BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 18 de dezembro de 2020:

Especial de Fim de Ano e Férias

Sugestões Literárias:

Confira algumas sugestões de leitura para entrar no clima do Natal.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8qPrp4KgVWWR0xiZK2BInto7s8ZKjSvzn0Bh39ZFEeyeMZA/viewform  

Confira algumas sugestões de leitura para as férias.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBQzF2am7NkRs5pdKHnWjeawo1LRV8-ifRUqNglLlbivYhPg/viewform 


Sugestões Culturais: 

Espetáculo Um presente de Natal

Com 23 anos de estrada, passando por diversos palcos, versões e grandes apresentações em Natal e no interior do Rio Grande do Norte, o espetáculo Um presente de Natal chega, neste ano, à era virtual. Diante da pandemia do novo coronavírus, o auto natalino mais tradicional da cidade se reinventa e estreia no YouTube, dia 25 de dezembro, às 20h. Para essa edição, optou-se por transformar a apresentação em um produto audiovisual, que foi gravado e será disponibilizado na internet até o dia 6 de janeiro. Confira em:

 https://youtu.be/FyBFAj04Kss


Espetáculo O Quebra-Nozes

Neste ano de 2020, o espetáculo O Quebra-Nozes, com apresentação no Teatro Alfa, está em sua 37ª edição. Devido à pandemia, ele não poderá ser exibido de forma completa, pelo grande número de pessoas no elenco. Assim, para manter a tradição de Natal, a Cisne Negro Cia. de Dança adaptou o espetáculo apresentando os divertissements do II Ato de O Quebra-Nozes, seguido da obra Cânticos místicos, espetáculo de grande beleza plástica, com a maravilhosa música de Haendel, que culmina com o Aleluia, retratando como um todo o espírito de Natal, tão importante neste momento em que estamos vivendo.

O espetáculo também pode ser visto on-line, pela plataforma Sympla. A compra dos ingressos do espetáculo deve ser feita pela internet.

https://bileto.sympla.com.br/event/66989/d/91598


Faça você mesmo:

– Origami: faça sua guirlanda de Natal

Este vídeo é um tutorial que mostra passo a passo como fazer uma guirlanda de Natal toda feita de papel. O vídeo está disponível no canal @Oficina da Claudinha:

https://youtu.be/D0sT0b4Bxqc

Para arrematar, é possível confeccionar um laço de origami para enfeitar suas peças de Natal no mesmo canal, @Oficina da Claudinha, acessível pelo link: https://youtu.be/lMQYMFGRbEE

 – Como fazer anjos natalinos de papel

@Basteln mit Papier: https://youtu.be/4pk0goxMvsA

Árvore de Natal em 3D

Veja como fazer uma árvore de Natal fácil e bonita de papel.

@Crafty Daily: https://youtu.be/TZAsOQiZMEs

@DyasWorld: https://youtu.be/Ygel2mmOyog

Cartão pop-up: árvore de natal

@Basteln mit Papier: https://youtu.be/7TEBNi0sI1c

@Craftastic: https://youtu.be/0HObRSlgKr4

Cantata de Natal

No dia 24 de novembro, às 20h, acontece a famosa cantata Natal, um grito de paz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas. Por não ser possível a apresentação ao ar livre, o Mackenzie levará ao público uma apresentação virtual em forma de live, que poderá ser acompanhada pelo canal https://www.youtube.com/channel/UCAR79TJYxboP51zxAKK4wPw.

Confira uma das emocionantes cantatas da 8º Edição – Natal, um grito de paz! 2020: https://youtu.be/CzsQ54KmB34.

