Atualizado – fevereiro 2022
Para garantir a segurança de toda a comunidade, é muito importante que os protocolos estabelecidos em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein sejam conhecidos e respeitados por todos. Recomendamos a leitura atenta das publicações antes do retorno ao colégio. Se houver dúvidas, entre em contato conosco pelo canal “Dúvidas COVID” (duvidascovid@cmc.com.br). Os alunos serão orientados e conscientizados da importância de respeitar os protocolos.
ORIENTAÇÕES GERAIS
O Colégio Miguel de Cervantes, com a assessoria do Hospital Israelita Albert Einstein, elaborou um plano de retorno às aulas presenciais.
Esse plano contempla uma série de protocolos e orientações para o processo seguro de reabertura da escola.
Foram desenvolvidos, em todos os setores do Colégio, protocolos e comunicação visual que têm como premissas as medidas protetivas mais eficazes para conter o avanço da Covid-19 preconizadas pelos principais órgãos mundiais de saúde:
• Uso de equipamentos de proteção individual
• Higienização das mãos e dos ambientes
• Distanciamento
• Informação
No material abaixo condensamos algumas dessas informações para consulta rápida.
Retorno seguro principais diretrizes
Uso de equipamentos de proteção individual
Nossos alunos e colaboradores deverão seguir as recomendações de uso dos EPIs pertinentes a cada atividade e ambiente. O uso de máscara facial é obrigatório durante o período de permanência no Colégio.
Orientações sobre o uso de máscaras:
• É obrigatória a entrada no Colégio de máscara e durante a permanência na escola será realizado um trabalho educativo para garantir o uso correto de máscara.
• A máscara deve cobrir a boca, o nariz e se ajustar firmemente ao rosto. Máscaras que não se encaixam e caem continuamente representam um risco não só para a comunidade, mas também para o próprio usuário, pois ele deve manipulá-las constantemente.
• As máscaras permitidas na escola podem ser de tecido ou cirúrgicas descartáveis. As máscaras devem atender às normativas da ANVISA em relação ao número de camadas e tecido.
• Máscaras transparentes, tricotadas ou com válvulas não são permitidas.
• A máscara FPP2 é recomendada para uso em ambientes de alto risco, como unidades de atendimento a pacientes com Covid-19. O uso contínuo de tal máscara poderá causar lesões na pele e o desabastecimento de unidades de saúde que necessitam fazer o uso desse modelo.
• É necessário trocar a máscara a cada três horas ou sempre que ela estiver úmida, suja ou danificada. Para isso, os alunos devem trazer um recipiente plástico para colocar as máscaras sujas e um número suficiente de máscaras para realizar as trocas durante o dia.
• Devemos sempre higienizar nossas mãos ao manusear a máscara e manipular as máscaras pelas alças.
• A máscara de tecido deve ser lavada separadamente, com água corrente e sabão neutro. Se possível, é recomendado colocá-la de molho em desinfetante de sua preferência ou água sanitária diluída por pelo menos 20 minutos, enxaguá-la em água corrente e passá-la a ferro.
Ver material na íntegra em:
https://www.cmc.com.br/pr-epis-colaboradores/
Higienização das mãos e dos ambientes
A higiene das mãos deve acontecer com água e sabonete, por um tempo mínimo de 40 a 60 segundos, ou com álcool gel 70%, por cerca de 30 segundos.
O Colégio Miguel de Cervantes tem mais de 200 dispensers de álcool distribuídos por toda a sua estrutura. Além disso, deve-se adotar a etiqueta respiratória de cobrir com o antebraço o nariz e a boca ao tossir e espirrar.
Distanciamento social
A prefeitura de São Paulo, seguindo a orientação do governo estadual, regulamentou a ampliação das atividades presenciais na educação básica, no contexto da pandemia de Covid-19, no Decreto 60.389, de 21/07/2021.
No 2º semestre, acolheremos os alunos, respeitando o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas nas salas de aula. Manteremos o distanciamento de 1m (um metro) nos demais ambientes do Colégio. Para isso, em todos os ambientes haverá sinalização para garantir o distanciamento entre as pessoas.
A configuração das salas de aulas, do refeitório e áreas administrativas seguirão as recomendações de distanciamento. Além disso, nos ambientes em que houver necessidade, manteremos barreiras físicas.
As salas de aula estão devidamente sinalizadas no chão para indicar o local de cada cadeira de aluno e o espaço no qual o professor deve permanecer.
Nos banheiros, além do número limitado de pessoas, serão retirados alguns mictórios para garantir o distanciamento necessário.
