INSTITUCIONAL

Congresso ICLOC 2023

Professoras do Colégio Miguel de Cervantes compartilham experiências e boas práticas

No dia 2 de setembro, as professoras Cláudia Gamella, Cássia Bernardino e Luciana Calegari se uniram à 14ª edição do Congresso de Educação do Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC) de Práticas na Sala de Aula para uma troca de experiências e parcerias colaborativas com outros profissionais, enriquecendo o ambiente educacional e contribuindo para uma educação adaptada às necessidades em constante evolução dos alunos.  

As professoras da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental, Cláudia Gamella e Luciana Calegari, apresentaram o tema “A Roda: espaço de encontro, descoberta, afeto, olhar e conexão”. Foi comunicado que a roda, na cultura da infância, proporciona a ativação do corpo e uma experiência pulsante que integra o pensar, o sentir, o agir e o interagir, promovendo um desenvolvimento harmonioso em todas as aprendizagens, incluindo o pensamento comunicativo, crítico e científico, além de potencializar a interação social e afetiva. As rodas de história, de cantoria, de brincadeiras, de escolha, de passar, de movimento, de apreciação, de dança, de nutrição, entre outras, simbolizam ciclos e renovações, conectando-se à vida, à natureza e aos ritmos do corpo. Assim, como espaço do brincar, transcende sua dimensão física e se torna representativa das múltiplas possibilidades das relações humanas. 

A apresentação da professora de Música dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Cássia Bernardino, foi sobre as boas práticas no ensino de teoria musical, mostrando o quanto os jogos musicais são importantes para o conhecimento de leitura e escrita da música. A professora demonstrou o quanto o estudo da teoria pode ser interessante e estimulante e que, por meio de atividades lúdicas, é possível aprender e entender o sistema de escrita musical, bem como associar tais símbolos às propriedades do som. Na sequência didática apresentada, foram exemplificadas atividades variadas, tais como jogos cooperativos, vivências corporais, experimentações sonoras, práticas instrumentais e atividades digitais interativas desenvolvidas pela professora e disponibilizadas na plataforma Moodle.  

O Colégio Miguel de Cervantes parabeniza a todos os professores que estão comprometidos com a busca constante por atualização e pesquisa em congressos e seminários de educação, desempenhando um papel fundamental no aprimoramento da qualidade do ensino.