SALA DOS PROFESSORES

Assembleia de Classe 1º ciclo do Ensino Fundamental

Por: Rosimeire Vicente

Em concordância com as competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pautado em pelo menos sete delas, o Projeto Assembleia de Classe do 2º e 3º anos tem como objetivo fomentar a participação dos estudantes por meio de reflexões a respeito de situações e projeções afetivas positivas do cotidiano que incidam, cada vez mais, na conquista de melhoria da convivência escolar e na formação ética dos membros da comunidade. É uma ação de prevenção e solução de conflitos, além de construção da cidadania.

Os encontros das turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental com a orientadora educacional, professoras e, eventualmente, com o psicólogo escolar, ocorrem de acordo com as demandas de cada turma. Os temas abordados estão de acordo com as necessidades dos alunos e são sugeridos por eles, com base nas percepções que possuem perante as relações e o ambiente de convivência.

Regularmente, as crianças contam com duas caixas de sugestões em sala de aula, para que contribuam com temas que lhe chamam a atenção ou que necessitem de reflexão e discussão coletiva para chegarem a uma resolução comum. Os assuntos são diversos, contemplando a organização dos parques, uso da tecnologia, conflitos interpessoais, temas da atualidade, ideias para um mundo mais sustentável, o respeito entre as pessoas, ações sobre o meio ambiente e de bem-estar, entre outros.

Portanto, o projeto tem como intenção trazer para o espaço coletivo a reflexão sobre os fatos do cotidiano, incentivando a participação de todos os alunos, trabalhando com os princípios de igualdade e equidade nas relações interpessoais, criando alternativas e soluções coletivamente, a fim de construir habilidades de diálogo, de valores de não violência, justiça, democracia, solidariedade e respeito mútuo. Consequentemente, é fomentado o desenvolvimento da autonomia moral e ética.

 

Rosimeire Vicente é orientadora educacional do Colégio Miguel de Cervantes do 1º ciclo do Ensino Fundamental.
Mestre e Doutora em Educação: Psicologia da Educação – PUC SP.
Especialista em Alfabetização e em Relações Interpessoais e de Construção Ética – ISEVEC