Ver material na íntegra em:
https://www.cmc.com.br/pr-areas-comuns/
Divisão da comunidade escolar em perfis
A comunidade da escola será dividida em quatro grupos distintos e bem delimitados:
Grupo A: alunos ou colaboradores pertencentes ao grupo de risco. Esses são aqueles que têm maior risco de adoecer com maior gravidade se forem contaminados pelo vírus.
Grupo B: alunos ou colaboradores sintomáticos, que apresentam algum sintoma relacionado à doença COVID-19, podendo, portanto, ser um transmissor do vírus. Ver detalhamento sobre os sintomas em:http://cmc.com.br/plano-de-retorno-sintomas-covid-19/
Grupo C: alunos ou colaboradores assintomáticos, que entraram em contato próximo recente com alguém comprovadamente transmissor da doença COVID-19 ou está convivendo com um familiar com sintomas da COVID-19.
Grupo D: alunos ou colaboradores aptos ao retorno às aulas / atividades presenciais. São os que não se classificam em nenhum dos outros três grupos acima.
Ver detalhamento sobre Grupo de risco em:
https://www.cmc.com.br/pr-grupo-de-risco/
Fluxo de entrada no Colégio
Começa em casa com o envio da checklist diária.
Na entrada do Colégio:
• Todos deverão entrar de máscara. O Colégio tem o firme compromisso de incentivar e trabalhar educativamente o uso correto da máscara facial.
• Todos passarão pela aferição de temperatura. Para os casos de temperatura acima de 37,5°C, não será permitida a entrada na escola.
• Haverá um escalonamento de horários por ano, o qual será informado oportunamente.
• Todos deverão respeitar a sinalização e demarcação dos espaços para garantia de distanciamento de 1 metro.
Suspeita COVID-19 dentro do Colégio
Procedimentos para alunos e colaboradores com sintomas dentro do Colégio
Para garantir que o fluxo de sintomáticos seja realizado de forma segura, o Colégio implantou um espaço de monitoramento com uma enfermeira que:
• acolherá os alunos / colaboradores que apresentem sintomas compatíveis;
• realizará a validação dos sintomas suspeitos da COVID-19;
• garantirá a continuidade do fluxo e a comunicação com a central de monitoramento.
A central de monitoramento, formada por profissionais da saúde e uma equipe multidisciplinar, fará o acompanhamento dos casos de suspeita no ambiente escolar.
Ver material na íntegra em:
https://www.cmc.com.br/pr-protocolo-barreiras-fisicas/
Protocolo Central de Monitoramento
– Procedimento para alunos e colaboradores que apresentam sintomas na escola
Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem avaliará os sintomas apresentados pelo aluno. Caso esses sintomas sejam compatíveis com os da COVID-19, o aluno não poderá retornar à sala de aula.
A equipe de enfermagem entrará em contato com a família e a orientará em relação aos procedimentos adequados, como a busca por atendimento médico e a importância de realizar algum dos testes recomendados, para confirmar ou descartar a presença do vírus.
Exames liberados conforme CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica:
- Teste Molecular RT-PCR de swab de nasofaringe ou orofaringe, incluindo o GenExpert®;
- Teste Molecular RT-PCR de saliva;
- Near;
- Painel Viral para vírus respiratório com RT-PCR que inclui SARS-CoV-2;
- RT-LAMP na saliva.
- Teste de detecção de antígeno por swab nasofaringe método imuno cromatográfico: somente para pessoas sintomáticas entre o 3º e 5º dia dos sintomas*.
O período ideal e recomendado para realização do RT-PCR é entre o 1º e 7º dia do surgimento dos sintomas.
* Somente são recomendados os testes de antígeno da Abbot®️, Roche®️ e ECO®️.
Recomendamos que os testes sejam realizados, o mais rápido possível e o resultado comunicado à escola, para a tomada de decisões relativas à bolha a qual o aluno pertence.
Se o resultado do exame for positivo ou se a família optar por não fazer o exame de detecção do vírus, o aluno permanecerá afastado das atividades presenciais por 10 dias*, contados a partir do dia seguinte ao início dos sintomas. O retorno presencial ao Colégio ocorrerá após o período de isolamento de 10 dias desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.
Se o resultado do exame for negativo, o aluno poderá retornar às atividades presenciais desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.
Bolhas – Afastamento
Somente serão afastadas as bolhas em casos específicos após avaliação da consultoria do Hospital Albert Einstein.
Comunicação
A Central de Monitoramento enviará, por e-mail, as orientações necessárias aos alunos sintomáticos e àqueles que tiveram contato com o mesmo (caso suspeito de Covid-19).
Caso haja necessidade de suspensão momentânea das atividades presenciais as famílias serão comunicadas por meio do aplicativo do Colégio e do e-mail.
