EXTRACURRICULARES

Cursos Extras 2022

Períodos

  • 1º semestre:
    • Ensino Fundamental e Ensino Médio: início das aulas dia 7/2
    • Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental: início das aulas dia 14/2
  • 2º semestre: de 28/7 a 25/11 (A matrícula dos cursos extras é anual; alunos já matriculados no 1º semestre permanecem matriculados no 2º semestre).

Preços e formas de pagamento

O valor dos cursos está informado na grade dos cursos extras que pode ser consultada no arquivo anexo e na nossa página na Internet e refere-se à anuidade dividida em 9 parcelas mensais (de fevereiro a junho e de agosto a novembro).

A anuidade dos cursos extras foi reajustada tendo como parâmetro o índice aplicado à anuidade escolar.

A cobrança das parcelas mensais será encaminhada ao responsável financeiro do aluno por meio de boleto bancário (sempre ao final do mês cursado, com vencimento no dia 8 do mês seguinte).

Inscrições 2022

A partir das 15h do dia 17 de dezembro de 2021, exclusivamente através da nossa página na Internet:

https://www.cmc.com.br/cursos-extras-inscricoes/

  • O sistema on-line gera um protocolo de inscrição que é enviado para o endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário (certifique-se de digitar corretamente o seu endereço). Caso não receba o protocolo, verifique a sua caixa de spam; se não o encontrar, refaça a inscrição).
  • Se as vagas do curso desejado estiverem esgotadas, ainda assim é possível fazer a inscrição para a lista de espera.
  • Após o recesso escolar, e até uma semana antes do início dos cursos extras, será enviada uma confirmação da matrícula e informações adicionais sobre o funcionamento dos cursos.
  • Caso não receba essa confirmação de matrícula até 28/1, entre em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828 (Sra. Alessandra).

Almoço às quartas e sextas-feiras

A escolha dos cursos oferecidos às quartas e sextas-feiras implica, também, a inscrição automática para fazer uso do refeitório nesses dias.

  • O almoço de alunos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental tem supervisão e acompanhamento individualizado por parte de professores e estagiários de Educação Física.
  • Atenção: alunos da Educação Infantil ao 3º ano do E. Fundamental que desejem participar de cursos cujo horário de início seja às 14h30, às 4as ou 6as feiras, devem matricular-se também em alguma modalidade oferecida no horário das 13h30 às 14h30.
  • Para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em diante, progressivamente mais autônomos e responsáveis, o almoço conta com supervisão geral.
  • Para os alunos do 6º ano em diante, o almoço no refeitório é opcional. Aqueles que desejem fazer uso desse serviço devem comparecer ao refeitório com a sua carteirinha escolar.

Importante

Quórum mínimo: os cursos que não tenham atingido o quórum mínimo estipulado[1] até o dia 21/2 poderão ter suas aulas descontinuadas a partir de março.

Período de experiência: os prazos para inscrições e cancelamentos em cursos extras permitem que os alunos assistam a uma ou duas aulas no início do mês e, se assim o preferirem, façam o cancelamento sem gerar cobrança. Esta é a forma e o procedimento para conhecer ou experimentar determinado curso. Somente alunos devidamente inscritos e cujos nomes, por conseguinte, estiverem na lista de presença poderão assistir às aulas.

Cancelamentos 

Todo cancelamento deve ser feito através do site do colégio por meio de formulário próprio até a 1ª quinzena de cada mês. Após esse período, só será efetuado no mês seguinte. O não comparecimento às aulas não exclui a cobrança. Também para os cancelamentos será enviado um e-mail de confirmação seguindo os mesmos critérios descritos anteriormente. 

Protocolo Covid-19: 

Os alunos devem: 

  • Abster-se de vir às aulas extracurriculares enquanto sua bolha de origem (curricular) estiver afastada pela Central de Monitoramento; 
  • Trazer uma máscara facial de proteção ADICIONAL para participar das atividades do curso extra (além das máscaras que já costumam trazer para troca durante o período de aulas curriculares); 
  • Manter o distanciamento de 1,5 m dos colegas e do professor; 
  • Higienizar as mãos antes e depois das atividades; 
  • Trazer o material didático ou equipamento (como raquetes, patins e garrafa de água) individuais; 
  • Manter o uniforme do colégio, trocando somente o calçado ou outros itens essenciais de uso individual (o acesso aos vestiários está interditado).  

Todos os ambientes onde serão realizadas as atividades contam com: 

  • Higienização do espaço e dos materiais/equipamentos compartilhados com álcool líquido 70% antes e depois de seu uso por cada grupo de alunos;  
  • Comunicação visual padrão sobre distanciamento e higienização das mãos; 
  • Distância de 1, 5m entre as carteiras escolares e de 2 m entre a mesa do professor e a primeira carteira; 
  • Dispensador de álcool gel 70% na entrada: 
  • Ventilação natural ou protocolo de ar condicionado específico; 
  • Bolas, peças de montar, ferramentas, réguas e outros materiais higienizados com álcool líquido 70% antes e após o término da aula. 
  • O uso dos vestiários está vetado. 

Comunicados sobre cursos extras entre a família e a escola  

Deverão ser feitos por e-mail e endereçados ao DACE até 1 hora antes do término do horário curricular. A mensagem deve conter o nome completo do aluno e o curso em que está matriculado. Dessa forma, garante-se que os recados sejam encaminhados e as providências solicitadas sejam tomadas. 

Importante: o DACE sempre retorna os e-mails; caso não receba uma resposta, entre em contato por telefone. 

Direitos e deveres e normas de convivência 

Por tratar-se de atividade acadêmica, o regulamento de conduta do Colégio vigorará normalmente durante os cursos extras. 

Atrasos 

A participação em aulas extracurriculares quando o aluno não tenha comparecido às aulas do período curricular estará sujeita à apresentação de um documento que justifique o atraso (atestado médico, comunicado prévio ou justificativa posterior dos responsáveis na agenda). 

Material 

O aluno deve trazer consigo o material necessário para o seu curso extra. Em caráter excepcional, há uma tolerância de três ocorrências ao ano para a entrega de materiais durante o período das aulas. Isto deve ocorrer, assim como no que se refere aos comunicados, até 1h antes do término do horário curricular, garantindo assim que o material seja entregue ao aluno a tempo de se preparar corretamente para o curso extra.  

Todos os pertences dos alunos devem identificados com o nome completo. 

Saída dos cursos extras 

A saída dos cursos extras obedece à mesma distribuição que a do horário curricular. 

Departamento de Atividades Complementares e Extracurriculares
dace@cmc.com.br
(11) 3779.1828

Tabela cursos extras 2022