#cmcDicasCulturais





 




 

BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

 

DICAS CULTURAIS – SETEMBRO 2025

A partir de março de 2025, a biblioteca, em colaboração com a Comissão ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais), passou a divulgar em suas dicas culturais, algumas ações voltadas à promoção de uma educação antirracista.


 

1ª FEIRA LITERÁRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (FLIPED) 

A 1ª edição da Feira Literária da Pessoa com Deficiência, a FLIPED, acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro Cultural de São Paulo. O evento vai promover acessibilidade e inclusão no universo literário. A programação contará com lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas,  sessões de contacao de histórias, encontros com autores e exposição de editoras.  

Dias: 19, 20 e 21 de setembro 

Mais informações pelas redes sociais da @smpedsp e @smculturasp  

 

29ª FESTA DO IMIGRANTE 

O Museu da Imigração realiza a 29ª edição da Festa do Imigrante no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, com o objetivo de valorizar as heranças culturais e tradições de diversas nacionalidades, por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes. A edição de 2025 reunirá grupos e representações de diferentes países e regiões, promovendo uma rica programação com música, dança, artesanato e gastronomia. Nesta edição especial, os ingressos serão gratuitos, respeitando a capacidade máxima do espaço. 

Dias: 27 e 28 de setembro  

Mais informações: museudaimigracao  

 

36ª BIENAL DE SÃO PAULO 

Com abertura em 6 de setembro, a 36ª Bienal de São Paulo apresenta uma proposta curatorial que valoriza o encontro, a escuta e a coexistência. Inspirada no poema “Da calma e do silêncio”, de Conceição Evaristo, a edição reúne cerca de 120 artistas e coletivos de diversos continentes, com obras que abordam temas como pertencimento, memória, resistência, cuidado e beleza. A mostra ocupa o Pavilhão Ciccillo Matarazzo com seis capítulos temáticos, e parte da programação se estende a outros espaços da cidade. 

Destaques incluem a programação Conjugações, com debates e performances, e o projeto Aparições, que leva fragmentos da mostra a locais públicos de São Paulo e do mundo via realidade aumentada. 
O evento também conta com um dos maiores programas editoriais de sua história, com publicações bilíngues distribuídas gratuitamente no Brasil. 

Abertura: 6 de setembro 
Mais informações: www.bienal.org.br 

 

36ª EXPOSICAO DE IKEBANAS 

A Associação Ikenobo Kadokai Nambei Shibu (América do Sul) vai realizar a sua 36ª exposição anual celebrando os 130 anos de amizade Brasil e Japão. Serão apresentados mais de 40 trabalhos de artistas florais de idades variadas, desde crianças até professores com muitas décadas de estudo da arte floral japonesa. A exposição vai exibir trabalhos tradicionais e contemporâneos, e utilizar várias espécies de plantas orientais e ocidentais.  

Dias: 11, 12, 13 e 14/09, no Centro Cultural São Paulo. Informações: https://centrocultural.sp.gov.br/36o-exposicao-de-ikebanas/  

 

42ª EXPOFLORA HOLAMBRA  

Em sua 42ª edição, a Expoflora celebra o início da primavera com a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento reúne cultura holandesa, gastronomia típica, apresentações de danças folclóricas, passeios turísticos e a tradicional Chuva de Pétalas – momento simbólico que emociona o público. Além disso, há mostras de paisagismo, venda de flores e produtos artesanais, promovendo o turismo na região. 

Datas: 29 de agosto a 28 de setembro (sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h) 
Mais informações: www.expoflora.com.br 

 

CAMINHOS DA LITERATURA COREANA NO BRASIL: HAN KANG 

Serão cinco encontros, com três bate-papos, um clube de leitura e uma oficina de desenho, que têm como objetivo discutir desde os aspectos históricos, culturais e sociais que compõem os textos de Han Kang (vencedora do Nobel de 2024) até como a subjetividade, o trauma, e a violência passaram a ser uma marca na produção da autora coreana. Os encontros serão mediados pela quadrinista Ing Lee, pela pesquisadora Carolina Ferreira, pelas jornalistas Iara Biderman e Paula Carvalho, e pela tradutora Natália Tae Maciel Okabayashi. 

Dia: 16 de setembro a 17 de outubro.  

