SALA DOS PROFESSORES

Para o momento atual: afeto, humor e amor!

Por: Diego Zambrano, Hallena Thomazini e Tábata Andúgar | abril de 2021.

“Confía en el tiempo, que suele dar dulces salidas a muchas amargas dificultades”. – Miguel de Cervantes

Pois é, expressões como isolamento social e pandemia pareciam tão distantes de nossas realidades e, de repente, fomos pegos de surpresa…Não podíamos sair de casa, abraçar as pessoas que amamos, comemorar em família datas importantes, trabalhar fora e o pior: as escolas foram fechadas.

O ensino remoto, até então mero conhecido, passou a fazer parte de nossa rotina. Com isso, surgiu a preocupação: como motivar os alunos sem que eles percam o interesse por nós e por aquilo que queremos transmitir?

Nós, professores de crianças tão pequenas, de 3 a 5 anos de idade, ganhamos novos espectadores: pais, avós, irmãos, babás e até animais de estimação. Invadimos as casas de vocês e passamos a frequentá-las diariamente, expusemos nossos métodos, nossos erros, passamos por cima de nossas vergonhas e, sobretudo, fizemos o possível para levar ao ambiente familiar histórias divertidas e músicas animadas, além de muita cultura, que é o que impulsiona a vida!

Tentamos, por meio do afeto, do humor e, principalmente, do amor, amenizar as saudades do ambiente escolar e transmitir segurança e proteção não só aos pequenos, mas a toda a sua família.

Apesar de todas as dificuldades da educação a distância, principalmente no que diz respeito a crianças tão pequenas, foi mostrada por parte dos pequenos alunos uma capacidade além do esperado, participando com um sorriso e interesse muitas vezes maior do que o dos próprios adultos.

As crianças são nossos maiores exemplos de superação e adaptação. Nós, educadores, temos o papel de ensinar, contudo são elas quem estão nos ensinando a ter mais paciência, positividade e a encarar esta nova realidade com a mesma ternura e resiliência.

Durante toda essa trajetória, o que podemos afirmar com certeza é que, se existe parceria e confiança na relação entre escola e família, conseguiremos vencer essa pandemia com saúde mental e seguir em frente juntos e mais fortes.

 

Diego Zambrano é pedagogo com especialização em Educação Infantil, licenciado em Antropologia Cultural e Social e autor do livro Lenguaje y comunicación no verbal,  da editora Punto Rojo.

 

 

 

Haleena Sales Thomazini é pedagoga pela Universidade Estadual de Minas Gerais e pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estácio de Sá.

 

 

 

Tábata Andúgar Bessa Lima é pós-graduada em Psicopedagogia e pedagoga com especialização em Educação Infantil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, é pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Cruzeiro do Sul e possui cursos de extensão universitária em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Itard.