BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

1ª Quinzena de ABRIL

Memorial da América Latina – Clube de Leitura com o tema “Mulheres Contam” 

O Memorial da América Latina reiniciou o Clube de Leitura Ler a América Latina. Neste ano, o tema será “Mulheres contam”, e a edição terá uma novidade: a participação das autoras. A cada encontro, as escritoras falarão sobre os seus trabalhos e, na sequência, haverá uma roda de conversa virtual.  

No dia 10 de abril, o encontro é com a autora Gabriela Aguerre (Uruguai-Brasil) para falar sobre seu conto Once upon in a blue moon, publicado na revista ‘Puñado 6-B’, em 2019. Por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30, o conto selecionado estará disponível para download. 

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeT0pBRxkb4ssio6eid5aFWDC1vRm60DfRSR_tWg5zlwDWQKQ/viewform 

Para saber mais sobre a programação, acesse o site:
https://memorial.org.br/memorial-da-america-latina-retoma-clube-de-leitura-com-o-tema-mulheres-contam/ 


Festival Assim Vivemos – On-line 

Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, é o mais importante festival de cinema sobre o tema e foi o primeiro a disponibilizar o recurso da audiodescrição para pessoas cegas e de baixa visão no Brasil. De 10 a 14 de abril, o festival vai apresentar um conjunto de filmes e debates transformadores, propondo a reflexão sobre a riqueza e a beleza da diversidade humana. Toda a programação você encontra no link.
https://assimvivemos.com.br/2021/online/ 


Aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil – Visita Especial On-line 

Para celebrar o aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, serão realizadas duas visitas on-line especiais, no dia 21 de abril, convidando o público a  dialogar sobre o centro histórico e o contexto de formação da cidade (triângulo histórico), assim como a refletir sobre como um centro cultural pode valorizar o passado ao mesmo tempo em que promove ações no presente. Inscrições no link:
https://www.sympla.com.br/aniversario-do-ccbb-sao-paulo—visita-on-line-especial—13h__1167719


III Feira do Livro da Unesp 

Em formato totalmente virtual, a feira do livro da Unesp acontece de 5 a 11 de abril e conta com mais de 100 selos editoriais reunidos. O desconto mínimo dos livros listados será de 50%.
https://feiradolivrodaunesp.com.br/  


Ciclo de Conversas sobre Leitura e Formação de Leitores 

Visando a promover boas conversas sobre a prática da leitura, o Clube de Leitores A Taba promovera uma série de encontros para discutir alguns mitos relacionados à formação de leitores. Os encontros terão início dia 5 de abril e acontecerão sempre às segundas e quintas, às 19h30, com transmissão – ao vivo – nas redes sociais da Taba: Facebook, Instagram e Youtube.
https://doity.com.br/ciclo-de-conversas-a-taba-2021  


Bate-papo O Processo de Criação na Literatura Infantojuvenil  

Com Sílvia Zatz, Michel Gorski e Fernando Vilela. Mediação de Stela Barbieri. Sábado, 17 de abril, das 15h30 às 16h30.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promoverá esse encontro para discutir os processos narrativos e de ilustração que envolvem a literatura infantojuvenil, com base no livro Martelos, de Sílvia Zatz, Michel Gorski e Fernando Vilela. A atividade é indicada para pessoas a partir de 14 anos.

Inscrições a partir de 1º de abril, no site: https://bvl.org.br/inscricao/  


Oficina Incluindo com Libras para Crianças Surdas e Ouvintes 

Com Sabrina Caires de Garcia e Fernanda Ribeiro. Quinta-feira, 22 de abril, das 14h às 16h. A oficina visa a apresentar, por meio de jogos (em Português e Libras), a Língua Brasileira de Sinais, aproximando a criança ouvinte do universo da criança surda e vice-versa, trabalhando a inclusão nessa via de mão dupla. Atividade indicada para crianças entre 7 e 12 anos. 

Inscrições a partir de 9 de abril, no site:https://bvl.org.br/inscricao/  


Oficina Histórias em Quadrinhos para Quem não Sabe Desenhar  

Com Annima de Mattos. Dias 27 e 29 de abril, das 14h às 16h. A atividade visa a apresentar o desenho como forma de observação do cotidiano, criação de histórias em quadrinhos com base em anotações, diários e o universo pessoal.  A oficina contará com exercícios práticos, alternando a fala e o desenho demonstrativo (os participantes irão criar, durante a atividade, seus próprios conteúdos). Atividade indicada para maiores de 16 anos

Inscrições a partir de 25 de março, no site: https://bvl.org.br/inscricao/