BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

Dicas para a primeira quinzena de março 2024 

100 Anos do Edifício Martinelli

Em 2024, o Edifício Martinelli celebra 100 anos. Como parte das comemorações, está prevista uma série de atividades, incluindo ativações artísticas e a volta das visitas guiadas. De 14 a 24/3, o Martinelli recebe a Semana de Design. A partir de 29/3, voltam as visitas guiadas. Gratuito.

Mais informações no site: http://www.prediomartinelli.com.br/


Chaves: a exposição

Prepare-se para uma viagem na qual a nostalgia e a história de um legado se unem! Em Chaves: a exposição, você desvendará as curiosidades e segredos mais bem guardados da vila que aprendemos a amar no ano em que celebramos 40 anos da estreia da série no Brasil! A obra de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin Colorado, será exposta pela primeira vez com itens originais, espaços imersivos e interativos situados em 26 salas que somam mil metros quadrados. As salas recriam de maneira fiel dezenas de cenários icônicos e muito mais para você descobrir, rir e se emocionar!

Até 30 de março.

Mais informações em: https://misexperience.org.br/chaves-a-exposicao/


Exposição Core de São Paulo no MIS

O MIS abre a temporada 2024 do projeto Nova Fotografia com a série Cores de São Paulo, realizada pelo fotógrafo Rafa Rojas. A obra explora uma nova visão da cinza São Paulo, buscando uma fuga nas cores da arquitetura da cidade.

Até 17 de março.

Mais informações em: https://mis-sp.org.br/exposicao/nova-fotografia-2024-cores-de-sao-paulo/


Festival de comida latina – Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina está completando 35 anos. Nos dias 16 e 17 de março, a data será comemorada com um festival de comida latina. Além da deliciosa culinária, haverá oficinas de dança, shows e espaço kids para as crianças. Das 11h até as 21h.

Dias 16 e 17 de março.

Mais informações no site: https://memorial.org.br/evento/festival-de-comida-latina/


Exposição Mônica 60 anos – Sempre fui forte

Celebrando seis décadas da icônica personagem Mônica, a Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a Casa das Rosas, prepara mais uma emocionante ação, desta vez uma imersão completa na história da garota forte e amada por milhões ao redor do mundo. A mostra, composta por 12 salas, trará a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural.

Até 20 de fevereiro.

Mais informações em: https://www.casadasrosas.org.br/agenda/exposicao-mnica-60-anos-sempre-fui-forte


Show – Eliana Pittman: canções de Elizeth

A eclética interpretação de Eliana Pittman pode ser apreciada no show Canções de Elizeth, uma compilação de registros inéditos de números musicais feitos pela cantora na série de lives 100 anos de Elizeth Cardoso. As lives foram idealizadas por Thiago Marques Luiz, gravadas em estúdio e apresentadas em novembro de 2020 por ocasião das celebrações do centenário de nascimento da Divina. Nosso professor de música, Joan Barros, toca acompanhando a artista Eliana Pittman. A venda online se iniciará a partir de 12/3, 17h. A venda presencial terá início em 13/3, 17h.

Dia 23 de março.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/eliana-pittman/


Show – La Serrana de Karmento

Haverá um show de lançamento do álbum La Serrana, da artista espanhola Karmento, que iniciou a carreira artística na Ilha de Malta. Em 2020, o álbum Este devenir a posicionou como um dos grandes nomes do neofolclore espanhol, fazendo seu álbum obter uma nomeação para os MIN Awards. Karmento participou do Benidorm Fest 2023. A venda online terá início a partir de 5/3, às 17. A venda presencial será iniciada a partir de 6/3, às 17h.

Dia 16 de março.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/karmento-esp/


Teatro infantil: Os céus e suas histórias 

Os céus e suas histórias é uma peça para bebês e crianças pequenas. A obra é baseada na vida da astrônoma Annie Maunder, uma das primeiras mulheres cientistas de quem se tem notícia. Annie desenvolveu sua própria câmera fotográfica, conseguindo uma imagem de um eclipse solar, algo inédito até então. A curiosidade, a dúvida e a sede de conhecimento movem nossa protagonista nesse caminho cheio de novidades. Por meio de elementos da dança, com um jogo de luz e sombra, cria-se uma atmosfera lúdica que conduz os pequenos espectadores por uma viagem interespacial.

R. Coronel Albino Bairão, 42 – Belenzinho.

De 2 a 24 de março de 2024.

Mais informações em: https://www.2mililitros.com.br/ceus


Teatro infantil: Um dia, um rio

O espetáculo cênico musical Um dia, um rio narra a vida de um rio desde o seu nascimento, como um riacho, à exuberância de suas águas, as quais desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor.

A peça é inspirada no livro homônimo, com autoria de Leo Cunha e ilustrações de André Neves.

De 16 de março até 11 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/um-dia-um-rio-7/


Teatro: O veneno do teatro

Na peça O veneno do teatro, um ator é convidado pelo excêntrico Marquês para interpretar uma peça teatral de sua autoria, inspirada na morte de Sócrates. O enredo retrata o encontro entre o Marquês (Osmar Prado), um nobre aristocrata, e Gabriel de Beaumont (Maurício Machado). Egocêntrico, o Marquês passa a controlar Beaumont por meio de um jogo psicológico manipulador. Depois de muitas surpresas no decorrer do espetáculo, o Marquês revela-se um psicopata capaz de qualquer coisa para atingir seu objetivo: tornar a leitura da sua peça o mais crível e realista possível.

