BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

Dicas 2ª quinzena de abril 2024

Café com Libras – Itaú Cultural

O projeto propõe novos olhares para celebrar a arte e a cultura surda por meio do diálogo e da vivência na poesia.  O evento “É VV ou poesia?” proporá um debate sobre as diferenças entre o visual vernacular (VV) e a poesia visual. O VV representa as linguagens artísticas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e está presente no dia a dia da língua, especialmente na literatura surda.

Dia 28 de abril.

Mais informações em:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/cafe-com-libras-debate-interpretacao-na-literatura-surda


Curso – Introdução à xilogravura

O curso oferece ao público uma introdução à xilogravura, técnica em que se cria uma imagem entalhando uma placa de madeira, permitindo que sejam impressas diversas cópias, como um grande carimbo. As aulas envolvem o aprendizado por meio da prática de exercícios e do desenvolvimento de imagens pessoais de cada aluno, além de reflexões sobre a produção realizada e incentivo à pesquisa pessoal.

Até 5 de junho.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/introducao-a-xilogravura-7/


Curso – Poéticas do flamenco: a jornada de uma arte antiga

Nesta atividade, indicada para leigos e profissionais, o flamenco será abordado e detalhado em diferentes perspectivas: a história (origens, conceitos e estruturas); o cante (tipos, variações e características); o baile (indumentária, expressão, sapateado e mãos); e a guitarra (história, construção, técnicas e características).

Dia 27 de abril.

Mais informações em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/poeticas-do-flamenco-a-jornada-de-uma-arte-antiga


Espetáculo infantil – Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

Dom Quixote, o cavaleiro sonhador é uma adaptação da obra clássica de Miguel de Cervantes, realizada por Kelly Orasi. Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro e sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Dia 21 de abril.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/dom-quixote-o-cavaleiro-sonhador/


Espetáculo – Frida Kahlo – A deusa tehuana

O monólogo, concebido com base no diário, nas cartas e nos poemas escritos pela pintora mexicana revela uma Frida Kahlo ao avesso, que poucos conhecem. A peça abre com o prólogo de Dolores Olmedo Patinõ, uma mulher excêntrica, responsável por difundir a obra de Frida Kahlo e Diego Rivera. Dolores e Frida são duas mulheres apaixonadas pelo mesmo homem. Uma é colecionadora de arte, e a outra é expressão da própria arte. O amor é o tema central, o amor de Frida, de Dolores, de Diego, daquilo que nos move: o amor pela vida.

Até 26 de abril.

Mais informações em: https://bileto.sympla.com.br/event/89762/d/235395/s/1601465


Exposição interativa – 40 anos Ghostbusters

Para comemorar os 40 anos da amada franquia Ghostbusters, a Sony Pictures e o MIS apresentam uma exposição imersiva com espaços interativos, vídeos nunca antes vistos, itens originais usados nos filmes e personagens que cativaram gerações. A exposição chega a tempo da estreia do novo filme nos cinemas, Ghostbusters: apocalipse de gelo.

Até 5 de maio.

Mais informações em: https://mis-sp.org.br/exposicao/40-anos-de-ghostbusters/


Exposição – Um defeito de cor

Na proposição de uma costura criativa e imagética inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, a exposição traz um amplo conjunto de obras que apresenta e discute contextos sociais, culturais, econômicos e políticos brasileiros durante o período imperial. Curadoria: Ana Maria Gonçalves, Amanda Bonan e Marcelo Campos. Idealização e concepção: MAR. Parceria institucional: OEI.

De 25 de abril a 1º de dezembro.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/uma-saga-afro-atlantica-exposicao-no-sesc-pinheiros-e-inspirada-no-livro-um-defeito-de-cor/


Mostra Gran Fury – Arte não é o bastante (MASP)

Gran Fury é um coletivo de artistas de Nova York, ativo entre 1988 e 1995, e uma referência importante nas práticas de ativismo artístico das décadas de 1980 e 1990. A exposição, realizada no MASP, traz 76 obras que abordam os limites e os impactos das campanhas gráficas do grupo. Há recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante.

Até o dia 9 de junho.

Mais informações no site: https://www.masp.org.br/exposicoes/gran-fury-arte-nao-e-o-bastante