Centro de Memória Puri 
Para  preservar tradições, os indígenas puri criaram Centro de Memória Puri para divulgar sua história, língua, cultura, território,  medicina e tradições.

https://povopuri.wixsite.com/memoriapuri/centro-de-memoria-do-povo-puri

Museu de Zoologia da USP 
Conheça o Museu de Zoologia da USP por meio de um tour virtual  360° e visite a exposição  “Biodiversidade: conhecer  para preservar”.

Museu da Imigração
O Museu da Imigração na Mooca também disponibilizou exposições virtuais. Além disso, estão divulgando cursos e outras atividades especiais no facebook.
https://www.facebook.com/MuseudaImigracao?_rdc=1&_rdr

Museu do Isolamento Brasileiro
Criado por Lu Adas, o perfil no instagram reúne arte popular, de todo tipo e em qualquer suporte, criada durante a pandemia que estamos vivendo.
https://www.instagram.com/museudoisolamento/

Exposição Imersiva Digital: Leonardo da Vinci
Uma experiência única que te transporta para o incrível mundo de um dos maiores inventores de todos os tempos: Leonardo Da Vinci. Nesta versão digital, você poderá ver todas as obras em detalhes, com acesso durante 24h a uma imersão em 360 graus, a áudios e vídeos especiais com informações importantes sobre o Gênio, além de máquinas desenhadas pelo artista italiano em realidade aumentada e diárias exclusivas aos visitantes. 

Para ter acesso à exposição, os interessados podem adquirir o ingresso pelo valor único de R$20,00.
https://www.exposicaodavinci500anos.com.br/#/ 

Farol Santander
O Farol Santander disponibilizou um tour virtual pelas exposições que estavam em cartaz antes da pandemia.
https://www.farolsantander.com.br/#/sp/tour-virtual 


Or
questra Sinfônica Brasileira comemora 80 anos
A Orquestra Sinfônica Brasileira completa, nesta segunda (17), 80 anos de história. Em concertos virtuais, sem poder se apresentar ao vivo no teatro, lá foram os músicos da OSB desbravar novos palcos. Cada um na sua casa, mas com traje de gala à altura da comemoração, eles criaram os concertos que vão estar disponíveis nas páginas da orquestra na internet a partir desta segunda. O primeiro deles é uma das obras mais famosas do compositor Randall.

https://www.osb.com.br/

Cirque du Soleil
O Cirque du Soleil oferece uma plataforma na qual  disponibiliza diversos vídeos e nos convida a conhecer um pouco do “mundo” da companhia canadense e acompanhar os bastidores e alguns momentos dos espetáculos. Além disso, são disponibilizados programas de exercícios físicos com os artistas, tutoriais de maquiagens, acesso a músicas e videoclipes dos espetáculos, experiência com realidade virtual e muito mais… 

https://www.cirquedusoleil.com/cirqueconnect 

Sala São Paulo Digital
A Sala São Paulo divulga vídeos clássicos com gravações de concertos memoráveis da Osesp com a presença de grandes maestros e solistas, disponíveis no YouTube da Sala São Paulo. Não deixe de se inscrever no canal para sempre receber as novidades diretamente em seu e-mail. Às terças e quintas-feiras, a orquestra disponibilizará na página do YouTube da Sala São Paulo concertos marcantes de sua história.
Confira em: http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx

Bienal de São Paulo
A plataforma da Bienal de São Paulo libera gratuitamente o acesso ao banco de dados das 32 edições que aconteceram na capital entre 1951 até 2018. O repositório é uma fonte interessante de pesquisa para estudantes e pesquisadores. A plataforma reúne fotos, vídeos, cartazes, catálogos e alguns tours virtuais sobre as produções artísticas moderna e contemporânea.
Acesse: http://bienal.org.br/exposicoes

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo
A programação é composta por musicais, documentários e debates nas áreas de teatro, música, dança, literatura, cinema, artes visuais, cultura regional e arquitetura, oferecendo ao telespectador o acesso a espetáculos e à discussão crítica sobre manifestações artísticas, além de disponibilizar conhecimentos sobre a cultura brasileira. Confira o conteúdo on demand para assistir on-line, a qualquer momento em: https://sesctv.org.br/programas-e-series/
Para quem sentir falta de uma trilha sonora na hora de “brincar a brincadeira da criança”, é só se ligar na playlist Música para Crianças, criada especialmente pelo Selo Sesc.
Acesse:https://www.sescsp.org.br/online/selo-sesc/884_PLAYLIST+SELO+MUSICA+PARA+CRIANCAS+2#/tagcloud=lista

