BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 02 de junho de 2020:

Livros com acesso on-line – Edições SM

A editora SM, com os autores e ilustradores, disponibilizou na íntegra e em caráter gratuito as obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor, para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares.

http://barcoavapor.smeducacao.com.br/literatura-em-casa/


Contação de histórias da biblioteca
Realizada pela bibliotecária Nayabe Rodrigues. 

Vídeos com as leituras de:
 “Gabriel, já para o banho!”, do autor: Ilan Brenman, ilustrado pela Silvana Rando. Publicado pela editora Brinque-book.

“Todo dia é a mesma história: chega a hora do banho e cadê Gabriel? Ele some. Não quer tomar banho de jeito nenhum. É aquela luta para encontrá-lo e colocá-lo debaixo do chuveiro…”

 “O segredo do anel”, de Lauro Henriques Jr e Ionit Zilberman. Publicado pela editora Tordesilhinhas,

 “O conto retrata um rei em busca de um ensinamento que lhe sirva em qualquer época e em qualquer situação… O desenvolvimento do conto se dá no sentido de mostrar que situações extremas devem ser vividas com a serenidade de quem sabe se tratar apenas de momentos passageiros – para o bem e para o mal”

Acesse o link e conheça essas histórias: https://www.cmc.com.br/contacao-de-historia-2020/


Poesia – Acervo completo da Coleção Leve um Livro

Poesia circulando nas ruas para o maior número possível de pessoas. Essa foi a ideia que motivou a criação da coleção Leve um Livro. A idealização do projeto era simples: 71 poetas de todo o Brasil foram convidados a publicar microantologias, duas a cada mês, ao longo de um ano. Agora os 72  livros estão disponíveis on-line e também no SoundCloud, onde você pode ouvir os poemas recitados pelos próprios autores.

https://faziapoesia.com.br/acervo-online-completo-colecao-leve-um-livro-em-pdf-19a1618cb8a1


Ciência online e de graça – National Geographic

Com o objetivo de incentivar crianças e suas famílias a aprenderem mais sobre ciência, a National Geopraphic acaba de lançar a plataforma Aprenda em Casa, com acesso on-line e gratuito a todos. Os conteúdos são práticos, educativos e divertidos — tudo para engajar ainda mais a audiência geral, incluindo os pequenos curiosos.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/aprenda-em-casa


Exposição Ameríndios do Brasil

 Após passar em 2019 pelo Colégio Miguel de Cervantes, Fortaleza e Rio de Janeiro, tendo contado com visitação de milhares de pessoas, a exposição “Ameríndios do Brasil – Antropologia da Beleza”, de Renato Soares, fotógrafo documental e indigenista, chega ao ambiente virtual.  A exposição apresenta mediante imagens – ou mekaron, na língua kayapó – os rituais, as histórias, a tradição e o mundo real dos povos originários do Brasil. Confira no site da CASA TRI & Galeria Tripé, até 30 de junho.

https://www.casatri.com/amerindiosdobrasil


Instituto Inhotim

Quem ainda não teve a chance de conhecer ou para aqueles que desejam realizar uma nova visita, o Instituto Inhotim está promovendo uma oportunidade de tour virtual. Por meio da ferramenta Google Art Project, podemos caminhar pelos jardins e galerias do Inhotim sem sair de casa.

https://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/


Fundação Pierre Verger

A Fundação Pierre Verger disponibilizou o acesso a exposições virtuais, realizadas no Brasil e em outros países. Você poderá fazer visitas virtuais e conhecer os espaços expositivos, podendo ter acesso às suas expografias, fotografias, vídeos, sons, depoimentos e elementos que compuseram as histórias de cada uma dessas exposições. A cada semana, disponibilizam exposições nas quais a obra de Pierre Verger esteve em destaque.

http://www.pierreverger.org/br/


FAU –  Projeto Pé em casa

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília disponibiliza o “Projeto Pé em casa”, que promove a educação patrimonial e aumenta o conhecimento e repertório dos estudantes e da comunidade. Disponibiliza uma série de atividades, para serem feitas em casa, baseadas em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo: jogos de tabuleiro e de memória, cadernos de desenhos das cidades brasileiras para pintar, templates para publicar nas redes sociais, além de sugestões de leitura, visitas virtuais e vídeos que contêm de experiências a roteiros de viagens para cidades com importância histórico-cultural e arquitetônica. 

