TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Encontro de profissionais de TE & TI 

Colégios se reúnem no Cervantes e trocam experiências sobre uso do celular pelos alunos

Por: Rodolfo Bonventti

Na última quinta-feira, 31/8, o Colégio Miguel de Cervantes foi palco do encontro dos profissionais da comunidade TE & TI Partners, com a presença de mais de 30 instituições de ensino da capital paulista.

O intuito do encontro foi uma troca de experiências sobre o uso do celular pelos alunos nas escolas e suas consequências no aprendizado. O evento também contou com uma convidada especial, a escritora, advogada e palestrante Alessandra Borelli Vieira, autora do livro Crianças e adolescentes no mundo digital, que conversou com os presentes sobre o uso de celulares nas escolas.  

Alessandra Borelli trouxe para discussão o mais recente relatório da Unesco, o qual alerta sobre o uso excessivo de tecnologia por parte de crianças e adolescentes. Ademais, como advogada e pesquisadora do assunto, a doutora Alessandra recomenda as seguintes práticas: que as escolas tenham políticas e regras claras sobre o uso dos celulares; que tais políticas e regras sejam disseminadas entre alunos e pais; que se avalie constantemente o uso producente desses aparelhos no dia a dia escolar; que sejam estabelecidas restrições de horários e locais de uso; e que haja um monitoramento frequente do uso deles, bem como campanhas e ações de conscientização e de sensibilização desse público.  

Os participantes foram recepcionados no Colégio pelo professor Antonio Abello Rovai, coordenador do Departamento de Atividades Extracurriculares, pela professora Grace Gonçalves, supervisora de projetos de Tecnologia e pelo Gilson Silva, administrador de redes do Colégio. Ambos ressaltaram que as duas esquipes, de Tecnologia da Educação e de Tecnologia da Informação, trabalham e atuam juntas desde 2012 no Colégio, e que esse trabalho conjunto, que reúne profissionais técnicos com professores especializados, está sempre preocupado com uma entrega de conteúdos cada vez mais atraentes e funcionais para alunos e professores.