Plataforma SESC DIGITAL
Esporte, meio ambiente, arte, saúde, cidadania… Todo o universo que a ação programática do Sesc São Paulo propôs, ao longo dos seus mais de 70 anos de atuação, está disponível, gratuitamente, em um só lugar.
Registros de shows, espetáculos, seminários, reproduções de obras de arte, publicações, programas do SescTV, álbuns do Selo Sesc, receitas, palestras e bate-papos compõem os mais de 10 mil itens que integram o acervo, o qual é continuamente alimentado com novos conteúdos e produções inéditas.
Além disso, o EAD Sesc Digital oferece cursos on-line gratuitos para todos.
https://sesc.digital/home
https://ead.sesc.digital

Sescsp
Oferece programação on-line durante a quarentena. No portal e nas redes sociais do Sesc, você encontra dicas, aulas, documentários, palestras, shows, receitas, informações e outras formas de manter-se ativo e informado durante esse período.
Acesse a revista on-line e acompanhe a programação em: https://www.sescsp.org.br/online/revistas/

Há treino funcional, exercícios em família, yoga, ginástica… São atividades para todo mundo praticar dentro dos seus limites. Dá uma olhada no que já rolou:
https://www.sescsp.org.br/online/artigo/14062_QUANDO+A+ROTINA+PEDE+NOVOS+HABITOS

MIS – Museu da Imagem e do Som
O MIS traz novidades de conteúdo digital em todas as suas plataformas, por meio da campanha #MISemCASA. A ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Assim, o MIS continua com sua programação de cinema, música, fotografia e muito mais – desta vez, on-line –, com novos conteúdos diariamente em nosso canal no YouTube. Confira toda a programação digital.
https://www.mis-sp.org.br/programacao

MIS – Relembrando o Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição
Como parte das comemorações ao seu aniversário de 50 anos, o MIS promoveu uma live para relembrar o “Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição”, mostra de maior sucesso do MIS, realizada em 2014 em parceria com a TV Cultura.
Assista o bate-papo com alguns dos atores que fizeram parte do elenco:
https://www.youtube.com/watch?v=cjO1dCiGNmA
Episódios do Castelo Rá-Tim-Bum – TV Cultura: https://www.youtube.com/user/videocasteloratimbum/videos

FAU – Projeto Pé em casa
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília disponibiliza o “Projeto Pé em casa” que promove a educação patrimonial e aumenta o conhecimento e repertório dos estudantes e da comunidade. Disponibiliza uma série de atividades, para fazer em casa, baseadas em Arquitetura e Urbanismo, como: jogos de tabuleiro e de memória, cadernos de desenhos das cidades brasileiras para pintar, templates para publicar nas redes sociais, além de sugestões de leitura, visitas virtuais e vídeos que contêm de experiências a roteiros de viagens para cidades com importância histórico-cultural e arquitetônica. https://penaestradafaunb.wixsite.com/penaestrada/pe-em-casa
@penaestrada.fau

Grandes Músicos para Pequenos
O projeto apresenta às crianças clássicos da música popular brasileira por meio de teatro em formato de lives. As lives integram a programação do projeto Diversão em Cena e traz uma adaptação de três espetáculos da companhia: “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” foi o primeiro e já está disponível no canal do YouTube. Os próximos serão “Rauzito Beleza – Raul Seixas para Crianças”, dia 21/06 e “Tropicalinha – Caetano e Gil paa Crianças” no dia 28/06, sempre às 16 horas. https://www.facebook.com/DiversaoEmCena/
@diversaoemcena
https://www.youtube.com/watch?v=49uiGlb6qAk

Volta ao mundo em Museus

Museu do Amanhã (Brasil)
https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual

Pinacoteca (Brasil)
http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia (Brasil)
http://www.museuvirtual.unb.br/

Museu Casa de Portinari (Brasil)
https://www.museucasadeportinari.org.br/visita-virtual/

Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira (Brasil)
https://museuafrodigital.ufba.br/

Museu de Arte Moderna da Bahia (Brasil)
http://www.bahiaview360.com.br/mam/

MASP (Brasil)
https://masp.org.br/

Museu do Louvre (França)
https://www.louvre.fr/visites-en-ligne

Museu de Belas Artes de Lyon (França)
https://www.mba-lyon.fr/fr

Museu de Arte Moderna Grand-Duc Jean (França)
https://artsandculture.google.com/streetview/mudam-luxembourg-mus%C3%A9e-d%E2%80%99art-moderne-grand-duc-jean/3QEzkaYpNirclg?sv_lng=6.140152885972412&sv_lat=49.61703877086672&sv_h=129&sv_p=0&sv_pid=3KvVmxIRpLSJ4Uk740JNZw&sv_z=1.0000000000000002

Museu Del Padro (Espanha)
https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Galleria Degli Uffizi (Itália)
https://fotoinventari.uffizi.it/it/

Catálogo do Museu do Vaticano (Itália)
https://catalogo.museivaticani.va/opere/

Galeria Nacional de Arte (Estados Unidos)
https://www.nga.gov/collection/collection-search.html

Museu Nacional de Antropologia (México)
https://www.mna.inah.gob.mx/

Museu Frida Kahlo (México)
https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/

Museu da Acrópole (Grécia)
https://www.theacropolismuseum.gr/

Museu Van Gogh (Holanda)
https://www.vangoghmuseum.nl/

Museu Hermitage (Rússia)
https://www.hermitagemuseum.org/wps/portal/hermitage/!ut/p/z1/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfIjo8zi_R0dzQyNnQ28_D29zQ0c_UNMPfz9w5yNnE30wwkpiAJKG-AAjgZA_VGElBTkRhikOyoqAgDOvDDP/dz/d5/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/?lng=pt

Museu Rijksmuseum em Amsterdã
É possível fazer um tour multimídia no museu, passando por dezoito obras-primas no “Hall of Fame”, percorrendo as mais recentes imagens em alta resolução e 360º. A página interativa sobre a Operação Night Watch também foi incluída, o que significa que há muitas histórias disponíveis sobre o trabalho de Rembrandt. Há muito conteúdo no aplicativo e no Youtube do museu, além de podcasts sobre diversas obras e seus criadores.
Acesse: https://www.rijksmuseum.nl/nl/thuis

O Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil está disponibilizando uma visita virtual pela exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”. De forma bem sucinta, o tour virtual é dividido em três partes: vida cotidiana, religião e costumes funerários.
Confira em: https://www.ccbbvirtual.com.br/

Museus italianos
O Maxxi, museu nacional de arte e arquitetura contemporânea, localizado no bairro de Flaminio, em Roma, elaborou encontros virtuais com especialistas de diferentes setores, desde psicanalistas a escritores, curadores de arte e de dança contemporânea, entre outros.
Confira em: https://www.maxxi.art/en/

No Palazzo del Quirinale, em Roma, as visitas virtuais podem ser feitas no site: https://palazzo.quirinale.it/visitevirtuali/visitevirtuali.html

O Museo di Roma disponibiliza a Mostra Antonio Canova. Eterna Beleza, na sua página no Facebook. Ali, as pessoas podem assistir a um vídeo da exposição com mais de 170 obras de Canova e outros artistas que animam as salas do Palazzo Braschi, através de um jogo de luzes e sombras, onde se descrevem em 13 seções a arte canoviana e a sua época. https://www.facebook.com/pg/MuseoDiRoma/videos/

No Palazzo delle Esposizioni, em Roma, o projeto Os Andares do Edificio, acessível neste, permite a visitação, com depoimentos dos curadores e materiais inéditos das exposições realizadas no presente e no passado, podendo o visitante ouvir palestras de cientistas, artistas e teóricos, assim como participar de laboratórios on-line para crianças e jovens.
https://www.palazzoesposizioni.it/pagine/i-piani-del-palazzo

Biblioteca Apostólica Vaticana
A biblioteca Apostólica Vaticana, conhecida por IVA, criada oficialmente em 1475, foi digitalizada e está on-line.
A IVA possui cerca de 75.000 códices, 85.000 incunábulos (edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16), em um total de mais de um milhão de livros.
Acesse: https://digi.vatlib.it/

Visitas virtuais por monumentos históricos
O governo do Egito inaugurou a primeira visita virtual à tumba da rainha Meresankh III, localizada na necrópole de Gizé, aos pés da Grande Pirâmide. Essa estrutura abriga alguns dos relevos mais bem preservados da história. A rainha foi esposa do faraó Quéfren e neta do faraó Quéops. Sua luxuosa tumba foi descoberta em 1927 pelo arqueólogo George Andrew Reisner, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O local histórico é ricamente decorado com cenas que mostram o cotidiano da realeza egípcia.
https://my.matterport.com/show/?m=d42fuVA21To

Outras visitas disponíveis:

Tumba de Menna
https://my.matterport.com/show/?m=vLYoS66CWpk

Mesquita Madrassa do Sultão Barquq
https://my.matterport.com/show/?m=bN9MbB6cdzi&mls=1

