Informações Gerais da Doença

Definição, Transmissão, Sintomas e Grupo de Risco

1. O que é COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório). Em crianças cerca de 50% dos casos são assintomáticos ou brandos, 46% quadros moderados e menos que 4% de casos graves que precisam de internação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

2. Contexto Geral da Doença
A dinâmica da pandemia do novo coronavírus ou SARS-CoV-2 mostra que a transmissão do vírus tem ocorrido de pessoa a pessoa, pelo contato próximo com um indivíduo infectado ou por contágio indireto, ou seja, principalmente pela tosse e espirro de pessoas infectadas. O contágio também pode ocorrer por meio de superfícies e objetos contaminados e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. Segundo OMS, o comportamento do novo coronavírus deve ser semelhante ao de outros tipos de coronavírus da mesma família, portanto, ele pode persistir por poucas horas ou vários dias, dependendo do tipo de superfície, temperatura e umidade do ambiente.

Entretanto, são eliminados rapidamente pela higienização ou desinfecção das superfícies (tanto pela ação de detergentes, sabões e desinfetantes) e pela lavagem das mãos, além de serem sensíveis às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

Uma das estratégias mais importantes para evitar a exposição é redobrar os cuidados com a higiene, particularmente, a lavagem frequente das mãos, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e o distanciamento seguro entre as pessoas nas atividades diárias e laborais.

O período de incubação significa o tempo entre a contaminação pelo vírus e o início dos sintomas da doença. A maioria das estimativas do período de incubação do coronavírus da COVID 19 varia de 2 a 14 dias, geralmente em torno de cinco dias.

3. Transmissão da Doença
O coronavirus pode ser transmitido entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de gotículas do nariz ou boca – expelidas por uma pessoa com COVID 19 quando tosse ou espirra. Essas gotículas se depositam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas podem se contaminar tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz e boca.

Existem alguns estudos preliminares, mas ainda não se sabe exatamente quanto tempo o vírus dura nas superfícies. Esses estudos sugerem que ele pode persistir nas superfícies por algumas horas, isso pode variar sob diferentes condições como o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.