Até 24 de março.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/o-veneno-do-teatro/


Dicas para 2º quinzena de março 2024

Exposição Água Pantanal Fogo – Instituto Tomie Ohtake

A Exposição Água Pantanal Fogo é promovida pelo Documenta Pantanal e tem como foco a arrecadação de recursos para a manutenção das Brigadas Pantaneiras, um projeto SOS Pantanal que possui grande importância para o combate e a prevenção ao fogo na maior planície alagável no mundo. Seis das 80 fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, que farão parte da mostra, serão colocadas à venda, com renda totalmente revertida em prol da iniciativa. Até 12 de maio.

Mais informações em: https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/agua-pantanal-fogo/


Exposição Habitar Juntos, de Carlos Bunga – Galeria Nara Rosler

Em um mundo polarizado e fraturado, Carlos Bunga nos convida a imaginar um mundo que podemos habitar juntos. Desde o início de sua trajetória, Bunga tem explorado em seus trabalhos a arquitetura, bem como a ideia de casa e domesticidade. A exposição reúne trabalhos realizados recentemente no Brasil e duas instalações inéditas com caixas de papelão e fita adesiva.

Até 20 de abril.

Mais informações em: https://nararoesler.art/


Exposição Sob Outro Sol, de Jean-Michel Othoniel – Galeria Simões de Assis

Presente nas coleções dos principais museus do mundo e em muitas das mais expressivas coleções privadas, o artista francês Jean-Michel Othoniel tem sua primeia mostra individual no Brasil. Othoniel trabalha com esculturas e grandes instalações, como Le Kiosque des Noctambules, na entrada da estação Palais Royal, no Musée du Louvre.

Até 4 de maio.

Mais informações em: https://www.simoesdeassis.com/exposicoes/  


Exposição temporária – Santos Dumont: entre máquinas e sonhos

A exposição Santos Dumont: entre máquinas e sonhos foi desenvolvida em comemoração ao aniversário dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, apresentando a vida e as conquistas do inventor brasileiro Santos Dumont e sua relação significativa com as ciências, principalmente com a engenharia, aeronáutica e a física. Entre os pontos de destaque estão réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, o primeiro do mundo a voar, e um caça F5 da Aeronáutica.

Até 29 de abril.

Mais informações em: https://museucatavento.org.br/


Exposição temporária – A Tragédia do Holocausto: a vida de Júlio Gartner

A partir de março, o MIS remonta a história do Holocausto com uma exposição sensorial inédita, elaborada em dois atos. No primeiro andar, A tragédia do Holocausto: a vida de Júlio Gartner irá apresentar o que foi o Holocausto por meio da história real de um sobrevivente: Júlio Gartner. Polonês radicado no Brasil, ele faria 100 anos em 2024.

A exposição levará aos visitantes o registro histórico da Segunda Guerra Mundial e do terror infringido ao povo judeu ao percorrer os ambientes, locais e cenários marcantes que compõem a trajetória do personagem central, desde sua adolescência até a chegada ao Brasil. No segundo ato da mostra, há uma homenagem especial a alguns personagens que denominamos “Anjos do Holocausto”, cidadãos comuns que se dedicaram a ajudar judeus perseguidos e presos.

Até 21 de abril.

Mais informações em: https://mis-sp.org.br/exposicao/a-tragedia-do-holocausto-a-vida-de-julio-gartner/


Música – Ressureição no Theatro Municipal

Ambicioso e visionário, Mahler dizia que suas sinfonias deveriam abarcar o mundo, e esta é um abraço vibrante e cheio de otimismo: a grandiosa e arrebatadora Segunda Sinfonia, também conhecida como Ressurreição. Com a Orquestra Sinfônica Municipal, Coral Lírico Municipal e Coral Paulistano, soprano Marly Montoni, mezzo-soprano Carolina Faria e regência de Roberto Minczuk.

Dias 29 e 30 de março.

Mais informações em: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/ressurreicao/


Ocupação Maria Bethânia – Itaú Cultural

A 62ª ocupação Itaú Cultural é uma homenagem à intérprete que canta paixões, crenças e o amor à família e à terra natal, Santo Amaro (BA), ao longo de seis décadas de carreira. A exposição, que ocupa o piso térreo e se estende ao 1º andar, leva ao público um olhar poético sobre a artista e realça seus laços com a literatura, destacando sua ligação com autores como Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Pessoa.

Até 9 de julho.

Mais informações em: https://ocupacao.icnetworks.org/ocupacao/maria-bethania/


Teatro – Brás Cubas

A trama segue o irresponsável e preguiçoso Brás Cubas enquanto ele, depois de morto, reflete sobre sua vida. Ele nunca se casou, nunca teve filhos e suas ambições políticas foram frustradas. Mesmo suas amantes inspiraram nele apenas uma paixão morna. Mas há nele uma franqueza e uma aversão por si mesmo que são estonteantes. É uma história de recusas. Brás se recusa a comprometer-se com qualquer coisa e qualquer pessoa. Sua vida é só uma sequência de incidentes, como talvez seja a de quase todos nós.

Até 4 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/bras-cubas/


Teatro – O Vazio na Mala 

Em O Vazio na Mala, Samuel, renomado jornalista de guerra, retorna ao Brasil em 2005 para vender o apartamento dos pais, fechado desde a morte deles, há mais de 5 anos. Porém, ao mergulhar nas memórias familiares, ele se depara com conflitos e segredos. A avó, Esther, guarda numa mala fechada os relatos e documentos da fuga da Alemanha nazista. Em meio a revelações sobre o passado violento de seu pai, Franz, a cuidadora Ruth surge como elo de afeto e uma força propulsora do encontro entre Samuel e Esther e das transformações necessárias a cada um. Baseada em eventos reais, O Vazio na Mala explora temas universais como família, ciclos e a busca por significado.

Até 30 de junho.

Mais informações em: https://www.sesisp.org.br/evento/367fe4c0-1705-44fa-abec-9841d255f16f/o-vazio-na-mala