BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 10 de junho de 2020:

Museu do Prado

Canal do YouTube do Museu do Prado explica obras de arte para crianças, pinturas como “Las Meninas” de Velázquez, “El Jardín de las Delicias” del Bosco, “La sagrada familia del pajarito” de Murillo, Las Tres Gracias de Rubens e “Imperador Carlos V a cavalo em Mühlberg” de Ticiano. O objetivo é fazer com que o público infantil aprecie os diferentes personagens das obras em um formato interativo, com desenhos que narram dados históricos, detalhes de cores ou pequenas peculiaridades que nos aproximam do significado do que o pintor queria transmitir.

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8S8EUbs69xK5gr2N12d8qnHpcNZQTTQ6


Opera Rigoletto – Theatro Municipal de São Paulo 

 O Theatro Municipal de São Paulo disponibilizou no seu canal do Youtube a ópera “Rigoletto”, composta por Giuseppe Verdi, um dos maiores sucessos de público e de crítica em 2019. A apresentação disponibilizada foi gravada em 17 de julho do ano passado e contou também com as performances da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e do Coro Lírico – SEM LEGENDA
https://www.youtube.com/watch?v=Jt3_5MZXL6Y

Quem preferir assistir com legenda em espanhol pode acessar o canal do YouTube do Teatro Colón da Buenos Aires que também disponibilizou a ópera “Rigoletto” apresentada na sua temporada de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=rfDZaT0GzgA&feature=youtu.be


Os Lusíadas – Teatro Nacional D. Maria II

Em comemoração aos 440 anos da morte de Camões no dia 10/06, o Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa vai apresentar uma leitura integral e comentada de Os Lusíadas pelo ator António Fonseca, que há mais de 10 anos estuda a obra, palavra a palavra, canto por canto. A transmissão ao vivo será iniciada às 10 hs em Lisboa, 14 hs horário de Brasília, e poderá ser acompanhada no site do teatro e também pelo facebook e YouTube. Depois do dia 10 a leitura permanecerá na chamada sala online do site do Teatro.

https://www.tndm.pt/pt/
https://www.youtube.com/user/TNDMII
https://www.facebook.com/TNDMII/


Cinema Brasileiro – Mostra Amorosa

Mostra Amorosa de Cinema Online, da 08 a 28 de junho, a programação é composta de filmes brasileiros que abordam o amor romântico. A mostra reúne três curtas-metragens e um longa que contam histórias de paixão, separação, possessividade e luto que atravessam as relações.
https://www.itaucultural.org.br/amor-romantico-tema-nova-mostra-online


Cursos gratuitos – Harvard

A universidade de Harvard disponibiliza cursos on-line de extensão, de forma gratuita. Ao todo são 96 opções e todas oferecem um certificado ao final.
https://online-learning.harvard.edu/catalog?keywords=&paid%5B1%5D=1&max_price=&start_date_range%5Bmin%5D%5BDate%5D=&start_date_range%5Bmax%5D%5Bdate%5D=&page=3


Streaming de documentários

O Philos é um canal online de espetáculos e documentários! Tem conteúdos de arte, música, cinema, biografia, dança, ciência, pensamento, povos e culturas. A plataforma apesar de ser paga, oferece uma aba de conteúdo gratuito: “Documentários abertos”.
https://philos.tv/


Banco Itaú – Livros digitais interativos

O projeto do banco Itaú, “Eu leio para uma criança” disponibiliza na íntegra uma série de livros infantis digitais para os pais lerem gratuitamente com seus filhos. A coleção digital possui 16 títulos onde muitas das ilustrações são interativas, se destaca entre os livros a obra: “Super protetores” que é uma homenagem a todos os profissionais da saúde, escrito por Jessé Andarilho e com ilustrações de Ivy Nunes.
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/ 


Contação de Histórias da Biblioteca

Vídeo com a leitura de: “…E a lua sumiu”, do autor Milton Célio de Oliveira Filho e ilustrações da Maté. Publicado pela editora Brinque-book. Leitura realizada pela bibliotecária Nayabe Rodrigues.

“A Lua sumiu, e os bichos reuniram-se para desvendar o mistério. Enquanto os vagalumes forneciam luzes de emergência, palpites pipocavam para todos os lados. A preocupação era única: que um dia, eles teriam a lua de volta para iluminar a noite escura?”

Acesse o link e conheça essa história: https://www.cmc.com.br/contacao-de-historia-2020/


MIS – Relembrando o Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição

Como parte das comemorações ao seu aniversário de 50 anos, o MIS promoveu uma live para relembrar o “Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição”, mostra de maior sucesso do MIS, realizada em 2014 em parceria com a TV Cultura. Assista o bate-papo com alguns dos atores que fizeram parte do elenco:
 https://www.youtube.com/watch?v=cjO1dCiGNmA

Siga e acompanhe a publicação de vídeos exclusivos do MIS: https://www.youtube.com/user/missaopaulo/videos


Oficina Online Quadrinhos – HQ

O cartunista Caco Galhardo, vai ministrar uma oficina de quadrinhos, através do site da Biblioteca Parque Villa-Lobos, dia 15/6, segunda-feira, das 14h às 17h.  O conteúdo inclui: desenho e temática. Desenvolvimento de traço autoral, criação do universo temático, personagens, estilização e formatos. Estudo de narrativas. Análise das obras de Angeli, Daniel Clowes, Adrian Tomine, Jason, Robert Crumb, Harvey Pekar, Tony Millionaire, Segar, Art Spiegelman e Lynda Barry. Como desenhar uma HQ e adaptar clássicos em HQ. Técnicas para a produção de trabalho.

As vagas são limitadas (confira disponibilidade).
www.bvl.org.br/inscricao


Machado de Assis – Acesso gratuito a vida e obras

Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público – a biblioteca digital do MEC – e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibiliza de forma gratuita e organizada as edições digitais das obras de Machado de Assis até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.
http://machado.mec.gov.br/ 



Relatos de Crianças – Plataforma FTD

FTD lança plataforma que reúne 15 relatos de crianças de 12 países diferentes, elas contam como se sentem em relação a pandemia, quais as brincadeiras estão fazendo e como estão lidando com o ensino à distância. O brasileiro, Paulo Henrique, 6 anos que mora em São Bernardo do Campo, participou do projeto. A plataforma traz ainda, atividades, informações sobre o Covid-19 e dicas de como se concentrar nas aulas a distância.
https://nouniversodecasa.ftd.com.br/ 


Museus de Faculdades de Moda

Os tours virtuais oferecidos por escolas norte-americanas de moda são uma boa opção para distrair a mente. Na lista de instituições que disponibilizam exposições on-line, estão a Faculdade Savannah de Arte e Design; o Instituto Fashion de Design e Merchandising; e o Instituto Tecnológico de Moda.

SCAD FASH, museu da Faculdade Savannah de Arte e Design, localizado em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos) https://www.scadfash.org/

O museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising (FIDM, na sigla original) em  Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). https://fidmmuseum.pastperfectonline.com/

O museu nova-iorquino do Instituto Tecnológico de Moda (FIT, na sigla original) https://www.fitnyc.edu/museum/