SALA DOS PROFESSORES

O projeto “Lacre Amigo” continua

Em 2021 campanha realizada pelos alunos resulta em entrega cadeira de rodas

Por: Rocío de Simón – Coordenadora do CAS 

O projeto Lacre Amigo teve início em 2018, por iniciativa de alunos do Programa de Diploma do IB, que produziram uma campanha de arrecadação denominada “Movimento de Lacre Solidário”. O objetivo do projeto era sensibilizar a comunidade escolar, recolher as argolas das latas de alumínio e entregar ao Hospital Infantil Darcy Vargas para conseguir uma cadeira de rodas.

A partir de 2019, o Colégio estabeleceu uma parceria com o Projeto de Sustentabilidade Rede Arteris Lacre Amigo e passou a ser ponto de coleta, dando continuidade ao projeto dos alunos. A cada 140 garrafas PET recheadas com argolas, a parceria entrega uma cadeira de rodas para que o Colégio destine a alguma instituição.

Mesmo com o ponto alto da pandemia de Covid-19, que impossibilitava o recebimento presencial das coletas, o projeto se manteve vivo graças ao esforço dos alunos e campanhas virtuais para que a comunidade continuasse engajada.

As ações realizadas pelos alunos, supervisionadas pela coordenação do CAS – Criatividade Atividade e Serviço do Programa do Diploma IB, se mantiveram desde a divulgação até a gestão da organização interna.

Durante todo processo, os alunos aprenderam a desenvolver um projeto por etapas e aprimoraram habilidades importantes, como iniciativa, planejamento, trabalho em equipe, resolução de problemas e reconhecimento de questões de importância global.

Como resultado desse esforço, da volta às atividades presenciais e da colaboração de toda a comunidade escolar, o projeto alcançou sua meta e entregou, em dezembro de 2021, a primeira cadeira de rodas da Red Arteris à Comissão de Humanização do Hospital Infantil Darcy Vargas. A Comissão atuou como intermediária para levar a cadeira a um paciente que precisava dela com urgência.

O Colégio agradece a todos que contribuíram para o sucesso do projeto durante esses anos e incentiva a comunidade a continuar colaborando. Essa atitude é fundamental para que possamos entregar, em menos tempo, mais cadeiras de rodas às instituições que precisarem.

 “Mucha gente pequeña, en lugares pequeños, haciendo cosas pequeñas, pueden cambiar el mundo”. Eduardo Galeano.

Projeto Lacre Amigo
Professora Rocío Eiras de Simón – coordenadora do CAS – Criatividade Atividade e Serviço do Programa do Diploma IB
Alunos responsáveis:
2018: Francisco Stelzer, Gabriela Onias, Maria Eduarda Contieri e Rafaela Gibin.

2019: Alice Godinho, Beatriz Wahle e Heloisa Maimone.
2020: Carolina Mitev, Eduardo Baldini, Manuela Rocha e Marina Janowitzer.
2021: Manuela Cury, Melina Bordon e Manuela Senra.