Mosteiro Copta Vemelho
https://my.matterport.com/show/?m=Yyw1F5eGxxZ&mls=1

Sinagoga Ben Ezra
https://my.matterport.com/show/?m=9sXzU9yY1gw&mls=1

Museu da língua portuguesa
O Museu da língua portuguesa disponibiliza periodicamente sua programação virtual, através do site: http://museudalinguaportuguesa.org.br/acompanhe-aqui-programacao-online-do-dia-da-lingua-portuguesa/

Exposição “Um mundo de máscaras”
A exposição “Um Mundo de Máscaras” é composta por uma viagem pelo espólio de mais quatro museus portugueses: o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia. Você pode conhecer mais de 30 máscaras dos vários museus, provenientes de diferentes culturas. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre máscaras de rituais, máscaras de protecção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.
https://www.ummundodemascaras.com/

MAST Museu de Astronomia e Ciências Afins
O Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é localizado no Rio de Janeiro, está de portas fechadas por conta da covid-19. Contudo, liberou atividades lúdicas virtuais gratuitas durante esse período de isolamento, como a Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, em que é possível interagir na superfície lunar tendo acesso a conhecimentos por meio de textos, fotos e vídeos. Há ainda a opção de realizar uma Visita Remota ao Campus do MAST para conhecer a história e a área física do museu. O MAST oferece ainda a Coleção de Bonecos de Papel, com personalidades e elementos da astronomia, ciências e áreas relacionadas para impressão e montagem em casa: http://mast.br/pt-br/

Museu de Artes do RJ
O Museu de Arte do Rio de Janeiro preparou a programação online #MARdeCasa. Uma das atrações é um tour virtual em vídeo pela exposição “O Rio dos Navegantes”, com cerca de 550 artigos – entre pinturas, fotos, vídeos, documentos, objetos, instalações e esculturas – que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como uma cidade portuária desde o século 16. O podcast “Águas de Kalunga”, reúne histórias escritas por 10 autores negros e narradas pela atriz Elisa Lucinda a partir dos conteúdos dessa mesma exposição.
http://museudeartedorio.org.br/noticias/aproveite-o-mardecasa/

Exposição Ameríndios do Brasil
Após passar em 2019 pelo Colégio Miguel de Cervantes, Fortaleza e Rio de Janeiro, com visitação de milhares de pessoas, a exposição “Ameríndios do Brasil – Antropologia da Beleza” do Renato Soares, fotógrafo documental e indigenista, chega ao ambiente virtual. A exposição apresenta através de imagens – ou “mekaron” na língua kayapó – os rituais, as histórias, a tradição e o mundo real dos povos originários do Brasil. No site da CASA TRI & Galeria Tripé, até 30 de Junho.
https://www.casatri.com/amerindiosdobrasil

Instituto Inhotim
Quem ainda não teve a chance de conhecer ou para aqueles que desejam realizar uma nova visita, o Instituto Inhotim, está promovendo uma oportunidade de tour virtual. Por meio da ferramenta Google Art Project podemos caminhar pelos jardins e galerias do Inhotim sem sair de casa.
https://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/

Fundação Pierre Verger
A Fundação Pierre Verger disponibilizou o acesso a exposições virtuais, realizadas no Brasil e em outros países. Você poderá fazer visitas virtuais e conhecer os espaços expositivos, podendo ter acesso às suas expografias, fotografias, vídeos, sons, depoimentos e elementos que compuseram as histórias de cada uma dessas exposições. A cada semana, disponibilizam exposições nas quais a obra de Pierre Verger esteve em destaque.
http://www.pierreverger.org/br/

Exposição Regra de três
A exposição “Regra de três” ganhou a versão virtual em 360° para você conferir as 16 telas pintadas em conjunto por Sérgio Free, Fabio Polesi e Alemão Art. A exposição propõe obras híbridas que mesclam a linguagem dos três artistas e se desdobra em uma narrativa necessária: o questionamento da autoria. São símbolos do século 20 para o 21, marcados pelo consumismo e pelo tratamento à arte como forma de entretenimento retratados em tinta spray.
https://kuula.co/post/7F6Vc/collection/7lbJ2

Parque Keukenhof em Lisse – Holanda
Todos os anos entre meados de março e maio, o parque Keukenhof, em Lisse, na Holanda, atrai milhares de pessoas que vão contemplar o desabrochar das tulipas. Mas por conta do covid-19, a atração está fechada pela primeira vez desde que foi inaugurada, em 1950.
Para amenizar a frustração de não poder contemplar pessoalmente os belos jardins de Keukenhof, a administração do parque lançou uma série de vídeos que mostram os campos floridos e os bastidores do parque.
https://keukenhof.nl/fr/

