BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

1ª Quinzena de maio

Álbum Suite Dom Quixote 

O livro de arte Dom Quixote visto pelos artistas brasileiros Portinari e Drummond é inspirado no livro D. Quixote: Cervantes, Portinari, Drummond, lançado em 1973 pela editora José Olympio. Inspirado no texto de Cervantes, nos desenhos de Portinari e nos poemas de Drummond, o álbum Suite Dom Quixote foi composto pelo violonista e compositor Norberto Macedo, por meio de peças musicais. Suite Dom Quixote está disponível no seu canal no YouTube: 

https://www.youtube.com/channel/UCnZiGTR_jWrazlZemxa0mGQ


Bate-papo: o poder da ancestralidade

Atividade sobre ancestralidade indígena, em contrapartida ao ProAC. Com Kaká Werá Jecupé. O objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre a importância das culturas e histórias dos povos indígenas. Data: quinta-feira, dia 20, das 14h às 15h. Inscrições a partir de 10 de maio, às 10h, em: www.bvl.org.br/inscricao 


Da boca para o livro: a escrita inspirada na cultura da criança

A oficina com Cristiane Velasco propõe o exercício da escrita inspirado na maneira como as crianças inventam e reinventam mundos. Com base em relatos de experiência e reflexões, os encontros terão como orientação artística o faz de conta e os saberes “de cor” das narrativas tradicionais ou “histórias de boca”, como dizem as próprias crianças. Afinando diálogos entre imaginários coletivos e singulares, o curso se destina a todas as pessoas interessadas na arte da escrita e sua inspiração nas histórias de tradição oral.

Curso on-line, pago, oferecido às quintas-feiras, de 6 de maio a 24 de junho, das 19h às 21h30.

https://www.lugardeler.com/product-page/da-boca-para-o-livro-a-escrita-inspirada-na-cultura-da-crian%C3%A7a 


Dia Internacional da Língua Portuguesa – Museu da Língua Portuguesa – Programação On-line 

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 5 de maio, será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa. Serão cinco dias de atividades gratuitas, de 3 a 7 de maio, incluindo lives e exibição de vídeos. A programação on-line terá vídeos, aulas e debates. Tudo poderá ser acompanhado no canal no YouTube da instituição: 

https://www.youtube.com/channel/UCDyct6F210UrUWptJ22DkNw  

A programação completa pode ser consultada no site: 

https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/programacao-online-e-visita-especial-na-semana-da-lingua-portuguesa/  


Instituto Inhotim – Exposição Virtual – Entre Folhas e Formas: uma viagem ao universo das Aráceas. 

As Aráceas são a segunda maior família do acervo botânico do Inhotim e as protagonistas de tal exposição botânica. Antúrios, filodendros, taiobas, inhames, costelas-de-adão e outras plantas presentes em seu cotidiano fazem parte dessa família e compõem a exposição virtual, que conta também com histórias fascinantes de saberes populares. Para visitar a exposição, acesse o link abaixo: 

https://artsandculture.google.com/story/entre-folhas-e-formas-uma-viagem-ao-universo-das-ar%C3%A1ceas/lgLy2TllLwcaLg  


Oficina Memória Histórica e Narrativa Ficcional

Exercícios e reflexões sobre a articulação entre a pesquisa histórica e a criação de personagens e enredos. Cada encontro será centrado num procedimento narrativo e em alguns fatos históricos que serão referências para as experiências criativas. Os textos produzidos durante a oficina serão discutidos e comentados em conjunto, num ambiente de troca. Atividade em contrapartida ao ProAC. Dias 26 e 27, das 13h às 17h. Com Marco Catalão. Inscrições a partir de 12 de maio, às 10h, em  www.bvl.org.br/insricao


 Podcast Ouvir pra ver – Pinacoteca de São Paulo  

Seguindo seu objetivo de tornar a Pinacoteca acessível aos mais diversos públicos, o núcleo de ação educativa desenvolveu uma série de podcasts, veiculados pelo Spotify, com audiodescrições de obras de arte da coleção do museu.
No episódio 1, foram descritas as pinturas Antropofagia, feita por Tarsila do Amaral em 1929 (pertencente à Fundação José e Paulina Nemirovsky, em comodato com a Pinacoteca), e Mestiço, feita por Candido Portinari em 1934. Confira o podcast no seguinte link: https://open.spotify.com/show/5yOXIbfm7B6PsUXQbL43P4.  


 Semana Especial dos Contos de Fadas  

Para conversar sobre o mundo das histórias maravilhosas, A Taba preparou uma Semana Especial dos Contos de Fadas que contará com a presença uma das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema: a escritora Susana Ventura. Serão 3 encontros, todos pensados para responder a algumas das principais dúvidas que temos em relação a esse gênero.

Os encontros terão início dia 11 de maio, às 19h30, com transmissão ao vivo nas redes sociais da instituição: Facebook, Instagram e Youtube.

Acompanhe a programação e inscreva-se no site oficial: https://blog.ataba.com.br/semana-especial-contos-de-fadas/ 


Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado – Exposição em formato digital 

A exposição marca o centenário da publicação do livro A menina do narizinho arrebitado. A produção apresenta a trajetória de Monteiro Lobato, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades por meio de imagens, textos e diversos materiais raros do universo do autor. A exposição pode ser conferida no seguinte site: http://ameninacentenaria.bbm.usp.br/