Tecnologia Educacional

Aula aberta: Plataforma Moodle

Em 16 de março, as equipes de Tecnologia Educacional (TE) e Coordenação Pedagógica do ensino fundamental promoveram o encontro com as famílias do 2º ao 5º ano

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |17 de março de 2019.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu os responsáveis pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e de alunos novos dos demais anos para uma aula aberta na qual foram apresentados os recursos e objetivos do uso da plataforma Moodle.

Além de propiciar um momento para conversar sobre esse ambiente virtual de aprendizagem, a aula aberta contribuiu para a aproximação e interação da família na rotina diária dos alunos por meio do contato, mesmo que pequeno, com a sala de aula, materiais e grupo de amigos. 

A atividade teve início no teatro, onde a equipe de TE* explicou sobre os principais objetivos, recursos e funcionalidades do uso da plataforma, além de ressaltar a importância do acompanhamento das famílias para o uso seguro e adequado da ferramenta.

Na sequência, em sala de aula, as famílias participaram de uma atividade explorando a plataforma e vivenciando parte do que foi exemplificado pela equipe de TE.

Durante a vivência, as famílias puderam tirar dúvidas e, com os alunos, explorar as possibilidades de aprendizado nessa nova forma de organização e compartilhamento de conhecimento, a qual acompanhará a rotina dos alunos até o ensino médio no Cervantes.

*Membros da equipe de Tecnologia Educacional que participaram da Aula Aberta:
Antonio Abello Rovai
Grace Kelly Gonçalves
Karin Cruz Lopes Arriagada
Pollyanna O. Cipriano Cardoso
William Gerson da Rosa