EXTRACURRICULARES

CURSOS EXTRAS 2018

Períodos

1º semestre: de 19/2 a 29/6 (para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em diante).
Obs.: para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, as aulas dos cursos extras começam a partir de 26/2.

2º semestre: de 1/8 a 30/11 (A matricula dos cursos extras é anual; alunos(as) já matriculados(as) no 1º semestre permanecem matriculados(as) no 2º semestre).

Preços e formas de pagamento

O valor dos cursos está informado na grade dos cursos extras que pode ser consultada na nossa página na Internet e refere-se à anuidade dividida em 8 parcelas mensais (de março a junho e de agosto a novembro).

A anuidade dos cursos extras foi reajustada tendo como parâmetro o índice aplicado à anuidade escolar. Porém, não de forma linear, oscilando entre uma redução média de 3% e um aumento máximo nunca superior a 4%. A variação dos valores mensais pode aparentar oscilações maiores em comparação com os praticados em 2017 devido a que em 2018 a anuidade será dividida em 8 parcelas e não em 9, como neste ano.

  • A cobrança das parcelas mensais será encaminhada ao responsável financeiro do aluno por meio de boleto bancário (sempre no final do mês cursado com vencimento no 5º dia útil do mês seguinte).

Inscrições para o início de 2018

A partir de 15 de dezembro de 2017, exclusivamente através da nossa página na Internet: www.cmc.com.br

  • O sistema online gera um protocolo de inscrição que é enviado para o endereço de e-mail informado no momento do preenchimento do formulário (certifique-se de digitar corretamente o seu endereço). Caso não receba o protocolo, verifique a sua caixa de spam; se não o encontrar, refaça a inscrição).
  • Se as vagas do curso desejado estiverem esgotadas, ainda assim é possível fazer a inscrição para a lista de espera.
  • Após o recesso escolar, e até uma semana antes do início dos cursos extras, será enviada uma confirmação da matrícula e informações adicionais sobre o funcionamento dos cursos.
  • Caso não receba essa confirmação de matrícula até 9/2, entre em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828 (Sra. Alessandra).

Importante

  • Quórum mínimo: os cursos que não tenham atingido o quórum mínimo estipulado[1] até o dia 23/2 poderão ter suas aulas descontinuadas a partir de março.

Condições gerais

Inscrições ao longo do ano

Só poderão assistir às aulas os alunos inscritos e cujos nomes, por conseguinte, estiverem na lista de presença. Novas inscrições devem ser realizadas através deste site, preferencialmente até a última semana do mês anterior ao do início das atividades ou até o dia 15 do mês em curso.

Após a inscrição, será enviada uma confirmação de matrícula para e-mail informado no formulário de inscrição, observando os seguintes critérios:

  • Para inscrições recebidas na 1ª quinzena do mês (exceto em dezembro, janeiro e julho), as confirmações serão enviadas em até um dia útil e o aluno poderá frequentar as aulas imediatamente após o recebimento da confirmação de matrícula.
  • Para inscrições recebidas na 2ª quinzena dos meses em que há cursos extras, as confirmações serão enviadas na semana anterior à do inicio do próximo mês e o aluno deve aguardar o inicio do mês para frequentar as aulas.
  • Caso não receba essa confirmação de matrícula, solicitamos entrar em contato por e-mail (dace@cmc.com.br) ou pelo telefone 3779-1828 (Sra. Alessandra).

Almoço às quartas e sextas-feiras

A escolha de algum dos cursos oferecidos às quartas e sextas-feiras implica, também, a inscrição automática para fazer uso do refeitório nesses dias.

  • O almoço de alunos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental tem supervisão e acompanhamento individualizado por parte de professores e estagiários de Educação Física.
  • Para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em diante, progressivamente mais autônomos e responsáveis, o almoço conta com supervisão geral.
  • A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, o almoço no refeitório passa a ser opcional. Aqueles que não desejarem contratar esse serviço, devem informá-lo no formulário de inscrição ou requerer o seu cancelamento ao Departamento de Atividades Complementares e Extraescolares (DACE).
  • Por questões de organização interna, os alunos que eventualmente não puderem ficar para suas atividades às 4ª ou 6ª feiras, deverão sair junto com os demais alunos no fim do horário curricular (12h35), e:
  • Saídas antecipadas serão liberadas apenas após o início da 1ª atividade extra e o responsável pelo aluno deverá comparecer à recepção do colégio, identificar-se e solicitar a saída, somente então haverá a liberação do aluno.

Cancelamentos

Todo cancelamento deve ser feito através do site do colégio por meio de formulário próprio até a 1ª quinzena de cada mês. Após esse período, só será efetuado no mês seguinte. O não comparecimento às aulas não exclui a cobrança. Também para os cancelamentos será enviado um e-mail de confirmação seguindo os mesmos critérios descritos anteriormente.

Aulas experimentais

Os prazos para inscrições e cancelamentos em cursos extras permitem que os alunos assistam a uma ou duas aulas no início do mês e, se assim o preferirem, façam o cancelamento sem gerar cobrança. Esta é a forma e o procedimento para conhecer ou experimentar determinado curso. Somente alunos devidamente inscritos e cujos nomes estiverem na lista de presença poderão assistir às aulas.

Comunicados sobre cursos extras entre as famílias e a escola

Deverão ser feitos por e-mail e endereçados ao DACE até uma hora antes do término do horário curricular. A mensagem deve conter o nome completo do aluno e o curso em que está matriculado. Dessa forma, garante-se que os recados sejam encaminhados e as providências solicitadas sejam tomadas.

Importante: o DACE sempre retorna os e-mails; caso não receba uma resposta, entre em contato por telefone.

Direitos e deveres e normas de convivência

Por tratar-se de atividade acadêmica, o regulamento de conduta do Colégio vigorará normalmente durante os cursos extras.

Atrasos

A participação em aulas extracurriculares quando o aluno não tenha comparecido às aulas do período curricular estará sujeita à apresentação de um documento que justifique o atraso (atestado médico, comunicado prévio ou justificativa posterior dos responsáveis na agenda).

Material

O aluno deve ter consigo o material solicitado para cada aula. Excepcionalmente, haverá uma tolerância de três ocorrências anuais para a entrega de materiais durante o período das aulas.

Solicitamos que todos os pertences dos alunos estejam marcados com o nome completo do aluno.

Lanche

O Colégio não fornece lanche no período dos cursos extras*. Portanto, recomendamos que os alunos tragam um lanche rápido e que possa ser mantido na mochila. A entrega posterior de lanches obedecerá a mesma regra de entrega de material.

* Exceto para os alunos da Educação Infantil que permanecem no colégio às 4ª feiras à tarde para duas ou mais atividades.

Participação dos pais

Assim como no período curricular, não é permitida a presença dos pais no recinto das aulas. Em caso de necessidade de conversar com o professor de determinado curso, deve-se enviar uma solicitação por e-mail ao DACE, que a encaminhará ao destinatário.

Saída dos cursos extras

A saída dos cursos extras obedece à mesma distribuição que a do horário curricular:

  • Alunos da Ed. Infantil até o 3º ano: marquise da recepção (portaria das bandeiras)
  • Alunos do 4º ano em diante: marquise do estacionamento superior (ginásio poliesportivo)

Departamento de Atividades Complementares e Extracurriculares
dace@cmc.com.br
(11) 3779.1828


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