EXTRACURRICULAR

Projeto “Amigos com patas”

Alunos do curso Quijotes Solidarios visitam o Instituto Luisa Mell referência em proteção animal

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de agosto de 2018.

Com o objetivo de vivenciar um exemplo de instituição dedicada ao cuidado animal, os alunos do curso de voluntariado Quijotes Solidários estiveram, em 29 de agosto, no Instituto Luisa Mell.

A instituição é uma ONG que acolhe animais de rua em situação de risco. No local, clínicas de recuperação tratam animais atropelados, abandonados ou vítimas de maus tratos. Após a recuperação, o animal participa de eventos de adoção promovidos pelo Instituto Luisa Mell.

Na visita os alunos conversaram com uma das supervisoras, Mônica Gomes de Oliveira, que apresentou a infraestrutura do local. Mônica explicou que o Instituto possui equipes de resgate e que a maioria dos animais chega de São Paulo. “Hoje temos 90 gatos e 200 cachorros, um número bom para garantir a qualidade de vida deles, por isso a importância da adoção, uma vez que, quando um animal é adotado, ele dá espaço para outro. Mesmo assim, não colocamos um limite, pois se um animal chega atropelado, em risco de morte, ele não pode esperar, e nós temos que acolher”.

Com celulares, câmeras e muita atenção, os alunos registraram o passeio com fotos, entrevistas e informações pertinentes para a elaboração de um documentário sobre proteção animal.

Após a visita e as explicações sobre o funcionamento da ONG, os alunos tiveram um encontro com vários dos internados no Instituto. Na área de soltura, as crianças e cães brincaram e trocaram carícias. O momento foi marcado por muita ternura, amizade e respeito aos animais. O cãozinho Acapulco se encantou com a aluna Helena Müller Iasi. “Desde que ele chegou, ele está comigo e não sai de perto. Ele é muito lindo”.

Toda a manutenção do Instituto Luisa Mell é proveniente de doações e da venda de produtos da loja #adotei (e-commerce https://lojaluisamell.com.br). O Instituto realiza periodicamente eventos de adoção.  Saiba como ajudar ou adotar em:http://www.iml.org.br

O curso extra Quijotes Solidarios é um curso de voluntariado para alunos que vão do 4º EF ao Ensino Médio, visando a discutir e propor ações de intervenção social. No começo do semestre, os alunos elegem uma causa, pesquisam, mobilizam-se e visitam ONGs e projetos sociais. Neste ano, no primeiro semestre, os alunos se dedicaram à condição do idoso no Brasil e à assistência a residências de pessoas idosas*.

Saiba mais em: https://www.cmc.com.br/noticias/09-03-2018-quixotes-visita-asilo/