INSTITUCIONAL

Dispositivo de registro gráfico complementa aulas remotas
Recurso aproxima a experiência das aulas virtuais às presenciais

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de abril de 2020.

Para otimizar o ensino de disciplinas específicas na modalidade remota, o Colégio Miguel de Cervantes adquiriu, logo na primeira semana de transição das aulas presenciais para as  aulas a distância, 15 dispositivos que são mesas digitalizadoras ou tábletes gráficos.

Essas ferramentas, utilizadas principalmente nas aulas de Matemática, Física, Química e Língua Portuguesa, possibilitam que os professores escrevam manualmente, o que agiliza a escrita de símbolos e gráficos. O recurso permite a simultaneidade de áudio e registro manual. Além disso, o uso da mesa também incorpora uma dinâmica mais próxima da que aconteceria em uma aula presencial. 

Segundo a professora Ana Lúcia Teixeira, da disciplina de Matemática, do Ensino Fundamental II , “é como se fosse uma lousa digital. Em uma aula on-line o uso desse recurso permite que os alunos escutem a aula e visualizem enquanto ela está sendo escrita”, afirma Ana.

Para as professoras de Física, Talita Romero e Andreza Conchetti, do Ensino Médio, o uso da mesa, tanto nas aulas teóricas quanto nas de resolução de exercícios, colabora para que a aula seja mais dinâmica e permite relacionar a fala a escrita. “Acredito que usando a mesa as aulas ficam mais pessoais, porque podemos errar, apagar, reescrever, riscar e interagir com os alunos durante a aula, aproximando esse momento virtual das aulas presenciais”, destaca Andreza.

O uso da mesa também se adequou às aulas de Literatura. O professor do Ensino Médio Iván Pacheco, da disciplina Estudos Linguísticos e Literários, utiliza a mesa nas aulas e acredita que a experiência está sendo favorável. “Para as análises de poema ou para o trabalho com qualquer outro tipo textual (verbal e não verbal), ela propicia que o professor chame a atenção do aluno para o que é mais relevante, de acordo com o contexto da aula. Ademais, o fato de poder utilizar cores distintas para as anotações deixa a exposição muito mais organizada visualmente. Por fim, outro grande benefício é que antes de se iniciar uma nova aula é possível abrir o Whiteboard da aula anterior para uma retomada do que foi tratado, perguntar se há alguma dúvida e, só a partir disso, dar continuidade à condução do conteúdo”, explica Ivan.