ENSINO FUNDAMENTAL II

Mostra de Arte e Música de 28 de outubro
Durante o sábado, a exposição de arte e atuações musicais do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do Cervantes Solidário ocuparam os espaços do Colégio

 Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de outubro de 2017.

Arte e expressão
Mostra apresenta o olhar pessoal inserido no universo coletivo

Os alunos da professora Renara Toscani, do 6º e 7º anos, expuseram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano no Diário de Artista. O 6º ano contemplou as várias produções sobre os estudos em natureza morta, figura humana, simetria e assimetria. Na exposição, a cidade de Santos foi homenageada na atividade interdisciplinar de Arte e Geografia sobre a paisagem em perspectiva. O artista de destaque foi o suíço Paul Klee e a diversidade de estilos impressos em suas obras.

Já o 7º ano trouxe para a mostra uma explosão de cores nas pesquisas realizadas sobre Van Gogh, Frida Kahlo, sobre o movimento da Pop Art e seus representantes, Andy Warhol, Peter Blake, Wayne Thiebaud, Roy Lichtenstein e Jasper Johns. O abstracionismo, as análises de textura e luz e sombra também estiveram presentes em produções com técnicas variadas.

O foyer do teatro recebeu a artística produção fotográfica dos alunos do 8º ano, elaborada sob a orientação do professor Fábio Nogueira de Matos Martins. Na parede do espaço, foram projetadas as imagens do ensaio fotográfico realizado no Parque Ibirapuera. Além disso, os alunos também exibiram uma exposição de pôsteres publicitários para filmes, com a interpretação pessoal dos grupos, e sobre a obra literária Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe, lida por eles nas aulas de produção de texto.

Também sob a orientação do professor Fábio, os alunos do 9º ano fizeram uma releitura das obras do artista Antoni Gaudí e desenvolveram fragmentos de mosaicos inspirados no Parque Guell em Barcelona. Os trabalhos expostos no foyer levaram em conta a temática das quatro estações do ano e as técnicas escolhidas foram a utilização de pastilha resinada e nanquim sobre tela.

As esculturas, talhadas em concreto celular pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio, adornaram o jardim do teatro, compondo uma instalação com mais de 25 peças. As obras reinventaram formas geométricas espaciais básicas. Segundo o professor Fábio, as criações resultaram, na sua maioria, em uma expressão abstrata estética, muito explorada pelos artistas neoconcretistas brasileiros.

Os alunos do projeto social Cervantes Solidário do CCA São Mateus trouxeram para mostra a Exposição Tribos, organizada pela professora do projeto, Alexandra Onias, com base nos trabalhos dos professores do CCA Ana Maria Siqueira, Eduardo Leite e Wenson Cardoso. As peças destacaram a arte das etnias indígenas e africanas. As coloridas obras retrataram “O Olho de Deus”, símbolo presente na cultura dos povos aymara do México e huichol da Bolívia. Máscaras africanas com material reciclável e bonecas representaram os povos africanos. A pintura corporal presente em muitas culturas indígenas foram demonstradas em ricos grafismos.

Música e emoção
Atuações emocionaram e divertiram o público

No palco do teatro, os alunos orientados pelos professores de música do Ensino Fundamental II, Amália Luisa Senise Cunha Freire, Ana Maria Premero, Ana Valéria Turbiani e Ivo Bonfiglioli, e pelos professores do projeto Social Cervantes Solidário, Dê Portela e Alexandra Onias, prepararam um espetáculo emocionante.

Durante a manhã, o público apreciou, ao som de violões, teclados, cajóns, xilofones, instrumentos variados de percussão e lindíssimas vozes, entre outros, uma orquestra composta, principalmente, por jovens. Inspirados por seus professores, eles acreditam que por meio da música é possível se expressar, se emocionar e se superar.

Para abrir o espetáculo, os alunos do 6º ano interpretaram a canção Los cuatro muleros, escrita por Federico Garcia Lorca. Acompanhados pelo grupo de musicalização e alunas do projeto Cervantes Solidário, tiraram sorrisos da plateia (afinal, é isso o que importa) com a execução emocionante da bela canção Trem-bala, de Ana Vilela.

Na sequência, os alunos do Cervantes Solidário apresentaram uma composição coletiva instrumental com performance de apresentação rítmica. 

Os alunos do 7º ano também homenagearam Lorca com a execução de La Tarara. Em seguida, sob aplausos e pedidos de bis, a música Pescador de ilusões, do grupo O Rappa, levantou os presentes.

Os alunos dos 8ºs A e B vieram ao palco com Aprender a quererte, do contemporâneo grupo colombiano Morat. Na sequência, os 8ºs C e D apresentaram o sucesso pop Shape of you, do músico Ed Sheeran.

Durante todo o evento, a equipe de música recebeu o reforço mais que especial dos músicos convidados, o professor Joan Barros no violão e guitarra e do aluno Pedro Henrique Moraes na percussão.

Assista ao vídeo dos dias 28 de outubro e 11 de novembro:

Veja todas as fotos em Álbum Relacionado: 2017- Mostra Arte e Música – 28/10