Campanha incentiva o uso de garrafas squeeze
Alunos reconhecem que o uso, em larga escala, de copos descartáveis produz lixo e risco ao meio ambiente

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de março de 2014.

Dando continuidade à campanha “Seja sustentável você também”, da Educação Infantil e do 1º ano, o tema da semana de 17 a 21 de março foi: “Uso dos squeezes e redução dos copos descartáveis.”

No decorrer das aulas de tutoria, os alunos receberam a informação de que o copo plástico descartável consome muitos recursos naturais em sua produção e transporte. Descobriram que o número fabricado é muito maior do que o aproveitado com a reciclagem do material e concluíram que o resultado do uso exagerado é muito mais lixo em nosso planeta.

Além do objetivo principal, que era sensibilizar as crianças para a diminuição do uso de copos descartáveis, o tema propiciou a troca de informações sobre o tempo de decomposição de diversos materiais na natureza e o prejuízo da produção de lixo. Na sala do 1º ano B, os alunos compararam o tempo de decomposição dos materiais de uso cotidiano, sobretudo do plástico. Soluções como o uso da sacola reutilizável para compras e substituição de objetos de plástico por vidro foram compartilhadas entre os alunos.

Vasos, cadeiras e porta-trecos. Os alunos do Infantil IIC trouxeram para a roda de conversas, em sala de aula, diversas sugestões para reaproveitar materiais feitos de plástico, como as garrafas pet, em trabalhos artísticos e objetos úteis. Eles também sugeriram fiscalizar “os adultos” em casa para que deixem de usar copos descartáveis e comecem a carregar uma garrafinha para o trabalho.

Para as crianças do Infantil I, que têm entre 4 e 5 anos, cuidar da garrafinha é uma tarefa instigante: “Além da tomada de consciência de economizar copos e água, cada vez que a criança vai encher seu squeeze, ela trabalha sua cognição em manusear a garrafa, dosar a quantidade de água e atentar na higiene e local onde irá guardar, todo esse exercício, apesar de supervisionado pelas professoras, impulsiona a autonomia, a independência e a responsabilidade,” explica a prof. Clei Gil Muner, do Inf IB.

A maioria dos alunos já aderiu ao uso dos squeezes, aqueles que ainda não trouxeram ou eventualmente esquecem de trazer se preocupam em cuidar do seu copo descartável e utilizar o mesmo durante o dia, só substituindo em momentos realmente necessários.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva