ENSINO FUNDAMENTAL I

Tecnologia na pré-adolescência

Nos dias 26 e 27 de abril, os alunos do 4º e 5º anos assistiram a uma palestra sobre o tema

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de abril de 2022.

A equipe de tecnologia educacional (TE) preparou um encontro incrível com os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para abordar as vantagens e os cuidados necessários para o uso da tecnologia.

O coordenador do Departamento de Tecnologia Educacional, Antonio Abello Rovai, iniciou o encontro com reflexões sobre a utilização da tecnologia de modo responsável e seguro, ressaltando seus aspectos positivos, como o acesso à informação, desenvolvimento do raciocínio lógico, entretenimento, entre outros. Suas reflexões apontaram também a necessidade de atenção perante aspectos que podem trazer prejuízo, como o imediatismo na obtenção de informações, o predomínio das relações virtuais nas redes sociais digitais e o risco de dependência.

Na sequência, a especialista em tecnologia educacional, Grace Kelly Gonçalves, falou sobre segurança na rede e orientou os alunos sobre como escolher e atualizar senha pessoal e da importância do não compartilhamento das senhas. Ela também explicou o conceito de pegada digital, que são as informações compartilhadas na rede e a responsabilidade sobre uso de imagem nas redes sociais, principalmente as de colegas. Grace reforçou a necessidade da autorização para publicação de fotos de colegas.

Sobre redes sociais e uso de celular, a professora Tânia Tofolli falou a respeito da idade mínima para uso de aplicativos de mensageria e redes sociais, além de abordar os aspectos positivos e negativos dos aplicativos. A professora destacou a importância da manutenção das relações pessoais presenciais e falou sobre as regras de uso dos dispositivos móveis no Colégio Miguel de Cervantes, que restringe o uso a momentos pontuais e de forma gradativa.

A professora Pollyana Cipriano Cardoso deu explicações sobre o comportamento em ambientes virtuais, que deve ser o mesmo a ser cultivado em todos os momentos de nossa vida, exercitando virtudes e valores como empatia e respeito. Pollyanna também falou sobre jogos on-line e os cuidados para o uso adequado e com tempo determinado.

Na sequência, o professor Antonio retomou a palavra para falar aos alunos sobre dependência tecnológica. Com base na palestra do Dr. Rodrigo Menezes Machado, promovida pelo Departamento de Tecnologia Educacional, ministrada em abril para famílias e alunos do Ensino Fundamental II, Antonio deu esclarecimentos sobre o desenvolvimento do cérebro e do córtex pré-frontal, responsável por regular escolhas. Ele destacou que essa parte importante do cérebro humano só se desenvolve completamente aos 20 anos e que, portanto, é necessário que crianças e jovens contem com a ajuda dos adultos para intermediar sua relação com a tecnologia.

A atividade proposta para o 4º e o 5º ano, o encontro com a equipe de TE, faz parte de um conjunto de ações planejadas com o objetivo de promover boas práticas de cidadania digital e conscientização sobre o uso seguro e responsável da tecnologia no Colégio Miguel de Cervantes.