BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

Fevereiro de 2024

Chaves: a exposição

Prepare-se para uma viagem onde a nostalgia e a história de um legado se unem! Em Chaves: a exposição, você desvendará as curiosidades e segredos mais bem guardados da vila que aprendemos a amar no ano em que celebramos 40 anos da estreia da série no Brasil! A obra de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin Colorado, será exposta pela primeira vez com itens originais, espaços imersivos e interativos dispostos em 26 salas que somam mil metros quadrados e recriam de maneira fiel dezenas de cenários icônicos. Além disso, há muito mais para você descobrir, rir e se emocionar!

Até 30 de março.

Mais informações em: https://misexperience.org.br/chaves-a-exposicao/


Exposição Araetá: a literatura dos povos originários

A obra de mais de 100 autores indígenas recebe destaque em um amplo recorte da literatura feita por povos originários. São contos, mitos, poesias e romances que passam por reflexões filosóficas, ativismo ambiental, discussões sobre ancestralidade e criação do mundo, além de fotografias e objetos artísticos.

Até 17 de março.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/araeta-a-literatura-dos-povos-indigenas/


Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira

O trabalho de 61 artistas negros brasileiros em diferentes plataformas foi reunido para compor a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. Os artistas Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim representam os cinco eixos que discutem a presença negra na arte do período pré-moderno aos dias atuais.

Até 18 de março.

Mais informações em: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/encruzilhadas-da-arte-afro-brasileira/


Exposição Histórias Indígenas no MASP

A exposição Histórias Indígenas, realizada no MASP, apresentará diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio da arte e da cultura visual. Com a curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena, a exposição reúne obras de várias mídias e tipologias, origens e períodos, desde o período anterior à colonização europeia até o presente.

Até 25 de fevereiro.

Mais informações em: https://masp.org.br/exposicoes/historias-indigenas


Exposição Mônica 60 anos – Sempre fui forte

Celebrando seis décadas da icônica personagem Mônica, a Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a Casa das Rosas, prepara mais uma emocionante ação, desta vez uma imersão completa na história da garota forte e amada por milhões ao redor do mundo. A mostra, composta por 12 salas, trará a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural.

Até 20 de fevereiro.

Mais informações em: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/exposicao-mnica-60-anos-sempre-fui-forte


Exposição: Zélio – Obras Selecionadas

A obra de Zélio Alves Pinto, ao longo de sua carreira, transitou por múltiplas expressões artísticas. Zélio é pintor, ilustrador, artista gráfico, cartunista, escritor e jornalista. As peças escolhidas por uma mostra a respeito do artista trazem obras de acervo dos anos 1970, 1990 e muitas outras mais recentes. Entre as técnicas estão nanquim sobre papel aquarela, acrílica e técnica mista, além de xilogravuras. A mostra ocorre no espaço Depósito Moringa, na Avenida 14 de dezembro, n.º 786, em Jundiaí.

Mais informações em: https://canalarte1.uol.com.br/conteudo/mostra-individual-de-um-dos-maiores-icones-das-artes-do-pais-entra-em-cartaz

Até 15 de março.


Teatro infantil: Momo e o Senhor do Tempo

Quão importante é o tempo para você? Na peça Momo e o Senhor do Tempo, a órfã Momo aparece misteriosamente em uma cidade e se instala nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Lá, onde as crianças desaprenderam a brincar, pouco a pouco ela as ensina a redescobrir esse prazer. Entre brincadeiras, lições e aprendizados, tudo parece fazer sentido até que os Seres Cinzas começam a comprar o tempo das pessoas e a trocá-lo por moedas, o que nada agrada os cidadãos. Com sua percepção e sua coragem, Momo mergulha nessa aventura para salvar a cidade e devolver o tempo a seus verdadeiros donos. Para isso, ela terá a ajuda de seus amigos: o Senhor do Tempo e Cassiopeia, uma tartaruga que não tem pressa nenhuma.

Até 24 de fevereiro.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/momo-e-o-senhor-do-tempo-6/


Teatro: Tarsila, a brasileira

Num verdadeiro passeio pelo início dos anos 1900, a peça de teatro Tarsila, a brasileira propiciará ao público contato com ícones como Anita Malfatti (Keila Bueno), Mário de Andrade (Dennis Pinheiro) e Menotti del Picchia (Ivan Parente), que, com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, formaram o quinteto de modernistas responsáveis por mudar a história da arte brasileira.

De 25 de janeiro até 26 de maio.

Mais informações em: https://bileto.sympla.com.br/event/88581/d/226951


Ano Novo Chinês na Liberdade

Como já é tradição na cidade, o Ano Novo Chinês será celebrado com um grande festival no bairro da Liberdade. A chegada no Ano do Dragão terá a clássica Dança do Leão e do Dragão, apresentações musicais, atividade culturais e muitas comidas típicas.

Dias 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 18h na Praça da Liberdade.


Beetlejuice, o musical – Teatro Liberdade

O espetáculo Beetlejuice, o musical é baseado no filme Os fantasmas se divertem, de Tim Burton. Estrelado por Eduardo Sterblitch, o musical conta com cenário gigantesco, diversos efeitos especiais e promete muitas surpresas para o público.

Estreia no dia 22 de fevereiro.

Mais informações em: https://bileto.sympla.com.br/event/85714/d/210756