SALA DOS PROFESSORES

Professoras do 5º ano brilham em Workshop Minecraft Education

Por: Deborah Ferrari e Grace Gonçalves | 13 de dezembro de 2023.

Workshop

Nos meses de setembro e outubro, as professoras do 5º ano do Colégio Miguel de Cervantes foram guiadas por um workshop transformador de Minecraft Education, ministrado pela professora e supervisora de Tecnologia Educacional, Grace Gonçalves.

Durante os encontros do workshop, as professoras mergulharam nos recursos e possibilidades da versão educacional do Minecraft, aprendendo comandos básicos e ferramentas educacionais específicas da versão “Education”, os quais enriquecem as propostas de salas de aula. Com apoio da equipe de TE, elas exploraram o potencial da plataforma. Assim, descobriram formas práticas de integrá-la ao currículo do 5º ano e como elaborar projetos inovadores utilizando o Minecraft Education enquanto ferramenta de colaboração e criatividade.

Sobre o projeto – Inovação na construção de São Paulo

As professoras aprenderam a alinhar as atividades do Minecraft com os objetivos pedagógicos específicos do 5º ano. Inspiradas pela experiência que tiveram durante os encontros de formação, elas propuseram para seus alunos um projeto de geografia inovador chamado São Paulo melhor!, cujo objetivo era construir virtualmente a cidade de São Paulo e propor inovações para enfrentar os desafios presentes na realidade paulistana.

O projeto contou de forma integral com suporte técnico da equipe de TI, além de acompanhamento pedagógico da equipe de TE e da Coordenação Pedagógica. O projeto São Paulo melhor! foi favorecido pela metodologia de Design Thinking, cuja proposta é desenvolver as habilidades crítica e analítica para resolução de problemas, concomitantemente ao forte poder da gamificação no engajamento dos alunos. Desse modo, possibilitou-se que a tecnologia fosse uma aliada eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Reconhecimento

Em dezembro de 2023, as professoras Daniela Sermenho, Deborah Ferrari, Elisangela de Camargo, Gisele de Queiroz, Isabel Siqueira, Karin Lellis, Katia Sato, Rita Nardomarino, Sueli da Silva e Viviane Moreira foram reconhecidas ao receberem certificados de participação. Esse reconhecimento, endossado pela Microsoft e pela equipe de Tecnologia Educacional do Colégio, destaca não apenas o aprendizado adquirido, mas também o compromisso contínuo das professoras com a inovação educacional.

A equipe de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes expressou orgulho pelo comprometimento e projeto elaborado pelas professoras, afirmando que iniciativas como essas são fundamentais para moldar o futuro dos estudantes, além de desenvolver habilidades comportamentais e competências subjetivas difíceis de avaliar. “O trabalho da equipe de TE valoriza profundamente o engajamento e a inovação trazidos pela equipe pedagógica“, destacou Grace Gonçalves.

O workshop sobre Minecraft Education não apenas apresentou novidades e recursos da plataforma às educadoras, mas também incentivou uma abordagem dinâmica, prática e envolvente no processo educacional no Colégio Miguel de Cervantes. Com a crescente importância da tecnologia na educação, essas iniciativas certamente deixarão um impacto duradouro nos estudantes que participaram e inspirarão futuras abordagens pedagógicas inovadoras.