trouxe um charme a mais à exposição.

No 8º ano, os estudantes criaram cartazes de cinema e exploraram a fotografia monocromática, ao passo que os alunos dos 9º anos se aventuraram na pintura cubista e no autorretrato surrealista.

Por fim, o 1º ano do Ensino Médio teve a oportunidade de criar esculturas inspiradas no xadrez reinventado e explorar o grafismo indígena brasileiro.

A exposição também contou com as obras desenvolvidas nos cursos extras de arte e com um espaço especial dedicado à memória da professora de Arte Roberta Zamboni, com trabalhos de seus alunos e uma dedicatória de carinho e saudade.

Os visitantes puderam apreciar uma variedade de obras, desde pinturas e esculturas até fotografias e instalações. A diversidade de estilos e técnicas mostrou o quanto o ensino das Artes é importante para o desenvolvimento dos estudantes.

Professores responsáveis: William Rosa, Camila Sammarro, Renara Toscani e Fabio Nogueira

Mostra de Música

Além da exposição, as apresentações musicais também foram um destaque no evento. Os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental se apresentaram no teatro, demonstrando todo o seu talento musical.

Os alunos do 2º e 3º anos soltaram a voz com um repertório que incluiu canções tradicionais espanholas, como Los alambres del telefono, do grupo Canticuentos,  Mi familia, de Los Payasos de la Tele, e Libre, de Nino Bravo, e sucessos da cultura pop, como Hey Jude, dos Beatles, e I still haven’t found what I’m looking for, do grupo irlandês U2.

Já os alunos do 4º e 5º anos trouxeram um repertório que exaltou a paz e a fraternidade entre os povos com canções de autoria da professora Ana Valéria Turbiani e outras, como Paz, de Thelma Chan, Imagine, de John Lennon, Heal the world, de Michael Jackson, entre outras. Antes das apresentações o chefe do departamento de arte, Fabio Nogueira, fez uma homenagem à professora Roberta Zamboni e pediu um minuto de silêncio. Ao final, foram entregues vasos com Girassóis, uma das flores preferidas dela, aos seus familiares que acompanharam o evento.

Os alunos do 6º e 7º anos levantaram o público com músicas de vários estilos, contemplando desde Só danço samba e Samba de uma nota só, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, até o famoso Libertango, de Astor Piazzolla.

Finalmente, os alunos de 8º e 9º anos fizeram uma viagem no tempo com canções tradicionais e hits que marcaram gerações, como ¿Quién será?, de Pablo Beltrán Ruiz e Luis Demetrio, Hit the road, Jack, de Ray Charles, e hits do momento, como Flowers, de Miley Cyrus. Os alunos de 8º ano dedicaram a canção Viva la Vida do grupo Coldplay à querida professora Roberta.

As apresentações demonstraram o papel fundamental da música na formação dos nossos alunos. Além de proporcionar momentos de expressão criativa e emocional, ela contribui para o desenvolvimento cognitivo e social e aprimoram habilidades de comunicação e expressão, entre muitas outras.

Professores responsáveis: Cássia Bernardino, Ana Valéria Turbiani, Ana Maria Premero, Joan Barros, Mayara Delgado e Ricardo Paraíso.
Músicos convidados: Mario Ilde Velasco (violão de sete cordas, cavaquinho e bandolim) e Marcus Fernando Baldini (piano).
Participações especiais: Maria Cecília Marcílio e Tábata Lima.

Para acessar o repertório completo com todas as canções acesse: https://www.cmc.com.br/arte-e-musica-2023/ .