BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 26 de maio de 2020:

Livros infantis para leitura online – A Taba

Desde o início do isolamento, diversas instituições e editoras disponibilizaram alguns livros para download gratuito, inclusive livros infantis. Entre as obras disponíveis em e-book, podemos encontrar exemplares da editora Brinque-Book, Pulo do GatoCompanhia das Letrinhas, Tricoleca e da Fundação Itaú Social. Os acessos foram compilados pela Taba (Clube de Assinaturas de Livros Infantis).

Vale a pena conferir!

https://blog.ataba.com.br/ebooks-infantis-gratis/


Centenários de João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector

O site da Revista Prosa Verso e Arte disponibilizou o desenho animado Morte e Vida Severina, baseado na obra-prima homônima de João Cabral de Melo Neto.

https://www.revistaprosaversoearte.com/morte-e-vida-severina-em-desenho-animado-baseado-na-obra-prima-homonima-de-joao-cabral-de-melo-neto/

O Instituto Moreira Salles organizou um site sobre a vida e obra da escritora Clarice Lispector. https://claricelispectorims.com.br


Episódios do Castelo Rá-Tim-Bum – TV Cultura

A TV Cultura disponibilizou todos os episódios do Castelo Rá-Tim-Bum em canal no YouTube. Criado pelo dramaturgo Flavio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer, os mais de 90 episódios do programa foram produzidos entre 1994 e 1997. Em 2013, uma pesquisa da BBC elegeu a TV Cultura como a 2a melhor programação de TV do mundo, tendo o Castelo Rá-Tim-Bum como um dos seus mais importantes programas.

https://www.youtube.com/user/videocasteloratimbum/videos


Exposição “Um mundo de máscaras”

No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Neste ano, o tema para a celebração foi “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Para isso, foi inaugurada uma exposição virtual em torno da história das máscaras. A exposição “Um Mundo de Máscaras” é composta por uma viagem pelo espólio de quatro museus portugueses: o Museu da Ciência, da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia. Você pode conhecer mais de 30 máscaras dos vários museus, provenientes de diferentes culturas. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre máscaras de rituais, máscaras de proteção, máscaras de tradição, máscaras de cerimônias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.

 https://www.ummundodemascaras.com/


MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, fica localizado no Rio de Janeiro e está de portas fechadas por conta da Covid-19. Contudo, liberou atividades lúdicas virtuais gratuitas durante esse período de isolamento, como a Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua, em que é possível interagir na superfície lunar, tendo acesso a conhecimentos por meio de textos, fotos e vídeos. Há ainda a opção de realizar uma Visita Remota ao Campus do MAST para conhecer a história e a área física do museu.

O MAST oferece ainda a Coleção de Bonecos de Papel, com personalidades e elementos da astronomia, ciências e áreas relacionadas para impressão e montagem em casa.
http://mast.br/pt-br/


MIS – Museu da Imagem e do Som

O MIS, por meio da campanha #MISemCASA, traz novidades de conteúdo digital em todas as suas plataformas. A ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Assim, o MIS continua com sua programação de cinema, música, fotografia e muito mais, desta vez on-line, com novos conteúdos diariamente em seu canal no YouTube. Confira toda a programação digital.

https://www.mis-sp.org.br/programacao


Museu Rijksmuseum em Amsterdã

E possível fazer um tour multimídia no museu, passando por dezoito obras-primas no “Hall of Fame”, percorrendo as mais recentes imagens em alta resolução e 360º. A página interativa sobre a Operação Night Watch também foi incluída, o que significa que há muitas histórias disponíveis sobre o trabalho de Rembrandt. Há muito conteúdo no aplicativo e no YouTube a respeito do museu, além de podcasts sobre diversas obras e seus criadores.

https://www.rijksmuseum.nl/nl/thuis


Canais de Contação de Histórias – em inglês e espanhol

Histórias e mais histórias – Canais de contações

Canal Bri Reads: Contações de histórias em inglês

https://www.youtube.com/channel/UCUcCuqQXE_PLpLs68wULXCw/videos

Cuentacuentos Beatriz Montero: Contações de histórias em espanhol 

https://www.youtube.com/user/BeatrizMontero


Site “Países” do IBGE

O site Países agrega dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo. Divididos em seis temas (Economia, Indicadores Sociais, Meio Ambiente, População, Redes e Saúde), os dados são apresentados de forma sucinta e direta, permitindo a comparação entre os índices das diversas nações. 

https://paises.ibge.gov.br/#/


Mostra on-line exibe filmes do saudoso cineasta Domingos Oliveira

Você pode conferir 14 trabalhos do diretor, incluindo o inédito “Os 8 Magníficos”, último longa dirigido por ele. O saudoso ator, diretor e dramaturgo Domingos Oliveira, que morreu em 2019, ganha uma homenagem do Circuito Inffinito de Festivais. Entre 5 e 31 de maio, você tem a chance de assistir gratuitamente aos 14 filmes dirigidos pelo artista, em streaming.

https://www.inffinito.com/inff-online


Cursos on-line de animação e storytelling da Pixar

O aluno tem acesso a vídeos, textos, exercícios práticos sobre a mecânica 3D e dicas dos profissionais da Pixar. A Pixar é um dos parceiros da Khan Academy que oferece cursos gratuitos. Os conteúdos do curso Pixar in a Box trazem conhecimentos sobre animação com base nas tecnologias digitais utilizadas nos filmes da Pixar. Além disso, o aluno poderá aprender a construir e contar uma história, procurando entender melhor sobre técnicas de narrativa e criação de personagens.

https://www.khanacademy.org/partner-content/pixar


Curso on-line e gratuito de fotografia – MoMa (Museu de Arte Moderna)

MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York, nos Estados Unidos, oferece um curso on-line e gratuito sobre fotografia.

O curso Seeing Through Photographs (Enxergando Através de Fotografias) é composto por seis sessões, as quais podem ser assistidas de acordo com a preferência de cada estudante. As aulas, baseadas no acervo fotográfico do museu, serão ministradas pela curadora Sarah Meister. O curso também contará com entrevistas em vídeo com especialistas da área.

O objetivo é ensinar os estudantes a olhar uma fotografia a partir de uma perspectiva crítica, observando como a técnica foi utilizada ao longo da história. As inscrições devem ser feitas na plataforma Coursera.

https://www.coursera.org/learn/photography


SENAI Cursos gratuitos com certificado

O SENAI-SP oferece, gratuitamente, para pessoas físicas, 15 cursos totalmente on-line. Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0 e muito mais. Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão.

http://www.sp.senai.br/noticias/27/18167/senaisp-oferece-cursos-online-e-gratuitos-durante-crise-do-coronavirus.html