Editoras – Leituras e atividades

Companhia das Letras
Parte do projeto #Leiaemcasa, da Companhia das Letras, os Diários de isolamento estão oferecendo uma série de conteúdos especiais para quem vai permanecer em casa nos próximos dias e pretende fazer um registro coletivo de uma experiência nova, inesperada, cheia de incertezas, cujo tempo de duração ainda não sabemos.
A ideia é tentar diminuir a distância entre as pessoas, aproximando vozes distintas, de áreas, opiniões e idades variadas, como uma conversa em que os relatos se complementam. A cada dia um autor diferente traz para o leitor um texto sobre a vivência deste momento difícil em que a união é fundamental para mantermos a saúde física e mental. Jessé Andarilho abre a série dos Diários, que conta com a participação de Elvira Lobato, Fábio Moon, Jarid Arraes, Eliana Souza Silva, Alejandro Chacoff e Luisa Geisler.
Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/secoes/visualizar/Diarios-do-isolamento
Acompanhe as Lives no Instagram #Leiaemcasa @companhiadasletras

Brinque-Book
A editora Brinque-Book criou o projeto #FiqueEmCasa, que conta com atividades e conteúdo para as crianças, tais como: contação de histórias, com a Marina Bastos, podcasts para ouvir a narração de alguns livros, receitas salgadas e doces, com um vídeo novo toda sexta-feira, além de vídeos curtos com autores e ilustradores, toda quarta-feira, para que falem sobre os seus processos de criação.
Acesse em: https://oportunidades.brinquebook.com.br/fiqueemcasa

Coletivo Leitor
Dicas para ampliar a leitura dos alunos:
Confira em: https://www.coletivoleitor.com.br/como-ler-mais-dicas-para-ampliar-a-leitura/?utm_source=whatsapp&utm_medium=regua-relacionamento&utm_campaign=ler-mais

Santillana
Maratona Edu
Contações de histórias, livros literários com aventuras incríveis, vídeos, dicas de brincadeiras e muito mais para toda a família.
Confira: https://www.gruposantillana.com.br/maratona.edu/familia

Livros infantis para leitura on-line – A Taba
Desde o início do isolamento, diversas instituições e editoras disponibilizaram alguns livros para download gratuito, inclusive livros infantis. Entre as obras disponíveis em e-book, podemos encontrar exemplares da editora Brinque-Book, Pulo do Gato, Companhia das Letrinhas, Tricoleca e da Fundação Itaú Social. Os acessos foram compilados pela Taba (Clube de Assinaturas de Livros Infantis).
Vale a pena conferir: https://blog.ataba.com.br/ebooks-infantis-gratis/

Libros y Casas – Catálogo gratuito de obras argentinas
A biblioteca digital de “Libros y Casas” é um catálogo gratuito, acessível e diversificado, composto por mais de 150 títulos de autores argentinos. Nele você encontra material de ficção, livros ilustrados, histórias em quadrinhos, manuais, livros históricos e jornalísticos para toda a família.
É um programa da Secretaria de Gestão Cultural do Ministério da Cultura da Nação Argentina, cujo objetivo é aproximar os livros dos lares e democratizar o acesso à leitura, contribuindo para a formação do pensamento crítico e a construção da cidadania.
Disponível em: https://librosycasas.cultura.gob.ar/libros/

Marvel disponibiliza HQs on-line
A Marvel preparou para seus leitores mais de 200 HQs on-line, gratuitas, com histórias emocionantes de diversos heróis.
Vale a pena conferir: https://www.marvel.com/comics/list/623/get_started_with_free_issues?&options%5Boffset%5D=0&totalcount=72

Turma da Mônica – Cartilha “Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus”
Para colaborar na orientação das famílias brasileiras sobre os cuidados com os alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus, personagens famosos dos quadrinhos são importantes aliados. Com essa ideia, a Mauricio de Sousa Produções elaborou uma cartilha com a Turma da Mônica e contou com o auxílio do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP para o conteúdo.
A cartilha apresenta a personagem Magali, famosa por ser fã de comida, com dicas importantes sobre higienização de alimentos, como manusear corretamente as compras do supermercado, armazenamento dos produtos e o que fazer com as compras feitas por delivery.
O material de 11 páginas é gratuito e tem instruções fáceis de entender.
Leia em: http://forc.webhostusp.sti.usp.br/forc/arquivos/paginas/Cartilha%20da%20Turma%20da%20Monica.pdf

Coronavírus – um livro para crianças
Escrito com a ajuda de diversos especialistas em saúde e profissionais de educação, o livro traz explicações simples e claras a respeito do coronavírus e de seu impacto na saúde e no dia a dia de todos nós. As instrutivas e divertidas ilustrações são assinadas por Axel Scheffler, premiado ilustrador conhecido mundialmente pela publicação de O grúfalo.
Leia em: https://oportunidades.brinquebook.com.br/fiqueemcasa_livrocorona