Mais informações: literatura-coreana-no-brasil 

 

EXPOSIÇÃO: HIP HOP 80’SP: SÃO PAULO NA ONDA DO BREAK 

Mais de 40 anos após a chegada do hip-hop em São Paulo, esta exposição imersiva no Sesc 24 de Maio recria os primeiros passos da cultura urbana na cidade. Com curadoria de nomes fundamentais da cena (OSGEMEOS, KL Jay, Thaíde, entre outros), a mostra apresenta mais de 3.000 itens – de figurinos originais a equipamentos de som e registros raros. A exposição destaca os quatro pilares do hip-hop (MC, DJ, graffiti, breakdance) e sua importância como expressão social, cultural e política, especialmente entre os jovens das periferias paulistanas durante os anos 1980. 

Datas: 24 de julho de 2025 a 29 de março de 2026 
Mais informações: Sesc SP – Hip Hop 80’sp  

 

EXPOSIÇÃO IN.VISÍVEL – O QUE NÃO SE VÊ, SE SENTE 

A mostra apresenta uma seleção de fotografias realizadas durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 a partir de uma percepção sensorial única. Os registros de João Maia, que é cego, revelam mais do que cenas: transmitem estados, pulsações e presença. A exposição propõe uma reflexão profunda sobre inclusão, acessibilidade e representatividade, mostrando que a fotografia vai além da visão: é também escuta, memória e sentimento. Ao tornar visível o que muitos não percebem, In.Visível convida a repensar os sentidos, os corpos e as narrativas que ocupam o esporte e a arte. A exposição conta com recursos de acessibilidade como vídeo em Libras e audiodescrição das obras.  

Mais informações: exposicao-in-visivel 
 

EXPOSIÇÃO: MUNDO ZIRA (ZIRALDO) 

A exposição “Mundo Zira” apresenta um passeio interativo pelo universo criativo de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a personagens clássicos como Flicts, O Menino Quadradinho e A Turma do Pererê. Voltada ao público de todas as idades, a mostra combina design interativo, artes gráficas e projeções digitais, proporcionando uma experiência imersiva que estimula a imaginação e celebra a literatura infantojuvenil brasileira. Os visitantes também podem cocriar com as obras, personalizando artes digitais inspiradas nos traços do artista. 

Datas: 16 de agosto a 27 de outubro 
Mais informações: Exposição Mundo Zira – CCBB 

 

MIMO FESTIVAL  

A quarta edição do festival cinta com mais de 50 atrações totalmente gratuitas no Centro Histórico de São Paulo, de 19 a 21 de setembro. Shows, concertos, rodas de conversas, DJs, Workshop e uma mostra de cinema. É programação intensa para mergulhar em música, cultura e encontros criativos.  

Dias: 19 a 21 de setembro 

Mais informações: mimofestival.com 

 

TEATRO INFANTIL: PROCURANDO LUIZ 

O premiado espetáculo infantil “Procurando Luiz” volta a São Paulo celebrando uma década desde sua estreia. A peça, inspirada no universo poético de Luiz Gonzaga, apresenta a história de uma criança em busca de seu avô, guiada por canções e símbolos do Rei do Baião. É uma produção do Grupo Cena Teatral voltada ao público infantojuvenil, com entrada gratuita, valorizando a cultura nordestina e a musicalidade brasileira. 

Datas: 6 a 28 de setembro (sábados e domingos, às 16h) 
Mais informações: Sympla – Procurando Luiz 

 

TEATRO INFANTIL: CARO KAFKA 

Baseado em um episódio real da vida de Franz Kafka, o espetáculo “Caro Kafka” traz uma narrativa sensível e poética: ao encontrar uma menina chorando por ter perdido sua boneca, Kafka inventa que a boneca partiu em viagem e começa a escrever cartas semanais para consolar a criança. A peça entrelaça essas cartas fictícias com passagens das obras mais icônicas do autor, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, refletindo sobre a condição humana e a empatia. 

Datas: 13, 14, 20 e 21 de setembro (sábados e domingos, às 15h) 
Mais informações: Caro-Kafka  

 

 DREAMGIRLS: EM BUSCA DE UM SONHO 

Dreamgirls retrata a ascensão de um grupo de cantoras afro-americanas nos Estados Unidos na década de 60. A trama reflete a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos Estados Unidos durante os anos 60 e 70, abordando pautas como racismo, desigualdade de gênero, o preço da fama e a complexidade das relações pessoais e profissionais no showbiz. A história é centrada nas The Dreamettes, um trio formado pelas personagens Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que começam suas carreiras participando de concursos amadores e como backing vocals de Jimmy Early, e atingem o sucesso tornando-se as The Dreams. 

Datas: 11 de setembro a 30 de novembro 

Mais informações: DreamgirlsSYMPLA  

Agende uma visita

26/01/2026
Segunda-feira Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 das 09:30 às 10:30