https://penaestradafaunb.wixsite.com/penaestrada/pe-em-casa 

@penaestrada.fau


Exposição Regra de três

A exposição “Regra de três” ganhou a versão virtual em 360° para você conferir as 16 telas pintadas em conjunto por Sérgio Free, Fabio Polesi e Alemão Art. A exposição propõe obras híbridas, que mesclam a linguagem dos três artistas e se desdobram em uma narrativa necessária: o questionamento da autoria. São símbolos do século XX para o XXI, anos marcados pelo consumismo e pelo tratamento da arte como forma de entretenimento, retratados em tinta spray.

https://kuula.co/post/7F6Vc/collection/7lbJ2


Oficina on-line de Artes Visuais

Oficina de artes visuais com o artista plástico Renato Renda, especialista em mediação de processos pedagógicos, artísticos e culturais. A oficina tem como objetivo a confecção de vasos, máscaras, gravuras, entre outros, utilizando materiais de fácil acesso. Para se inscrever é preciso preencher o formulário.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjoroKc5kTBznyp0V98OBkVY0e0-58ivk2RVh5DmyE-zDbww/viewform


Cursos on-line – Universidade Collège de France

A prestigiada Universidade Collège de France disponibiliza mais de 10.000 cursos online gratuitos. Cursos anuais, seminários, simpósios e outras conferências estão acessíveis em formato de vídeo e áudio. Além do site oficial, você também encontrará um grande número de conteúdo (podcasts, vídeos, etc.) diretamente na conta do YouTube.

https://www.college-de-france.fr/site/programme/index.htm

https://www.youtube.com/channel/UCzZiy3EANVAx7h2XYqXsVbw


Livro com passatempos – UFPR

Um grupo de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ligadas ao projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, lançou um livro gratuito com passatempos sobre as mulheres cientistas no combate ao coronavírus. O material é voltado para o público em geral, com atividades para crianças, jovens, adultos e idosos que vão de caça-palavras e palavras-cruzadas a desenhos para colorir. Nele, por exemplo, é possível obter informações de forma lúdica sobre o papel do grupo das cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do novo coronavírus. 

https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/2020/05/livreto-passatempos-mulheres-nas.html


Museu de Artes do RJ

O Museu de Arte do Rio de Janeiro preparou a programação on-line #MARdeCasa. Uma das atrações é um tour virtual em vídeo pela exposição “O Rio dos Navegantes”, com cerca de 550 artigos – entre pinturas, fotos, vídeos, documentos, objetos, instalações e esculturas – que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro como uma cidade portuária desde o século 16. O podcast “Águas de Kalunga” reúne histórias escritas por 10 autores negros e narradas pela atriz Elisa Lucinda com base nos conteúdos dessa mesma exposição.

http://museudeartedorio.org.br/noticias/aproveite-o-mardecasa/


Curso sobre vinhos

A tradicional vinícola chilena Concha y Toro lançou um curso on-line e gratuito sobre vinhos. O curso é composto por cinco módulos que abordam diferentes aspectos sobre essa “bebida dos deuses”, como a história dos vinhos (módulo I); o processo de vinificação (módulo II); os climas ideais para plantar as diferentes uvas e os vários tipos de vinho (módulo III); o envelhecimento dessa bebida (módulo IV) e como servir e harmonizar o vinho (módulo V). As aulas são ministradas em português pelo sommelier Gianni Tartari e estão disponíveis no canal seguinte canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCH_ZwYUmBgnMhDzX7e444aA/playlists

 

Cineclube África

Mostra virtual reúne filmes clássicos e contemporâneos de seis países do continente africano. Durante os meses de maio, junho e julho, serão exibidos longas-metragens seguidos de bate-papos com pesquisadores de todo o Brasil. Foram contemplados filmes de Senegal, Angola, Nigéria, África do Sul, Mali e Mauritânia. Para participar basta se inscrever no formulário anexo.

https://docs.google.com/forms/d/1a7xsY4xfIqlfKH5X1T2CNKlH9ER8k5ainXMImbP_OcE/viewform?edit_requested=true