Harry Potter At Home
Harry Potter em casa é uma maneira de trazer a mágica para as casas das pessoas, lançando um feitiço de banimento no tédio. O novo site tenta “Trazer Hogwarts até você” e oferece às crianças uma mistura de vídeos de artesanato, quebra-cabeças, testes e leituras especiais, como a leitura do primeiro capítulo de Harry Potter e a Pedra Filosofal feita pelo ator Daniel Radcliffe.
Conheça o site em: https://www.wizardingworld.com/collections/harry-potter-at-home

Centenários de João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector
O site da Revista Prosa Verso e Arte, disponibilizou o desenho animado “Morte e Vida Severina” baseado na obra prima homônima de João Cabral de Melo Neto.
Assista o vídeo: https://www.revistaprosaversoearte.com/morte-e-vida-severina-em-desenho-animado-baseado-na-obra-prima-homonima-de-joao-cabral-de-melo-neto/
O Instituto Moreira Salles organizou um site sobre a vida e obra da escritora Clarice Lispector.
Visite o site em: https://claricelispectorims.com.br

Livros com acesso online – Edições SM
A editora SM, junto com os autores e ilustradores, disponibilizaram na íntegra e em caráter gratuito, as obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor, para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares. http://barcoavapor.smeducacao.com.br/literatura-em-casa/

Poesia – Acervo completo da Coleção Leve um Livro
Poesia circulando nas ruas, para o maior número possível de pessoas. Essa foi a ideia que motivou a criação da coleção Leve um Livro. A idealização do projeto era simples: 71 poetas de todo o Brasil foram convidados a publicar microantologias, duas a cada mês, ao longo de um ano. Agora os 72 livros estão disponíveis online e também no SoundCloud, onde você pode ouvir os poemas recitados pelos próprios autores.
https://faziapoesia.com.br/acervo-online-completo-colecao-leve-um-livro-em-pdf-19a1618cb8a1

Livro com passatempos – UFPR
Um grupo de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ligadas ao projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, lançou, um livro gratuito com passatempos sobre as mulheres cientistas no combate ao coronavírus. O material é voltado para o público em geral, com atividades para crianças, jovens, adultos e idosos, que vão de caça-palavras e palavras-cruzadas a desenhos para colorir. Nele, por exemplo, é possível obter informações de forma lúdica sobre o papel do grupo das cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus.
https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/2020/05/livreto-passatempos-mulheres-nas.html

Banco Itaú – Livros digitais interativos
O projeto do banco Itaú, “Eu leio para uma criança” disponibiliza na íntegra uma série de livros infantis digitais para os pais lerem gratuitamente com seus filhos. A coleção digital possui 16 títulos onde muitas das ilustrações são interativas, se destaca entre os livros a obra: “Super protetores” que é uma homenagem a todos os profissionais da saúde, escrito por Jessé Andarilho e com ilustrações de Ivy Nunes.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/

Machado de Assis – Acesso gratuito a vida e obras
Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibiliza de forma gratuita e organizada as edições digitais das obras de Machado de Assis até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.
http://machado.mec.gov.br/

Relatos de Crianças – Plataforma FTD
FTD lança plataforma que reúne 15 relatos de crianças de 12 países diferentes, elas contam como se sentem em relação a pandemia, quais as brincadeiras estão fazendo e como estão lidando com o ensino à distância. O brasileiro, Paulo Henrique, 6 anos que mora em São Bernardo do Campo, participou do projeto. A plataforma traz ainda, atividades, informações sobre o Covid-19 e dicas de como se concentrar nas aulas a distância.
https://nouniversodecasa.ftd.com.br/

30 Melhores Livros Infantis – Revista Crescer
Chegamos à 15ª edição desta lista que todos os apaixonados por livros infantis esperam. Com a colaboração fundamental de 43 jurados, CRESCER revela a vocês obras feitas especialmente para crianças e lançadas em 2019. Aproveite para enriquecer o seu acervo!
https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2020/06/os-30-melhores-livros-infantis-do-ano-2020.html?fbclid=IwAR0vonPjSknn849IOEPgqz8m8AVSSh8FfHJt5EKvpA8chlgoe2XW0lWAGGg

Bate-papo com Jarid Arraes
A escritora cearense Jarid Arraes fala sobre sua premiada carreira, segunda-feira, 22 de junho, das 19h às 20h. Filha de pai cordelista e mãe professora, desde pequena mergulhou na leitura de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos. Mais tarde, quando descobriu os livros de Conceição Evaristo, soube que podia também fazer suas próprias poesias e cordéis. Tem no currículo o premiado “Redemoinho em dia quente”, ganhador do Prêmio APCA de Literatura na categoria contos, e “Heroínas brasileiras em 15 cordéis”.
https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/