Reforçamos que não é permitida a divulgação do nome do aluno ou colaborador com sintomas ou se o mesmo realizou ou não o teste para COVID-19.
– Procedimento para alunos e colaboradores que apresentaram sintomas fora da escola – checklist ou e-mail
Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem entrará em contato telefônico com a família para averiguar os sintomas comunicados na checklist ou e-mail.
Caso esses sintomas sejam compatíveis com os da COVID-19, o aluno não poderá ir presencialmente ao Colégio.
A equipe de enfermagem entrará em contato com a família e a orientará em relação aos procedimentos adequados, como a busca por atendimento médico e a importância de realizar o teste, que confirma ou descarta a presença do vírus.
Exames liberados conforme CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica:
- Teste Molecular RT-PCR de swab de nasofaringe ou orofaringe, incluindo o GenExpert®;
- Teste Molecular RT-PCR de saliva;
- Near;
- Painel Viral para vírus respiratório com RT-PCR que inclui SARS-CoV-2;
- RT-LAMP na saliva.
- Teste de detecção de antígeno por swab nasofaringe método imuno cromatográfico: somente para pessoas sintomáticas entre o 3º e 5º dia dos sintomas*.
O período ideal e recomendado para realização do RT-PCR é entre o 1º e 7º dia do surgimento dos sintomas.
* Somente são recomendados os testes de antígeno da Abbot®️, Roche®️ e ECO®️.
Recomendamos que os testes sejam realizados, o mais rápido possível e o resultado comunicado à escola, para a tomada de decisões relativas à bolha a qual o aluno pertence.
Se o resultado do exame for positivo ou se a família optar por não fazer o exame de detecção do vírus, o aluno permanecerá afastado das atividades presenciais por 10 dias*, contados a partir do dia seguinte ao . O retorno presencial ao Colégio ocorrerá após o período de isolamento de 10 dias desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.
Se o resultado do exame for negativo, o aluno poderá retornar às atividades presenciais desde que o aluno esteja assintomático nas últimas 24 horas, sem uso de medicação.
Bolhas – Monitoramento
Caso o aluno suspeito sintomático tenha comparecido à aula presencial, no período de 48 horas antes do início de seus sintomas, a bolha a que o aluno pertence será monitorada, sendo obrigatório o preenchimento da checklist para a assistência às atividades presenciais.
Somente serão afastadas as bolhas em casos específicos após avaliação da consultoria do Hospital Albert Einstein.
Comunicação
A Central de Monitoramento enviará as orientações necessárias.
Reforçamos que não é permitida a divulgação do nome do aluno ou colaborador com sintomas ou se o mesmo realizou ou não o teste para COVID-19.
Procedimento para alunos ou colaboradores que têm contato próximo com casos suspeito ou confirmado da COVID-19
Seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein, a equipe de enfermagem entrará em contato telefônico com a família para averiguar os dados comunicados na checklist ou e-mail e a orientará em relação aos procedimentos adequados.
Contato com caso suspeito de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias, contados a partir do último contato com a pessoa suspeita sintomática, ou até que seja enviado o resultado negativo e o caso seja descartado pela central de monitoramento.
Contato com caso confirmado de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias, contados a partir do último contato com a pessoa infectada.
Contato com caso suspeito sem realização do teste de COVID-19: O aluno será afastado pelo período de 10 dias, contados a partir do último contato com a pessoa sintomática.
Definição de contato próximo:
É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas (caso confirmado em sintomático) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado em assintomático).
Para fins de vigilância, rastreamento, isolamento, monitoramento de contatos e quarentena, deve-se considerar o contato próximo a pessoa que:
- Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, comum caso confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizarem de forma incorreta;
- Teve um contato físico direto (por ex.:beijo e abraço) com um caso confirmado;
- Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente de um caso confirmado.
Utilização das áreas de alimentação
Refeitório:
O layout do refeitório e a ocupação máxima foram ajustados para respeitar o distanciamento social de 1,5m entre as pessoas. O serviço de montagem da refeição será feito exclusivamente pelos atendentes devidamente paramentados.
Orientações:
Higienizar as mãos antes das refeições na entrada e saída do local.
Obedecer a marcação de piso para distanciamento social de 1,5m.
Escolher um assento e mesa demarcados.
Retirar a máscara facial de modo apropriado, somente no momento da refeição, e guardá-la no invólucro de papel entregue na entrada do refeitório.
Realizar sua refeição em silêncio e sem utilizar celular ou qualquer dispositivo eletrônico.
Recolocar a máscara facial adequadamente e higienizar as mãos.
Obedecer o tempo de seus intervalos e horário de almoço.