Drive and Listen – Passeio de carro virtual
Para os que sentem saudades desses momentos, o site Drive and Listen permite um passeio de carro virtual. Por meio da plataforma, é possível conhecer mais de 30 cidades. Entre elas, estão Rio de Janeiro, São Paulo, Barcelona, Londres, Chicago, Los Angeles e Tóquio. Outro recurso para intensificar a imersão é a viabilidade de ligar o “som da rua”. Ou seja, buzinas, ventos e outras sonoridades da rua estão disponíveis.
http://driveandlisten.herokuapp.com/

Museu do Prado
Canal do YouTube do Museu do Prado explica obras de arte para crianças, pinturas como “Las Meninas” de Velázquez, “El Jardín de las Delicias” del Bosco, “La sagrada familia del pajarito” de Murillo, Las Tres Gracias de Rubens e “Imperador Carlos V a cavalo em Mühlberg” de Ticiano. O objetivo é fazer com que o público infantil aprecie os diferentes personagens das obras em um formato interativo, com desenhos que narram dados históricos, detalhes de cores ou pequenas peculiaridades que nos aproximam do significado do que o pintor queria transmitir.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL8S8EUbs69xK5gr2N12d8qnHpcNZQTTQ6

Streaming de documentários
O Philos é um canal online de espetáculos e documentários! Tem conteúdos de arte, música, cinema, biografia, dança, ciência, pensamento, povos e culturas. A plataforma apesar de ser paga, oferece uma aba de conteúdo gratuito: “Documentários abertos”.
https://philos.tv/

Museus de Faculdades de Moda
Os tours virtuais oferecidos por escolas norte-americanas de moda são uma boa opção para distrair a mente. Na lista de instituições que disponibilizam exposições on-line, estão a Faculdade Savannah de Arte e Design; o Instituto Fashion de Design e Merchandising; e o Instituto Tecnológico de Moda.
SCAD FASH, museu da Faculdade Savannah de Arte e Design, localizado em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos) https://www.scadfash.org/
O museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising (FIDM, na sigla original) em Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). https://fidmmuseum.pastperfectonline.com/
O museu nova-iorquino do Instituto Tecnológico de Moda (FIT, na sigla original) https://www.fitnyc.edu/museum/

Museu de Arte Sacra de SP
O site do Museu de Arte Sacra de São Paulo tem cinco quebra-cabeças online de diferentes dificuldades. É possível montar uma imagem do Largo da Sé em 1865, por exemplo, com 150 peças.
http://museuartesacra.org.br/mas-em-casa-quebrando-a-cabeca/

Pinacoteca de São Paulo – Novidades
O Projeto #PinaDeCasa, reúne várias alternativas para o público mergulhar no mundo das artes. A novidade é a “Distância”, primeira exposição virtual do museu, que fica em cartaz até o dia 3 de agosto. A mostra tem curadoria de Ana Maria Maia, e reúne cinco trabalhos em vídeos e filmes:
· “O batedor de bolsa” (2011) de Dalton Paula.
· “Tarefa I” (1982) de Leticia Parente.
· “9493” (2011) de Marcellvs L.
· “A banda dos sete” (2010) de Sara Ramo.
· “Da janela do meu quarto” (2004) de Cao Guimarães.
http://pinacoteca.org.br/distancia-uma-selecao-de-videos-da-pinacoteca/

PinaCanção Na programação online da Pina, está o espetáculo PinaCanção, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem duração de 40 minutos, e fica disponível a partir do dia 14 de junho no site do museu. www.pinacoteca.org.br/pinacancao.

Tour Virtual Com o tour virtual é possível conhecer o interior da Pinacoteca, conferir a obra “Mestiço”, de Candido Portinari e mais de 500 itens do museu em alta definição.
http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

Canal no YouTube O canal da Pinacoteca no YouTube está repleto de conteúdo. Tem bate-papo com curadores, rodas de conversas, making of de montagens de algumas exposições que passaram pela Pina. O destaque fica para o flashmob que rolou dentro do prédio, com o clássico “Bolero de Ravel”.
https://www.youtube.com/user/MuseuPinacoteca/featured https://www.youtube.com/watch?v=fTd3ZsvqDiQ

Facebook e Instagram
O museu está bem ativo em suas redes sociais, todos os dias pela manhã, a Pinacoteca faz um post sobre uma obra do acervo com comentários dos curadores. @PinacotecaSP