BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 16 de junho de 2020:

Celebrações Juninas

Campina Grande em Casa abre a programação de lives beneficentes no dia 23/06, com Elba Ramalho. Além das apresentações dos artistas, também vai ser contada uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas, gastronomia.

https://www.youtube.com/channel/UCACgPvDVzzfk9BEJ2NX-kYw

Mossoró As lives acontecem ao longo do mês. Acompanhe a programação em seus canais.
@osaojoaodecampina
http://www.mossorocidadejunina.com.br/
@mossorocidadejunina

São Luís As plataformas da Secretária de Estado da Cultura do Maranhão – YouTube e Instagram – vão mostrar apresentações de grupos de cultura popular, exposições e entrevistas. A programação completa está prevista para a segunda semana de junho, em seus canais on-line.

https://www.youtube.com/channel/UCgsSRyIDlVRmqO-3qWnfjtw
@cultura.maranhao


Museu de Arte Sacra de SP

O site do Museu de Arte Sacra de São Paulo tem cinco quebra-cabeças on-line de diferentes dificuldades. É possível montar uma imagem do Largo da Sé em 1865, por exemplo, com 150 peças.

http://museuartesacra.org.br/mas-em-casa-quebrando-a-cabeca/


Grandes Músicos para Pequenos

O projeto apresenta às crianças clássicos da música popular brasileira por meio de teatro em formato de lives. As lives integram a programação do projeto Diversão em Cena e trazem uma adaptação de três espetáculos da companhia. Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças foi o primeiro e já está disponível no canal do YouTube. Os próximos serão Rauzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, dia 21/06, e Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, no dia 28/06, sempre às 16 horas.

https://www.facebook.com/DiversaoEmCena/
@diversaoemcena
https://www.youtube.com/watch?v=49uiGlb6qAk


Cinema #EmCasacomSesc 

O projeto Cinema #EmCasacomSesc exibe em seu site produções nacionais e internacionais, filmes e documentários, tanto clássicos quanto contemporâneos. Serão liberados quatro filmes toda semana, às quintas-feiras, os quais poderão ser acessados gratuitamente. Entre as estreias estão A Hora do Lobo, de Ingmar Begman, e Aquarius, de Kleber Mendonça Filho.

https://sesc.digital/colecao/42876/cinema-emcasacomsesc


Contações da Biblioteca

Vídeo com a leitura de: “Juju e o mistério das cores”, de Fabio Quinteiro. Publicado pela editora Brinque-book. Leitura realizada pela bibliotecária Nayabe Rodrigues. 

“Juju é uma menina muito alegre e divertida, mas seus dias estavam desbotados e desanimados até ela ganhar um livro incrível, O mistério das cores, e aprender que cada cor pode representar um sentimento. Junto com seus amigos e sua coleção de chapéus ela decide inventar novas brincadeiras e trazer o colorido de volta para sua vida.”

No IGTV do Colégio Miguel de Cervantes. Siga-nos no Instagram: @colegiomigueldecervantes


Pinacoteca de São Paulo – Novidades

O Projeto #PinaDeCasa reúne várias alternativas para o público mergulhar no mundo das artes.  A novidade é a Distância, primeira exposição virtual do museu, que fica em cartaz até o dia 3 de agosto. A mostra tem curadoria de Ana Maria Maia e reúne cinco trabalhos em vídeos e filmes:

  •  O batedor de bolsa (2011), de Dalton Paula.
  • Tarefa I (1982), de Leticia Parente.
  • 9493 (2011), de Marcellvs L.
  • A banda dos sete (2010), de Sara Ramo.
  • Da janela do meu quarto (2004), de Cao Guimarães.

http://pinacoteca.org.br/distancia-uma-selecao-de-videos-da-pinacoteca/

  • PinaCanção

O espetáculo PinaCanção está na programação on-line da Pinacoteca. Dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem duração de 40 minutos e fica disponível a partir do dia 14 de junho, no site do museu.

pinacoteca.org.br/pinacancao.

  • Tour Virtual

Com o tour virtual, é possível conhecer o interior da Pinacoteca, conferir a obra Mestiço, de Candido Portinari, e mais de 500 itens do museu disponíveis em alta definição.

http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

  • Canal no YouTube

O canal da Pinacoteca no YouTube está repleto de conteúdos. Há bate-papo com curadores, rodas de conversas, making of de montagens de algumas exposições que passaram pela Pinacoteca. O destaque fica para o flashmob que rolou dentro do prédio, com o clássico Bolero, de Ravel.

https://www.youtube.com/user/MuseuPinacoteca/featured
https://www.youtube.com/watch?v=fTd3ZsvqDiQ

  • Facebook e Instagram

O museu está bem ativo em suas redes sociais. Todos os dias, pela manhã, a Pinacoteca faz um post sobre uma obra do acervo com comentários dos curadores.

@PinacotecaSP


30 Melhores Livros Infantis – Revista Crescer

Chegamos à 15ª edição desta lista que todos os apaixonados por livros infantis esperam. Com a colaboração fundamental de 43 jurados, CRESCER revela a vocês obras feitas especialmente para crianças e lançadas em 2019. Aproveite para enriquecer o seu acervo!

https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2020/06/os-30-melhores-livros-infantis-do-ano-2020.html?fbclid=IwAR0vonPjSknn849IOEPgqz8m8AVSSh8FfHJt5EKvpA8chlgoe2XW0lWAGGg


Bate-papo com Jarid Arraes

A escritora cearense Jarid Arraes fala sobre sua premiada carreira, segunda-feira, 22 de junho, das 19h às 20h. Filha de pai cordelista e mãe professora, desde pequena mergulhou na leitura de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos. Mais tarde, quando descobriu os livros de Conceição Evaristo, soube que poderia também fazer suas próprias poesias e cordéis. Tem no currículo o premiado Redemoinho em dia quente, ganhador do Prêmio APCA de Literatura na categoria contos, e Heroínas brasileiras em 15 cordéis.

 https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/