Lanchonete:
Neste momento, o uso da lanchonete será permitido apenas para o Ensino Médio e para colaboradores.
As normas de distanciamento, higienização e comportamento no ambiente são as mesmas descritas no uso do refeitório.
Lanche dos alunos:
Educação Infantil ao 3º ano EF – O lanche, preparado pelo Colégio, será realizado dentro da sala sob supervisão para a garantia dos procedimentos.
4º e 5º ano EF – O lanche continua opcional de acordo com o informado na matrícula (preparado pelo Colégio ou trazer de casa). Para a garantia dos procedimentos será realizado dentro da sala sob supervisão.
Do 6º ano ao 9º ano – Durante a pandemia para seguir os protocolos sanitários, a cantina estará fechada. Os alunos poderão trazer o lanche de casa ou o responsável poderá solicitar via e-mail (refeitorio@cmc.com.br) o lanche para o aluno.
Descartar a alimentação não consumida ao longo do dia.
Higienizar as lancheiras, potes e caixas de suco ou garrafas diariamente com água e detergente neutro.
Não trazer lanches para serem compartilhados entre os colegas.
Neste momento, o envio de bolos e salgados para comemoração de festas de aniversário está suspenso.
Ver material na íntegra em: https://www.cmc.com.br/pr-servicos-de-alimentacao/
Utilização das áreas comuns
Para reduzir o risco de contaminação nos diferentes ambientes do Colégio, mapeamos todas as áreas comuns.
Desenvolvemos para cada ambiente uma comunicação visual e sinalização para orientar a conduta segura dos usuários.
Orientações gerais para conduta segura dentro dos ambientes:
• Usar a máscara facial em todos os ambientes do Colégio.
• Higienizar as mãos sempre que entrar e sair de um ambiente.
• Respeitar a marcação de piso para distanciamento social de mesas, cadeiras e filas, em todos os ambientes do Colégio.
• Trazer envelope de papel ou embalagem plástica com tampa para guardar a máscara utilizada no momento da troca.
• Reservar os locais abertos, amplos e com boa circulação de ar para realizar socialização (conversa com colegas), sempre respeitando o distanciamento social e o uso da máscara facial.
• Cultivar um comportamento seguro no seu autocuidado, reservando vários momentos durante o dia para realizar a higienização das mãos com água e sabão ou solução alcoólica a 70%. Convém lembrar que isso é obrigatório sempre antes e depois de utilizar equipamentos compartilhados, como brinquedos* e materiais comuns de sala de aula.
• Cuidar de seus objetos pessoais, levando somente o necessário para o seu dia, além de não compartilhá-los com outras pessoas.
• Manter ambiente ventilado seguindo as orientações para ventilação e uso de ar-condicionado.
*No caso dos colaboradores, tal orientação diz respeito a telefones, impressoras, máquinas de café, micro-ondas etc.
A cada atividade e sempre que necessário, todos os brinquedos serão higienizados. Além disso, não serão disponibilizados brinquedos feitos de tecidos, pelúcias, assim como aqueles com material poroso e costuras.
Informações para os alunos que usam transporte escolar:
Com o objetivo de garantir as medidas protetivas para a redução do risco de contágio e da infecção, os prestadores do serviço de ônibus e vans do Colégio Miguel de Cervantes receberão o treinamento e seguirão os protocolos de segurança e higienização. O assistente do condutor medirá a temperatura dos estudantes antes de entrarem no transporte escolar. Caso a temperatura seja igual ou superior a 37,5°C, o estudante não poderá adentrar o veículo.
Os profissionais responsáveis pelo transporte orientarão os alunos sobre as novas rotinas.
Procedimento em caso de suspeita de COVID-19
• No momento de aferição da temperatura, se for maior ou igual a 37,5°C, um colaborador acompanhará o aluno para o espaço de monitoramento.
• A equipe de monitoramento entrará em contato com a pessoa responsável pelo aluno para solicitar que venha buscá-lo e dará início ao processo de acompanhamento.
Ver material na íntegra em:
https://www.cmc.com.br/pr-transporte-escolar/
Informações sobre atendimento:
Biblioteca
Será utilizada mediante reserva de livros por meio dos seguintes canais:
e-mail – biblioteca@cmc.com.br
Teams – atendebiblioteca.
A retirada do livro será agendada. As devoluções são realizadas normalmente e as obras depositadas no carrinho identificado. O acervo será acessado apenas pelas colaboradoras da biblioteca.
Atendimento administrativo e pedagógico
Os atendimentos serão realizados de forma on-line. Quando não for possível, deve ser agendado, respeitando-se todas as orientações e sinalizações para o distanciamento de 1,5m.
e 1,5m.