Sebrae – cursos gratuitos
O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos para você fazer na quarentena. São mais de 100 cursos gratuitos para empreendedores, tais como Gestão de Pessoas, Liderança: Como Desenvolver Times de Alta Performance, Como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental, Como vender pela internet na crise do coronavírus, Marketing Digital e muito mais.  
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Cursos on-line de animação e storytelling da Pixar.
O aluno tem acesso a vídeos, textos, exercícios práticos sobre a mecânica 3D e dicas dos profissionais da Pixar. A Pixar é um dos parceiros da Khan Academy que oferece cursos gratuitos. Os conteúdos do curso Pixar in a Box trazem conhecimentos sobre animação com base nas tecnologias digitais utilizadas nos filmes da Pixar. Além disso, o aluno poderá aprender a construir e contar uma história, procurando entender melhor sobre técnicas de narrativa e criação de personagens.
Acesse em: https://www.khanacademy.org/partner-content/pixar

Embrapa – Curso de hortas em pequenos espaços
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está com inscrições abertas para seu primeiro curso on-line e gratuito de hortas para pequenos espaços, como corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas. Ele é autoinstrucional, tem uma carga horária de 12 horas e deve ser concluído em até 30 dias após a matrícula.
O curso foi criado pela Embrapa Hortaliças, de Brasília, diante da nova realidade do isolamento social, para quem sempre pensou em ter uma hortinha, mas nunca levou a ideia adiante por falta de tempo.
Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para o e-mail cnph.chtt@embrapa.br.
Faça sua inscrição aqui: https://www.embrapa.br/e-campo/hortas-em-pequenos-espacos

Curso on-line e gratuito de fotografia
MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York, nos Estados Unidos, oferece um curso on-line e gratuito sobre fotografia.
O curso Seeing Through Photographs (Enxergando Através de Fotografias) é composto por seis sessões que podem ser assistidas de acordo com a preferência de cada estudante. As aulas, baseadas no acervo fotográfico do museu, serão ministradas pela curadora Sarah Meister. Também contará com entrevistas em vídeo com especialistas da área.
O objetivo é ensinar os estudantes a olhar uma fotografia a partir de uma perspectiva crítica, observando como a técnica foi utilizada ao longo da história.
As inscrições devem ser feitas na plataforma Coursera: https://www.coursera.org/learn/photography

Cursos gratuitos – SENAI-SP
O SENAI-SP oferece gratuitamente para pessoas físicas 15 cursos totalmente on-line. Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais. Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão.
Conheça os cursos em: http://www.sp.senai.br/noticias/27/18167/senaisp-oferece-cursos-online-e-gratuitos-durante-crise-do-coronavirus.html

Oficina online de Artes Visuais
Oficina de artes visuais com o artista plástico Renato Renda, especialista em mediação de processos pedagógicos, artísticos e culturais. A oficina tem como objetivo a confecção de vasos, máscaras, gravuras, entre outros, utilizando materiais de fácil acesso. Para se inscrever é preciso preencher o formulário.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjoroKc5kTBznyp0V98OBkVY0e0-58ivk2RVh5DmyE-zDbww/viewform

Cursos online – Universidade Collège de France
A prestigiada Universidade Collège de France disponibiliza mais de 10.000 cursos online gratuitos. Cursos anuais, seminários, simpósios e outras conferências estão acessíveis em formato de vídeo e áudio. Além do site oficial, você também encontrará um grande número de conteúdo (podcasts, vídeos, etc.) diretamente na conta do YouTube.
https://www.college-de-france.fr/site/programme/index.htm
https://www.youtube.com/channel/UCzZiy3EANVAx7h2XYqXsVb

Curso sobre vinhos
A tradicional vinícola chilena Concha y Toro lançou um curso online e gratuito sobre vinhos. O curso é composto por cinco módulos que abordam diferentes aspectos sobre essa bebida dos deuses, como a história dos vinhos (módulo I); o processo de vinificação (módulo II); os climas ideais para plantar as diferentes uvas e os vários tipos de vinho (módulo III); o envelhecimento dessa bebida (módulo IV) e como servir e harmonizar o vinho (módulo V). As aulas são ministradas em português pelo sommelier Gianni Tartari e estão disponíveis no canal YouTube.
https://www.youtube.com/channel/UCH_ZwYUmBgnMhDzX7e444aA/playlists

Cursos gratuitos – Harvard
A universidade de Harvard disponibiliza cursos on-line de extensão, de forma gratuita. Ao todo são 96 opções e todas oferecem um certificado ao final.
https://online-learning.harvard.edu/catalog?keywords=&paid%5B1%5D=1&max_price=&start_date_range%5Bmin%5D%5BDate%5D=&start_date_range%5Bmax%5D%5Bdate%5D=&page=3