Mostra de Arte e Música de 11 de novembro
No sábado, alunos do 2º ao 5º ano sobem ao palco e somam suas obras à mostra de arte

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de novembro de 2017.

Arte e expressão
Cores e texturas ampliam a Mostra

Os alunos do 2º e 3º anos do Fundamental, orientados pelo professor Willian Gerson Rosa, trouxeram suas produções para a Mostra de Arte. O 2º ano apresentou os estudos sobre a arte rupestre e representou os elementos da natureza em telas de flores e natureza morta tendo por base, principalmente, os estudos sobre Cézanne. Retratos e autorretratos também estiveram presentes. Em homenagem ao artista plástico Aldemir Martins, os alunos criaram a exposição Gatos. A pintura abstrata foi alcançada por meio de uma releitura das obras de Jackson Pollock.

Com giz pastel e têmpera, o 3º ano trouxe o retrato expressionista inspirado nas obras de Lasar Segall. Trabalhos sobre luz e sombra também foram expostos a pedido dos alunos. Utilizando técnicas variadas, recriaram por meio de símbolos pessoais suas próprias constelações, que foram inspiradas nas obras de Juan Miró, e apresentaram releituras de suas obras preferidas do artista. Com base nos estudos sobre o artista Ivan Cruz, a exposição contou com as ilustrações de brincadeiras infantis. Ainda sobre esse tema, os alunos apresentaram cenas da série “Brincadeiras de criança”, de Cândido Portinari, com o uso da técnica pop up.

Durante toda a manhã, os visitantes puderam conhecer os processos de criação das obras por meio de apresentação em vídeo disponível nos estandes.

Sob a orientação da professora Thaís Del Monte, os alunos do curso extra de cerâmica expuseram a arte em utensílios.  Ao lado, o estande de curso de gastronomia criativa preparou um cantinho para degustação de suas obras de arte culinárias. Os alunos de artes plásticas da professora Viviane Panegassi apresentaram seus portfólios com suas produções em técnicas e estudos variados. O curso de desenho e pintura da professora Beatriz Comim apresentou coloridas pinturas em pratos e cartazes baseados nos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. As produções dos alunos do Mundo Maker misturaram arte e tecnologia.

Os alunos do 4º ano, da professora Roberta Zamboni, expuseram caixas decoradas inspiradas nos animais do artista Aldemir Martins. Uma colorida reunião de mosaicos criados sob folhas texturizadas com colagens diversificadas, além de mandalas inspiradas no artista Antoni Gaudí, abrilhantaram a mostra.

A arte moderna foi representada pelos alunos do 5º ano, orientados pelas professoras Roberta Zamboni e Renara Toscani, por meio de releituras e composições inspiradas nas obras da artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. As linhas e cores neoplasticistas do artista Mondrián também foram destaque das obras do acervo do 5º ano.

Durante toda a manhã, a mostra com os trabalhos já expostos em 28 de outubro pelo Fundamental II e Ensino Médio apresentou as múltiplas habilidades trabalhadas ao longo do ano pelo Departamento de Artes, o que consolida a formação integral e plural desenvolvida no Colégio Miguel de Cervantes.

Música em sua pluralidade
No palco do teatro, alunos apresentam repertório diversificado

Quem assistiu do começo ao fim às atuações musicais dos alunos do 2º ao 5º ano presenciou um espetáculo com repertório diversificado.

Os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, orientados pela professora Roseli Lepique, interpretaram clássicos do rock. Os alunos do 2º ano abriram as apresentações com Let’s twist again, de Kal Mann e Dave Appell, gravado por Chubby Checker. A canção, animada com coreografia e muita dança, levantou o público.  O 3º ano chegou ao palco com muito rock and roll, a começar por Elvis Presley seguido de um medley com riffs marcantes, que viajam por várias gerações dos amantes desse gênero. A coletânea reuniu nomes como Deep Purple, Black Sabbath, Rolling Stones, Michael Jackson e Queen. As duas turmas finalizaram suas apresentações cantando e tocando Gracias a la vida, em homenagem ao centenário de nascimento da cantora chilena Violeta Parra.

Na sequência, os alunos do curso extra do professor Joan Barros apresentaram a música Para Sempre Caribe, composição dos alunos Enrico Madeira Regazzo e Miguel Garcia Tavares Franco, um medley de Magalenha, de Sérgio Mendes, e Coco Cyberdelia, do grupo Nação Zumbi. Entre batidas ritmadas no cajón, os alunos demonstraram suas habilidades em O duelo, composição coletiva com riffs de Michael Jackson, Jorge Ben Jor e Cidade Negra..

O 4º ano do Ensino Fundamental, regidos pela professora Ana Valéria Turbiani, executaram as músicas Sinfonia dos filhotes e Doce melodia, composições de Ana Valéria, e relembraram um sucesso da TV infantil da década de 90 interpretando a música de abertura do programa Castelo Ra-Tim-Bum, do compositor André Abujamra, e Que som é esse?, de Hélio Ziskind. O repertório foi inspirado pela saída pedagógica que levou os alunos para assistirem ao musical Castelo Rá-Tim-Bum.*

O 5º ano do Fundamental, do professor Ivo Bonfiglioli, trouxe ao palco a belíssima canção Ilusão, de Julieta Venegas e Marisa Monte. Os alunos, com vozes, cajón, boomwhackers e flauta, emocionaram a plateia. Na sequência, com Come Together, do The Beatles, uma das obras eternas do clássico álbum Abbey Road, os alunos encerraram as apresentações com muito entusiasmo.

Durante o espetáculo, os alunos foram acompanhados pelos músicos convidados: Cláudio Kassardjian (baixo), Fabio Altafim (guitarra), Joan Barros (violão, guitarra e percussão), Marcus Baldini (piano) e Thiago Augusto Cardoso (guitarra).

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.

Assista ao vídeo dos dias 28 de outubro e 11 de novembro:

*Saiba mais em: https://www.cmc.com.br/20102017-castelo-ra-tim-bum/