BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 12 de maio de 2020:

Parque Keukenhof em Lisse – Holanda

Todos os anos, entre meados de março e maio, o parque Keukenhof, em Lisse, na Holanda, atrai milhares de pessoas que vão contemplar o desabrochar das tulipas. Mas, por conta da Covid-19, a atração está fechada pela primeira vez desde que foi inaugurada, em 1950.

Para amenizar a frustração de não poder contemplar pessoalmente os belos jardins de Keukenhof, a administração do parque lançou uma série de vídeos que mostram os campos floridos e os bastidores do parque.

https://keukenhof.nl/fr/


Livro áudio em espanhol  “A menina feita de nuvens” 

 

Leitura, em espanhol, do livro “A menina feita de nuvens” da autora Tati Santos de Oliveira, realizada por Lourdes Ballesteros, tradutora da obra.
A editora Estrela Cultural, responsável pela publicação, em parceria com a Distribuidora MHM Educação
 oferecem a versão impressa com valor promocional (25% off). Contatar Marcelo no WhatsApp (11) 94228-1026.

 


Museus italianos

Maxxi
O Maxxi, museu nacional de arte e arquitetura contemporânea, localizado no bairro de Flaminio, em Roma, elaborou encontros virtuais com especialistas de diferentes setores, desde psicanalistas a escritores, curadores de arte e de dança contemporânea, entre outros.
https://www.maxxi.art/en/

Palazzo del Quirinale

No Palazzo del Quirinale, em Roma, as visitas virtuais podem ser feitas no site
https://palazzo.quirinale.it/visitevirtuali/visitevirtuali.html

Museo di Roma
O Museo di Roma disponibiliza a Mostra Antonio Canova. Eterna Beleza, na sua página no Facebook. Ali, as pessoas podem assistir a um vídeo da exposição com mais de 170 obras de Canova e outros artistas que animam as salas do Palazzo Braschi por meio de um jogo de luzes e sombras no qual se descrevem, em 13 seções, a arte canoviana e a sua época.
https://www.facebook.com/pg/MuseoDiRoma/videos/

Palazzo delle Esposizioni
No Palazzo delle Esposizioni, em Roma, o projeto Os Andares do Edificio permite a visitação, com depoimentos dos curadores e materiais inéditos das exposições realizadas no presente e no passado, podendo o visitante ouvir palestras de cientistas, artistas e teóricos, assim como participar de laboratórios online para crianças e jovens.
https://www.palazzoesposizioni.it/pagine/i-piani-del-palazzo


Harry Potter At Home

Harry Potter em casa é uma maneira de trazer a mágica para as casas das pessoas, lançando um feitiço de banimento no tédio. O novo site tenta “trazer Hogwarts até você” e oferece às crianças uma mistura de vídeos de artesanato, quebra-cabeças, testes e leituras especiais, como a leitura do primeiro capítulo de Harry Potter e a Pedra Filosofal feita pelo ator Daniel Radcliffe.

Conheça o site em: https://www.wizardingworld.com/collections/harry-potter-at-home


Sites para checar fake news

O recente crescimento de fluxo de dados na internet tem trazido um problema constante para diversos países. As fake news estão cada vez mais presentes e, para lidar com isso, os leitores devem ficar muito atentos antes de confiarem em um título ou uma publicação.

Seguem alguns sites para você poder validar a veracidade de uma notícia.

Agência Lupa
Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos do Brasil a ser criada no Brasil. Ela está ligada ao site Folha de São Paulo e seus trabalhos estão diretamente ligados a fatos compartilhados em período de eleição.

Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook diretamente para o Messenger, que o bot irá auxiliar a avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.

 https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

Fato ou Fake
Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Esse site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas de assuntos gerais.

Se você quiser fazer uma denúncia de alguma notícia falsa, pode ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, por meio do número (21) 97305-9827.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Agência Pública – Truco
Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos que avalia notícias com temas que envolvem administração pública e defesa dos direitos humanos. Ela é responsável por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em diversas categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.

https://apublica.org/ 

E-Farsas
Lançado em 2001, o E-Farsas é um dos sites de checagem de notícias mais antigo que foi criado. O site é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo.

Para mandar uma sugestão de notícia para o site, basta apenas ir à aba de Contato do site.

https://www.e-farsas.com/

Fake Check
O detector de Fake News Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.

Para entrar em contato com o Fake Check, basta apenas enviar uma mensagem para o bot do WhatsApp por meio do número (16) 98112-8986.

http://nilc-fakenews.herokuapp.com/


Libros y Casas – Catálogo gratuito de obras argentinas

A biblioteca digital de “Libros y Casas” é um catálogo gratuito, acessível e diversificado, composto por mais de 150 títulos de autores argentinos. Nele você encontra material de ficção, livros ilustrados, histórias em quadrinhos, manuais, livros históricos e jornalísticos para toda a família.

É um programa da Secretaria de Gestão Cultural do Ministério da Cultura da Nação Argentina, cujo objetivo é aproximar os livros dos lares e democratizar o acesso à leitura, contribuindo para a formação do pensamento crítico e a construção da cidadania.

https://universoabierto.org/2020/05/08/libros-y-casas-biblioteca-de-libros-digitales-gratuitos-para-todas-las-edades/


Café filosófico com Rosely Sayão  Dia 14/05, quinta-feira, às 18h 

Na live do Café Filosófico, a psicóloga Rosely Sayão aborda o tema da educação no contexto da pandemia na qual vivemos. 

“Desde que nos convencemos de que um bom futuro dos mais novos está diretamente ligado à quantidade de conhecimento que nossos filhos adquirem na infância e na adolescência. Estudar e ir para a escola transformaram-se no trabalho deles. Trabalho árduo, copiado do modelo de dedicação profissional ao qual nos entregamos: muito tempo na escola, muito trabalho para fazer em casa, atividades extraordinárias, obrigação de apresentar boa ou excelente “produtividade”. Repentinamente, eles deixaram de ir para a escola sem estar em férias. Nesse período, somente alguns estudantes ganharam a oportunidade de ter ensino a distância. E agora? Quais as consequências e riscos para eles, no presente e no futuro, desse período de distanciamento social? Que futuro eles terão? Como podemos colaborar para que os prejuízos sejam os menores possíveis, tanto nos estudos quanto na saúde?”

youtube.com/CafeFilosofico
facebook.com/InstitutoCPFL


Live com a Palavra Cantada  Dia 16/05, sábado, às 16h

A Pampers irá promover no próximo sábado dia 16/05 às 16h uma live com o grupo Palavra Cantada. Contará com um repertório recheado de músicas e danças para toda a família. A Pampers em seu perfil no Instagram promove periodicamente contações de histórias para bebês, shows e bate-papos.

A live será transmitida por meio do @PampersBrasil e no youtube.com/palavracantada


WorldometerEstatísticas do mundo em tempo real 

E um site de referência que fornece contadores e estatísticas em tempo real para diversos tópicos. Votado como um dos melhores sites gratuitos de referência pela American Library Association (ALA) e traduzido para diversos idiomas diferentes, o site funciona com um algoritmo criado pelos pesquisadores envolvidos, que processa dados recentes e projeta um valor para cada um dos itens apresentados. Segundo o site, apenas dados confiáveis são utilizados para fornecer os resultados estatísticos que são postados.
https://www.worldometers.info/br/