Natal do Palácio Avenida, em Curitiba

Um Natal cheio de histórias está chegando! Na plataforma exclusiva para celebrar os 30 anos do Natal do Palácio Avenida, em Curitiba, você pode criar o seu cartão para enviar a amigos e familiares, ouvir o podcast de Natal na voz de Gabriel Louchard, assistir a histórias de pessoas que acreditam na transformação dessa data e muito mais. Acesse agora e emocione-se:
https://nataldopalacioavenida.com.br

Festival de Natal

O Festival de Natal de São Paulo, promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Turismo, acontece entre os dias 11 e 23 de dezembro de 2020. Todas as apresentações serão transmitidas pelo Facebook e YouTube da SMTur, com intérprete de Libras. Não haverá público presencial nas atrações. Ao todo, estão programadas mais de 50 lives artísticas gratuitas. Ative o lembrete e fique por dentro!

YouTube da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo: https://www.youtube.com/channel/UCjsZP4Uu2tKWqkS7nXr-tvQ

Facebook da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo: https://www.facebook.com/turismoprefsp

http://tiny.cc/hf16tz


MIS Experience Exposição Virtual – Leonardo da Vinci

O primeiro espaço imersivo e interativo de São Paulo, disponível no ambiente digital desde agosto, agora está com acesso completamente gratuito até o dia 20/12/20. Para viver essa experiência multissensorial sem custo, basta acessar o link abaixo, preencher o cadastro e o ingresso chegará no seu e-mail.

https://davincidigital.byinti.com/#/ticket/


Super Férias em Casa –  SESI-SP

Lazer e diversão para crianças de 6 a 12 anos. Oficinas, gincanas, contação de histórias, teatro e muitas outras atividades para ninguém ficar entediado em casa. Para participar, acesse o link e preencha o formulário. 

https://bit.ly/SuperFeriasEmCasa


Exposição Retratos de Mulheres por Mulheres do SESI-SP

No dia 16 de dezembro, às 19h, haverá uma visita guiada virtual à exposição com o curador João Kulcsár. O evento ocorrerá por meio da plataforma Zoom. Para participar da atividade, é só fazer a inscrição no site e aguardar o envio do link por e-mail.

bit.ly/VisitaRetratosMulheres


2o. Festival Som da Pele

O Som da Pele é uma experiência de inclusão e capacitação de pessoas surdas. O festival é coordenado por Irton Silva, que é músico, pesquisador, pedagogo e produtor cultural. Por meio da MusiLibras – alfabeto musical em forma de sinais visuais, metrônomo visual e instrumentos adaptados com sensores e LEDs – a música é transmitida e ensinada aos deficientes auditivos. O festival acontece no dia 19/12, às 19h. Você pode acompanhar o evento pelo canal do YouTube.

https://www.youtube.com/user/Batuqueiros1/featured


Colônia de Férias Virtuais

As colônias de férias virtuais são a mais nova tendência da atualidade. Elas nada mais são do que uma forma de promoção de diversão e aprendizagem on-line.

Em outras palavras, esse tipo de atividade faz com que cada participante realize inúmeras atividades em sua casa, mas com o diferencial de que poderá ter uma experiência inesquecível de troca e interação, mesmo que a distância.

https://idocode.com.br/blog/educacao/colonia-de-ferias-virtual-espaco-de-entretenimento-e-educacao/


Cursos de idiomas nas Férias – inglês, francês e espanhol

O Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) da UFPE realiza cursos de férias 2021, com matrículas a partir da próxima segunda-feira (16), das 10h às 16h.

https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/VQX2pzmP0mP4/content/nucleo-de-linguas-e-culturas-nlc-promove-cursos-de-ferias-de-ingles-frances-e-espanhol/40615


Casa Tombada – Programação

Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A CASA TOMBADA – Lugar de Arte, Cultura e Educação – se sustenta na convicção de que a oralidade e a escritura são urgências e necessidades humanas. Sua programação de férias vai de 18/1 a 13/2/2021.

https://acasatombada.com.br/atmosfera/


Filmes para ver nas férias – Jornal Joca

Na última edição de 2020, o Joca fez uma lista com dicas de filmes para assistir nas férias. Confira ainda as estreias previstas para o próximo ano.

https://www.jornaljoca.com.br/filmes-para-ver-nas-ferias-e-as-estreias-de-2021/