BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

2ª Quinzena de ABRIL

Teatro de sombras em comemoração ao Dia Mundial do Livro  

Já virou uma tradição, no dia 23 de abril, a celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. Como em todos os anos, e em especial nesse período de recolhimento, a biblioteca preparou um teatro de sombras feito com uma história que celebra o livro e resgata a narrativa e a brincadeira inventada em casa.

Venha ouvir uma história com direito a herói, dragão e princesa e da qual se originou um costume: os homens presentearem as mulheres com uma rosa, que por sua vez, dão de presente a eles um livro. 

Ficou curioso? Clique no link e conheça essa lenda, narrada pela bibliotecária Nayabe Rodrigues:
https://youtu.be/JipkFqhniEM

Acesse também o “Desafio bookface”, proposto pela UNESCO: https://pt.unesco.org/news/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-autorais.


Exposição on-line Janelas da Arte 

A temática da exposição Janelas da Arte é inspirada em experiências de artistas, pesquisadores, pensadores, professores e alunos que viveram e registraram contextos históricos muito difíceis. A mostra destaca processos criativos realizados durante o período da pandemia de Covid-19. A mostra oferece ao visitante uma viagem que compartilha sensações que ele bem conhece, como o aprisionamento causado pela pandemia, a sensação confusa do tempo virtual e a redescoberta do entorno, como a natureza do próprio jardim, os prédios vizinhos ou a paisagem do sol se pondo no horizonte. Para conferir a mostra, acesse: www.bit.ly/janelas-da-arte.   


Exposição OsGemeos: Segredos – Tour Virtual 

A exposição OsGemeos: Segredos, sucesso de público em 2020, apesar da pandemia, agora pode ser vista por meio de um tour virtual com experiência em 360º. A Pinacoteca de São Paulo disponibilizou, de forma gratuita, a exposição dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo em seu site, garantindo a todos a oportunidade de navegar pelos mais de 1.000 itens que passeiam pelo imaginário criativo e colorido dos artistas, conhecendo os dez espaços dedicados à mostra, com sete salas expositivas, o octógono, o hall e o pátio. As obras passeiam pela visão particular, e muito colorida, da experiência urbana e artística dos irmãos aplicadas à realidade. Para conferir, acesse: http://pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/


Mostra Virtual Os céus dos Povos Originários 

Organizada pelo Museu do Índio em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a mostra virtual apresenta a diversidade de olhares e percepções sobre o céu da perspectiva de crianças e adolescentes indígenas com idade entre 5 e 15 anos, de doze diferentes povos, situados em nove Estados brasileiros, reunindo desenhos, pinturas e colagens criados por elas durante a pandemia. Veja todas as obras da mostra no link:  

http://mast.br/ceus-originarios/