BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdo cultural para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais

Dicas 1ª quinzena de abril 2024

Exposição: Hello Kitty – 50 anos de encanto e magia

Pela primeira vez na América Latina, a exposição Hello Kitty – 50 anos de encanto e magia celebra uma das personagens mais icônicas do planeta em uma experiência imersiva encantadora, repleta de emoção, nostalgia e surpresas fascinantes!

Até 26 de maio.

Mais informações em: https://feverup.com/m/158756


Exposição: Convivendo com robôs

No universo da ficção científica, os robôs são retratados como amigos e parceiros de trabalho, interagindo com os seres humanos e reproduzindo emoções, já que estão integrados à vida cotidiana. Os conhecidos friendly robots, ou robôs amigáveis, em português, projetados para se relacionarem com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa, são o tema da exposição Convivendo com robôs.

Até 19 de maio.

Mais informações em: https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/convivendo-com-robos/


Espetáculo: Chego até a janela e não vejo o mundo – Itaú Cultural

O espetáculo Chego até a janela e não vejo o mundo tem como protagonistas o importante escritor brasileiro Graciliano Ramos e a mulher que trouxe uma revolução para a psiquiatria, Nise da Silveira. Com foco no período da prisão de Graciliano e Nise, a peça mostra como, em restrição absoluta, eles acabaram se conhecendo e se tornando amigos. A obra aborda a união de duas personalidades muito diferentes, que tinham em comum a compreensão das suas condições e do tamanho do mundo.

Até o dia 14 de abril.

Mais informações no site: https://itaucultural.byinti.com/?utm_campaign=later-linkinbio-itaucultural&utm_content=later-41810956&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio#/ticket/futureEvent/chego-ate-a-janela-e-nao-vejo-o-mundo-2


Oficina: O personagem adolescente

Na oficina O personagem adolescente, Keka Reis dá dicas de como usar a complexidade e a paixão que caracterizam essa fase da vida para criar personagens instigantes e que fujam dos lugares-comuns. Em quatro encontros práticos, a escritora e roteirista dividirá com os alunos seus mais de vinte anos de experiência trabalhando com e para o público jovem.

De 17 de abril a 15 de maio.

Mais informações em: https://www.lugardeler.com/product-page/o-personagem-adolescente?utm_source=substack&utm_medium=email 


Curso: Semana Mundial do Brincar – Histórico, temática e incidência política

O curso compartilha o histórico, princípios, estudos práticos e incidência política da Semana Mundial do Brincar, considerando o brincar como política pública. Também aprofunda a temática da edição de 2024: “Vem pra roda: no ritmo do brincar”. Essa iniciativa é promovida pela Aliança pela Infância. Inscrições a partir das 14h do dia 28/3 até o dia 13/4.

De 16 de abril até 18 de maio.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/semana-mundial-do-brincar-historico-tematica-e-incidencia-politica/


Show infantil: Canções para Pequenos Ouvidos 2

O show infantil Canções para pequenos ouvidos 2 tem como tema principal os sonhos, assunto tão presente nas conversas, nas mentes borbulhantes e nas brincadeiras das crianças. No momento delicado que o mundo atravessou por conta da pandemia, a imaginação e o sonho se mostraram ainda mais essenciais ao ser humano e especialmente às crianças, pois esses devaneios alimentam a esperança, a brincadeira do transformar e do construir, estimulando-as a se enxergarem em outras situações e por outras perspectivas.

Dias 6 e 7 de abril.

Mais informações em: https://www.sescsp.org.br/programacao/cancoes-para-pequenos-ouvidos-2-6/


Teatro: Hannah Arendt – Uma aula magna

No espetáculo Hannah Arendt – Uma aula magna, tal como em uma sala de aula, o público assiste à filósofa Hannah Arendt voltar ao nosso tempo, sendo convidada a falar sobre temas relevantes e necessários: a ética, a escola, a massa silenciosa, as noções de civilidade e cidadania. A atmosfera é a de uma aula magna sobre educação e importância do pensamento para o mundo contemporâneo.

De 5 de abril até 12 de maio.

Mais informações em: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/hannah-arendt-uma-aula-magna/


Teatro Cego: O reino de Lindsor – Experiência imersiva

O espetáculo teatral O reino de Lindsor ocorre na escuridão total, na qual os espectadores experienciam a trama por meio de seus sentidos, incluindo aromas, sensações táteis e sons. Os espectadores não apenas compreendem, mas também se tornam parte da história, influenciando o desenrolar dos eventos, que incluem batalhas medievais, conspirações políticas e um triângulo amoroso.

Mais informações e ingressos no site: https://www.sympla.com.br/produtor/teatrocego